quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cães que passavam fome há 3 meses são resgatados na Bahia

ENGENHO VELHO DE BROTAS


Foto: Divulgação/Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação/Tribuna da Bahia
Dois cães que passavam fome há pelo menos três meses foram resgatados pela equipe da vereadora Ana Rita Tavares (PV), numa casa localizada na Travessa Antonio Costa, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador (BA). Os vizinhos dizem que os animais estavam abandonados desde a morte da tutora e acusam o responsável pelo imóvel de impedir o socorro.
De acordo com as pessoas que denunciaram o caso à vereadora, havia um terceiro cão na casa, que teria devorado os filhotes da fêmea para sobreviver à falta de alimento. Os dois cães teriam brigado e, por conta dos ferimentos e falta de tratamento, o macho acabou morrendo.
O homem apontado como responsável pela casa é acusado de não permitir que os vizinhos alimentassem os cães, não estava presente no momento do resgate. Nineuza Carvalho dos Santos, que se apresentou como esposa do acusado, nega as denúncias.
Inicialmente, ela não permitiu o resgate, mas após ter sido notificada sobre o crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98, assinou uma autorização para que os cães fossem retirados. “Ela nega as acusações, mesmo diante de um cenário revoltante. Os cães estavam abandonados, sem comida e água, em meio a muita sujeira, fezes e urina”, relata o advogado Caio Borges.
Dois vizinhos serviram como testemunhas e assinaram uma declaração comprovando o estado de abandono dos animais. A protetora Josélia Amaral de Andrade acolheu os dois e vai adotá-los. Levados a clínica veterinária, eles foram avaliados, tomaram banho, receberam tosa e foram alimentados.
De acordo com a vereadora Ana Rita Tavares, os acusados vão responder criminalmente por maus-tratos aos animais. A pena é de três meses a um ano de detenção mais multa, mas deve chegar a quatro anos de prisão, após a reforma do Código Penal. Para a vereadora, a sociedade está cada vez mais atenta aos crimes cometidos contra os animais, e reflexo disso é a média de 50 denúncias que recebe diariamente pelo e-mail denuncia@anaritatavares.com e telefone (71) 3320-0296.
“Não há mais espaço para essas atrocidades, por isso a população está denunciando como nunca fez antes. Nosso papel é contribuir para que os criminosos sejam punidos severamente, com base na lei. Além disso, temos um papel importante que é elaborar projetos e ações que conscientizem a população”, diz a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão