terça-feira, 6 de agosto de 2013

Após 16 anos vivendo em uma caixa, chimpanzé sorri ao correr pela grama


Por Juliana Meirelles (da Redação)
O chimpanzé Bazou viveu anos preso nesta caixa de madeira. (Foto: Care2)
O chimpanzé Bazou viveu anos preso nesta caixa de madeira. (Foto: Care2)
Pela primeira vez em 16 anos, Bazou corre através de um mar de grama – com 36 chimpanzés se arrastando atrás. Ele está correndo rápido, porque a liberdade de movimento é uma sensação incrível. Hoje é dia de Bazou ficar no centro do seu universo novo em um campo aberto em Camarões. Ele grita para o céu enquanto o sol banha seu rosto e a terra quente e úmida encosta em seus pés. Não há um olho seco em torno dos cuidadores do Limbe Wildlife Centre que testemunham este momento de sua recuperação. Agora Bazou está seguro e a ‘boa vida’ tem trazido um sorriso impagável. As informações são da Care2.
Esta foto registra o momento exato em que Bazou dá seu primeiro passo rumo à liberdade. (Foto: Care2)
Esta foto registra o momento exato em que Bazou dá seu primeiro passo rumo à liberdade. (Foto: Care2)
“Antes de seu resgate, (começando em torno de seu terceiro aniversário) Bazou havia sido mantido em uma jaula tão pequena que mal tinha espaço para se mover,com  uma corda em volta de seu pescoço remanescente de uma corrente que tinha sido usada quando era jovem”, explica Ainaire Iadago no Limbe Wildlife Centre, em Camarões, especializada na reabilitação de animais selvagens em cativeiro.
O sorriso de Bazou ao descobrir a liberdade. (Foto: Care2)
O sorriso de Bazou ao descobrir a liberdade. (Foto: Care2)
“Bazou passou 16 anos em prisão solitária. Após a chegada, ele estava em tão mau estado, tão fino que seus ossos eram claramente visíveis, além de estar desidratado”.
Seria um longo período de recuperação para Bazou, não tanto do ponto de vista físico, mas por causa da jornada psicológica que estava começando. Uma vez que Bazou era incapaz de expressar-se de maneira correta, não familiarizado com a linguagem chimpanzé normal que ele teria aprendido com os anos de ser parte de uma unidade familiar normal, este seria seu maior desafio.
“Este mês, Bazou começou a sua integração na sua nova família de 36 chimpanzés em um dos grupos aqui”, disse Ainare. “Primeiro, ele conheceu TKC, o macho dominante do grupo. Este foi um passo importante, pois a aceitação de Bazou por TKC teria impacto no comportamento do resto do grupo. Esta introdução foi muito bem, o que é muito raro para os chimpanzés machos adultos. TKC rapidamente tornou-se uma fonte de proteção para Bazou, e depois que os dois passaram alguns dias juntos, eles permaneceram juntos enquanto Bazou conhecia mais membros de sua nova família. Ele obteve a proteção da maior parte dos membros dominantes do grupo”.
“Apesar de ter um pouco de dificuldade com alguns dos machos jovens e agitados do grupo, o que o deixou com algumas pequenas feridas, Bazou tinha um sorriso permanente no rosto. De alguma forma o resto dos membros do grupo entendeu que Bazou é especial e eles aceitam sua falta de conhecimento da língua chimpanzé”.
Bazou se socializa com TKC. (Foto: Care2)
Bazou se socializa com TKC. (Foto: Care2)
É realmente notável que mal-entendidos na língua não levaram a nenhuma crise, afinal Bazou frequentemente expressa alegria com vocalizações de angústia. Isso pode normalmente desencadear agressões, mas neste caso, os outros respondem tentando confortá-lo.
“Ele agora passa o dia brincando com os mais jovens, sendo preparado pelos dominantes, correndo pela grama e relaxando na piscina dos chimpanzés”, Ainare continua. “Ele adora ficar debaixo da árvore principal e apenas olhando para os outros com um sorriso no rosto. Agora ele tem uma família para proteger e para ser protegido”.
Bazou divide alimentos com seus novos amigos. (Foto: Care2)
Bazou divide alimentos com seus novos amigos. (Foto: Care2)
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão