sábado, 23 de novembro de 2013

França promove centros de reabilitação para animais

PARIS


Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
Foto: AFP
Foto: AFP
Depois das cirurgias é evidente que os animais precisam de reabilitação igual as pessoas.  Entendendo a situação, tutores e veterinários na França forneceram apoio aos animais que precisam deste tipo de cuidados e já existem 30 clínicas de reabilitação em todo o país. A sessão de hidroterapia, que é uma das mais comuns para melhorar o estado do animal depois de uma cirurgia, custa entre 40 e 60 euros (125 a 187 reais). As informações são da AFP.
Rostral, por exemplo, é um pastor alemão de 13 anos de idade. Após de uma cirurgia no quadril, o animal tem dificuldade de se mover normalmente. Mas nada que não possa curar um treinamento de hidroterapia no ginásio algumas vezes por semana e outros exercícios neste centro de reabilitação para animais domésticos.
“É claro que, quando se submete a uma operação de ligamento cruzado ou de qualquer outra coisa, precisa de reabilitação. Os tutores vão entender que não há nada mais natural que fazer o mesmo para o animal”, disse Artem Rogalev, veterinário e chefe de um dos centros reabilitação.
Apesar disso, a França, que tem quase tantos animais como pessoas, ainda é um país que dedica pouca atenção à reabilitação de animais.
“Há relativamente poucos animais que receberam serviços de reabilitação. Pois, além de ser um custo para os indivíduos também exige um longo tempo para ser entendido como parte essencial do tratamento, mas eu acho que ainda há um monte de informações que precisam chegar aos tutores”, considerou o proprietário da clínica.
Segundo o centro há cerca de 30 órgãos similares em França. E enquanto a maioria dos pacientes são cães, há também alguns centros que reabilitam gatos e até furões.
    fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão