quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ANIMAIS RESGATADOS DAS ENCHENTES; VÍDEO MOSTRA COMO ESTÃO SENDO CUIDADOS



18/01/11

Animais resgatados das enchentes em Teresópolis continuam recebendo cuidados especiais. Logo que chegam passam por uma triagem veterinária, são vacinados e vermifugados, passam por raios-X ou são medicados até a recuperação. 

Além desses cuidados da área de saúde há um trabalho de voluntários com terapia anti-estresse. Isto porque, além do trauma do abandono e do resgate, encontram-se num ambiente diferente junto com muitos outros animais.

A terapia consiste em levar cada um dos animais para um passeio além de que recebem muito carinho e atenção. De certa forma o pessoal está fazendo o máximo possível dentro das possibilidades do local.

Outro cuidado é a divulgação para a adoção, pois a maioria não tem mais dono ou não é possível encontra-los. Haviam sido adotados 20 cães, o que é pouco se levando em conta a grande quantidade.

Entre todos os cães resgatados, o que mais chamou a atenção foi o vira-lata Caramelo, que passou dois dias ao lado do túmulo da dona. Cristina Maria Cesário Santana, morta em decorrência das enchentes. O animal tem um sentido de fidelidade muito grande, semelhante aos dos grandes personagens caninos como um outro chamado Canelo, na Espanha, (história já contada aqui) que aguardou por seu dono por dez anos na porta de um hospital e também história muito parecida com a do cão Hachiko, no Japão, que durante vários anos ia todos os dias esperar seu dono na estação sendo que este havia falecido.

O Caramelo de Teresópolis não teve que esperar tanto tempo, mas certamente o faria, pois mostrou ser muito dedicado. Foi adotado domingo por uma família da Barra da Tijuca e certamente terá boa vida daqui para frente.

Há ainda a situação dos gatos, ainda mais difícil do que a dos cães, pois são mais sensíveis e não podem ser misturados com os cães no abrigo.

Mesmo depois de uma semana o tema das enchentes e do salvamento de animais continua preocupando muito as pessoas de todo o país que amam os animais e tem o maior interesse em ajudar e em saber da situação dos animais. Tanto é que, além de nossos leitores assíduos, nesses dias tem surgido uma quantidade muito grande de pessoas que procuram aqui e em todos os outros meios, informações sobre a situação dos animais das regiões das enchentes. A mídia regular não tem se preocupado muito com este aspecto, apenas pequenos textos são divulgados de forma rápida.

Apesar do pouco interesse da mídia sobre os animais, as imagens que marcaram a tragédia para o mundo estão ligadas aos animais. Uma delas é a própria foto do Caramelo junto à cruz. Outra imagem que correu o mundo foi da mulher resgatada quando da tentativa de salvar seu cãozinho da enchente.

Assim, hoje vamos ficar com dois vídeos muito marcantes. O primeiro é sobre os cuidados que os animais estão recebendo no abrigo pela ONG local e voluntários. O segundo é o vídeo da mulher resgatada, dessa vez na íntegra. Leonardo Bezerra

fonte:jornalanimais.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão