domingo, 8 de dezembro de 2013

Palácio Diocesano vira morada de gatos em Petrolina (PE)


Palácio Diocesano vira morada de gatos em Petrolina (PE)

08 de dezembro de 2013 às 18:00

Gatos estão disponíveis para a adoção. (Foto: Rita Félix/Arquivo Pessoal)
Gatos estão disponíveis para a adoção.
(Foto: Rita Félix/Arquivo Pessoal)
Os primeiros gatos chegaram há 2 anos. Eram 3 e nasceram cegos, nos fundos do Palácio Diocesano de Petrolina, residência oficial do Bispo de Petrolina Dom Manoel dos Reis de Farias. Quem encontrou os animais foi a secretária da diocese, Rita Maria Félix, que trabalha no local há 8 anos.
“Comecei a cuidar porque fiquei com pena, e eles foram procriando rapidamente”, explica Rita. Hoje são mais de 50 gatos entres adultos e filhotes. Quando algum fica doente, a secretaria diz que não tem recursos para levar a um veterinário. Mesmo comprando vacinas, mas não consegue ninguém para aplicar.
As dificuldades são muitas, a começar pela alimentação. O custo com ração passa de R$ 150, por mês. “Eu tiro do meu dinheiro e compro ração. Peço sobre de comida em restaurantes do Centro da cidade, mas muitas vezes algumas pessoas dão, outros não. As vezes alguns donos de lanchonetes e restaurante doam a comida com alegria, outros reclamam e fazem cara feia”, conta Rita.
A primeira ajuda para cuidar dos gatos, Rita pediu ao Centro de Zoonoses da Prefeitura de Petrolina. Foi informada que o centro só recolhe animais doentes e que irão para o sacrifício.
O G1 falou o coordenador do Centro de Zoonoses, Jarbas Costa, que confirmou a informação passada por Rita. Jarbas salientou que a função do centro é trabalhar com animais com enfermidades e que levar animais sadios para o local onde há bichos doentes não é possível. Além disso, o coordenador destacou que a finalidade da unidade não é criar animais.
Rita também procurou a ONG Proteger, que resgata animais abandonados na cidade. Há um mês espera uma visita dos voluntários, sem resposta. O G1 Petrolina conversou com a presidente da ONG, Nara Cunha. Ela informou que a Proteger não pode mais receber gatos, pois falta abrigo para os animais, já que eles contam apenas com a iniciativa de voluntário que oferecem lares temporários.
Nara disse ainda que as despesas da Proteger estão muito altas, porque mais de 100 gatos estão sob os cuidados de voluntários à espera de adoção. Além disso, todos os dias, eles recebem de 5 a 6 pedidos para cuidar de outros bichos. A oferta de gatos para adoção é tão grande que a ONG já está programando uma feira só de felinos.
A solução para Rita é conseguir um lar para os animais. Enquanto isso não acontece, ela pede ajuda financeira aos padres da diocese e abre mão até mesmo das folgas para se dedicar aos gatos. “Eu abdiquei do lazer aos sábados e domingos, não saio pra lugar nenhum pra não deixar eles com fome. Me preocupo com os bichinhos porque essa semana dois deles foram envenenados e morreram”, comenta.
Serviço
Qualquer pessoa que deseje adotar um dos gatos pode procurar a secretária da diocese no Palácio Diocesano. O endereço é Praça Dom Malan, nº 99 – Centro – Petrolina-PE. O contato de Rita Maria é (87) 8803 – 0466.
Fonte: G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão