sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cadela foi presa duas vezes a um carril na linha ferroviária do Douro


A primeira vez roeu a corda. O “tutor” certificou-se que à segunda já não o fazia. Chama-se Melissa e foi salva de quem a queria ver morta.
Seis da manhã. O alerta é dado pelos maquinistas. Um deles conta ao marido de Cláudia Vieira, que é também maquinista. Sabem que a Cláudia é dedicada à causa animal.
Segundo as palavras da Cláudia que publicou a situação no Facebook, o cenário era de uma “cadela esquelética, desnutrida, desidratada, ferida e amarrada com uma corda ao carril, deixada para morrer de uma forma atroz.”
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Conta ainda que “conseguimos cortar a corda com uma pedra, dado que estava muito bem atada” e a Melissa, nome que deram à cadela, “simplesmente pulou para o meu colo de onde não queria sair”, pois a ajuda de um estranho pareceu-me, provavelmente, mais segura do que o abandono de um tutor.
Já no veterinário, longe do perigo humano que a deixava praticamente à morte certa, ficou-se a saber que “está desnutrida e desidratada, tem ferimentos provocados pelo comboio (no focinho e costas) e possivelmente sarna”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A cadela foi vista duas vezes na linha do Douro. Uma no sentido Recarei-Trancoso e outra no sentido Trancoso-Recarei. A cadela terá roído a primeira corda que lhe puseram, mas que o “tutor” deve ter voltado para acabar o “trabalho”.
O Tugaleaks contactou Cláudia Vieira que disse que a cadela está “a recuperar muito bem, já engordou 2 kg e é super dócil, apesar de tudo”.
Existe uma Página de Facebook criada para dar conta do problema e a quem quiser colaborar, seja com donativos ou apoio, a página fornece os contactos de e-mail necessários. A recuperação da Melissa, embora um sinal positivo, nunca lhe vai tirar o susto que teve mas mais ainda a sorte que teve em ser salva.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Cláudia queixa-se da lei em Portugal, afirmando que “se a lei fosse mais dura e justa metade destes crimes não aconteceria”.
Esta situação é confirmada pela entrevista publicada pelo Tugaleaks em Maio deste ano onde o PAN – Partido dos Animais e da Natureza – afirmou que “animais não humanos partilham com o animais humanos o mesmo interesse em sobreviver, o mesmo interesse numa vida livre de sofrimento” e que apenas “as lutas de cães” são punidas criminalmente em Portugal, “com pena de prisão até um ano ou com pena de multa”.
As autoridades foram contactadas mas foi sempre “o jogo do empurra”.
*Esta notícia está escrita em Português de Portugal.
Fonte: Tugaleaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão