quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Animais são colocados dentro de máquina para banho em pet shops

20 de novembro de 2013 às 13:20

Por Vinicius Siqueira (da Redação)
O cachorro é obrigado a permanecer durante 30 minutos na máquina (Foto: AP Photo/Itsuo Inouye)
O cachorro é obrigado a permanecer durante 30 minutos na máquina (Foto: AP Photo/Itsuo Inouye)
Quando nós pensamos que as formas de objetificação e maus-tratos de animais estão no auge da crueldade, somos novamente surpreendidos pela falta de sensibilidade que o ser humano pode ter. A pet shop Pet World Joyful Honda, localizada no Japão, lançou um serviço no mínimo insensato: a loja disponibilizou uma máquina de lavar cães e gatos para seus clientes.
Submetidos ao processo da máquina, os animais sofrem pela irritação que pode ser causada em seus focinhos, olhos e pele, além de todo o desespero em estar dentro de uma máquina deste porte.
A analogia óbvia de relacionar este tratamento dado aos cães com os lava-rápidos de carro não é completamente errada: se trata realmente de desrespeitar e ignorar a integridade do animal e colocá-lo em uma máquina que facilita (para os tutores) o seu banho. Segundo a pet shop japonesa, o preço é de 11 dólares e o animal permanece por 30 minutos no processo de lavagem.
post-dog-grande
Foto: Reprodução/Internet
A mesma máquina em loja no Chile. (Foto: PrensAnimalista)
A mesma máquina em loja no Chile. (Foto: PrensAnimalista)
Não é somente no japão que esta máquina está sendo implantada. No Chile também há pet shops com este serviço. Segundo o PrensAnimalista, após denúncias pelas redes sociais, a loja Home Center Sodimac, na comunidade de Peñalolén, precisou se explicar pelo uso da “máquina de lavar animais domésticos”. Segundo os responsáveis pela loja, dentro da máquina o cão deve encontrar um espaço onde ele melhor se acomode e, caso haja algum imprevisto, os veterinários de plantão na loja poderão ser chamados.
Isso significa que a maior prudência da loja é deixar um veterinário de plantão ao invés de proibir o uso de uma máquina que é claramente prejudicial aos animais.
Animais não são brinquedos
Assim como este método de dar banhos em animais domésticos, comprar fantasias e maquiagens também faz parte de uma certa objetificação que transforma estes animais em brinquedos. Entretanto, cabe dizer que animais, por mais óbvio que possa parecer, não são brinquedos. Não são objetos inanimados “feitos” para a exploração humana ou para o divertimento humano.
O perigo deste tipo de tratamento é que, a primeiro momento, ele parece algo bom para os animais. Parece ser carinho, parece ser um “cuidado extra”, e por isso é tão difícil de tomar consciência sobre como este tipo de prática também subjuga e maltrata os animais. Nenhum animal precisa deste tipo de “cuidado extra”, mas precisam de respeito, liberdade e direitos.
O vídeo abaixo mostra o funcionamento de uma dessas máquinas.

fonte  anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão