quarta-feira, 20 de março de 2013

5 alimentos que podem prejudicar a saúde do seu animal doméstico


CUIDADOS


Você, provavelmente, já alimentou seu animal doméstico com algum item desta lista e nada aconteceu. Mas isso não quer dizer que estes alimentos façam bem. Não vale dizer que se rendeu aos olhos pidões. Nem tudo que seu animal cobiça faz bem para a saúde. Por isso, quando o assunto é evitar problemas com a balança, não é só na sua dieta que você deve estar de olho – a alimentação dos bichinhos também precisa de atenção. Veja alguns alimentos que não fazem nada bem ao seu animalzinho.
Foto: Divulgação
1. Leite
Esqueça a imagem fofinha acima – apesar do que diz o senso comum, uma tigela de leite não é sempre a melhor opção para os animais. O organismo de cachorros e gatos não possui grandes quantidades de lactase, enzima essencial para a digestão de leite e seus derivados. Isso significa que a maioria dos animais apresenta algum grau de intolerância à lactose, o que acaba tornando um simples copo de leite num desastre: seu consumo pode causar dores abdominais, náuseas e diarreia.
2. Doces
Quem pensa que está fazendo um agrado ao bichinho ao lhe dar um doce nem imagina o mal que pode estar causando à saúde do animal. Os pequenos companheiros também podem ter graves problemas com a balança se abusarem de doces. Além de levar à obesidade, alimentos ricos em açúcar podem provocar cáries, tártaro e diabetes mellitus nos animais.
Foto: Divulgação
O assunto fica ainda mais sério quando o doce é feito de cacau. “O chocolate é tóxico para os animais, pois possui uma substância chamada teobromina, um alcalóide que os cães e os gatos não conseguem metabolizar e por isso se acumula no organismo atingindo rapidamente concentrações tóxicas”, explica a médica veterinária Manuela Fischer. Estudos indicam que para causar um quadro grave de intoxicação são necessárias entre 100 e 150 gramas de chocolate por quilo do animal – o que significa que, para sofrer intoxicação, um cão yorkshire de 3kg precisaria comer três barrinhas. Mas um pedacinho só também não é inofensivo: a metade de um “quadradinho” já seria o suficiente para causar taquicardia, excitação, espasmos musculares, vômitos e diarreia.
3. Restos de comida
Se o seu bichinho é do tipo que ronda a mesa na hora das refeições e faz cara de pidão para ganhar os restinhos que sobram no prato, saiba que o melhor a se fazer é resistir aos charmes do seu companheiro peludo. A maior parte das sobras de comida é composta por carboidratos – arroz, massas, pães e batata. Só que cães e gatos necessitam principalmente de proteína e gordura na dieta. Por isso, estes “lanchinhos” não só devem ser evitados, como não devem substituir a refeição principal. As consequências de uma alimentação desbalanceada podem ser sérias: em logo prazo, a dieta desregrada pode causar desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas e minerais, problemas de pele e pelagem, entre outros.
Foto: Divulgação
Mas, caso você não queira alimentar seu bichinho com rações já prontas, a comida caseira é sim uma opção. Neste caso, nada de restos: recomenda-se que seja procurada a orientação de um veterinário, que ajudará a montar o “cardápio” ideal. Para preparar estas refeições é preciso tempo, precisão (uma balança deve ser usada para determinar a proporção ideal de alimentos) e dedicação – dá trabalho, mas o seu amiguinho agradece.
4. Suplementos alimentares e excesso de comida
Ao contrário do que se pode imaginar, cães de raças grandes não precisam de suplementação de vitaminas e minerais para crescerem fortes. Animais que consomem alimentos de qualidade já possuem todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e o excesso de minerais só prejudica a saúde do animal em longo prazo.
Outro erro comum quando se trata de filhotes de cães pesos-pesados é a superalimentação: exagerar nas porções não só não colabora para o desenvolvimento do animal, como também pode acarretar problemas irreversíveis.
Foto: Divulgação
“Ao contrário do que se pensa, esses filhotes devem ter a alimentação extremamente controlada para que o crescimento e o desenvolvimento sejam lentos o suficiente para evitar prejuízos às articulações. Bem alimentado é diferente de superalimentado. Na primeira opção, os animais atingirão o crescimento máximo e terão saúde, já na segunda, eles também atingirão o crescimento máximo mas terão grandes chances de desenvolver problemas articulares graves, sem cura”, explica Fischer.
Dica: Para evitar que o bichinho exagere na comida o ideal é seguir a indicação nos rótulos das rações, que orientam sobre a quantidade aproximada que deve ser dada ao bichinho – lembrando também que essa porção deve ser dividida em pelo menos duas refeições diárias. Para escolher a melhor ração ou o alimento mais indicado para o seu bichinho o ideal é consultar um veterinário. Apesar de apresentarem, em geral, necessidades nutricionais semelhantes, há bichinhos que fogem à regra e precisam de uma alimentação diferenciada. Além disso, idade, nível de atividades físicas e predisposição a doenças influenciam na escolha do melhor alimento.
Foto: Divulgação

5. Cebola e Alho
A cebola e o alho contêm uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Se não for tratado, pode ser fatal. Se for diagnosticado a tempo, essa intoxicação pode ser revertida com transfusão de sangue.
Evite deixar seu animalzinho à mercê de riscos, afinal, ele confia em você. Cuide bem dele!
*Consultoria: Manuela Marques Fischer, médica veterinária e doutoranda do programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Luiz Morato Neto, médico e cirurgião veterinário.

15 mil é o número de porcos atirados em rio de Xangai


CHINA


Por Douglas Ribeiro (da Redação)
O número de porcos mortos retirados do principal rio chinês de Xangai, o Huangpu, subiu para 15 mil, dois mil animais a mais que a cifra comunicada na véspera pelas autoridades e meios de comunicação locais, segundo informações do Portal G1.
Cerca de treze dias após o aparecimento de um dos primeiros animais mortos em uma das maiores cidades da China, causou desconforto
entre os municípes da região e aparentemente os animais continuam sendo arremessados ao rio de Xangai.
Existe uma especulação de que uma fazenda de Zhejiang tenha sido a responsável pelo descarte dos corpos no rio.
O rio Huangpu, emblemático da região, representa 22% do consumo de água dos 23 milhões de habitantes da região. Depois de analisar mostras de água do rio, o governo de Xangai afirmou que os resultados obtidos eram “normais”, apesar do ceticismo geral.
Veja um vídeo sobre o caso:
fonte: anda



Crianças e elefantes: Sem direito à vida e à liberdade



O biólogo espanhol Luis Arranz é diretor do Parque Nacional de Garamba, na República Democrática do Congo.
Segundo os dados da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo, Fauna Selvagem e Flora (CITES), calcula-se que 25.000 elefantes são massacrados por ano na África para a comercialização do marfim.
A jornalista de divulgação ambiental Rosa M. Tristán, do Huffingtonpost.es conta que conheceu Luis Arranz a caminho de Bruxelas e o mesmo lhe mostrou algumas fotos chocantes de elefantes massacrados, no lugar em que ela trabalhava.
“O meio onde trabalhava não era interessante. Também não se interessaram pelas fotos de crianças feridas pelos guerrilheiros do Exército de Resistencia do Senhor, que acompanhavam os paquidermes. Crianças com as costas rasgadas por chicotadas, que o biólogo encontrou perambulando entra as feras de Garamba, fugindo das mãos de quem os fez de soldados e escravos.”
Filhotes de elefante mortos para a retirada do marfim
Foto: Reprodução – Pablo Schapira
Em sua última visita a Rosa, Luiz Arranz disse que o centro turístico que construiu no Parque estava funcionando, mas mesmo com acesso desde Uganda, ainda não tinha turistas o suficiente, por isso estava procurando financiamentos para manter Garamba, a fim de pagar ao menos uma parcela das 400 rangers (necessárias porque o solo é muito baixo) e para iniciar projetos educativos que permitam a população entender que é mais rentável proteger do que assassinar.
Em Garamba existem agora 2.900 hipopótamos, 6.000 búfalos, uma centena de girafas e uns 2.500 elefantes, enquanto há meio século havia 70.000. Para Arranz, é um tesouro que pode se multiplicar ou desaparecer, portanto a vigilância deve ser constante. Para manter o controle dos animais, são utilizados colares de transmissão. “No inverno eles vão ao sul em busca de uma espécie de mangas que os agrada, mas quando chove preferem o bosque e lá é mais difícil controla-los. A demanda do marfim não deixa de aumentar em toda a Ásia e há alguns anos foi permitida uma caça maior. Como é possível explicar aos aldeãos que um homem branco e rico pode matar os elefantes e eles não? A caça autorizada gera muitos danos e aumenta a caça ilegal” Diz Arranz.
Caçar paquidermes ilegalmente em Garamba não é difícil. É impossível vigiar todo o território constantemente, mas pode-se trabalhar para que os animais adquiram valor de formas alternativas. “Temos programas educativos em escolas, apresentamos documentários para que as crianças saibam o que acontece aos filhotes e convidamos para conhecerem o parque, onde não podem ver caçadores”.
Luiz Arranz não apenas conserva e protege como também investiga. Juntamente com ele, 3 espanhóis e 13 congoleses estão criando uma base de dados para os movimentos a favor dos crocodilos, antílopes e búfalos “ A principal tarefa é evitar a entrada dos caçadores para que assim os elefantes possam se reproduzir e chegar a 15.000. Também queremos reintroduzir o rinoceronte branco, já que o último espécime morreu em 2006.
Segundos seus dados, os caçadores ganham cerca de 500 dólares por marfim de cada elefante morto. O comércio é aberto e a demanda na China e Índia é enorme. Mas, para que o marfim é necessário? Para nada, é apenas um enfeite. E como podem acreditar que o chifre de um rinoceronte é curativo?
Rosa também observou fotos de crianças com as costas marcadas por cicatrizes. São de crianças encontradas por Luis, vagando pelo Parque Nacional, fugidas da escravidão sexual e serviçal. As crianças foram levadas de volta para suas famílias.
A situação é extrema. A batalha é para que os elefantes voltem a ser os reis de Garamba, para reintroduzir o rinoceronte branco e arrecadar fundos para que a ressurreição do parque culmine com êxito e um dia seja sustentável, como são o Serenguetti na Tanzânia e o Etosha na Namíbia.
“ Tenho sob minha responsabilidade 400 pessoas e quase 2000 famílias nos limites do parque. Todos os anos os caçadores matam algum guarda e agora passo mais tempo fazendo informativos do que passeando pelo parque, mas de tempos em tempos avisto a natureza e todo seu esplendor do avião”.
Há meses Rosa não tem notícias de Luis e sua companheira, Nina. Eles não devem estar sozinhos em sua batalha. Chegou a hora da proibição definitiva do comércio com a morte e de que a humanidade cumpra seu compromisso moral de acabar com sanguinários que convertem a vida em tragédia.
fonte: anda

terça-feira, 19 de março de 2013

Cadela morre em Manaus após sofrer abuso sexual


AMAZONAS


19 de março de 2013 às 11:00


Foto: Divulgação
A atendente Edinilce do Nascimento Araújo, 33, registrou no 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP) Boletim de Ocorrência (BO) denunciando o estupro de sua cadela Florzinha, uma Pinscher de apenas três anos que morreu em consequência da agressão.
O fato ocorreu durante a madrugada do último sábado (16), na residência de Edinilce, localizada na rua Brasil, bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus e, segundo ela, chocou os seus três filhos, que gostavam muito do animal. “Minha pequena de 5 anos só vive chorando”, disse, lamentando.
Edilene contou que tutela outros seis cachorros e que todos dormem em suas casinhas, na laje da residência. Na noite do ocorrido, seu marido ouviu latidos vindos do local, mas não subiu para ver o que era.
Por volta de 7h30, quando Edilene chegou do trabalho, sentiu falta da cadelinha e foi procurá-la, encontrando-a morta e com as vísceras saindo pelo ânus.
“Tomei um susto ao ver o estado dela, debaixo da escada”, contou, ressaltando que levou o caso à polícia por medo de que algo pior aconteça. “A pessoa que faz isso com um animal indefeso também é capaz de fazer com uma criança. Quero que peguem ele”.
A atendente disse que não sabe quem matou sua Florzinha, mas que desconfia de uma pessoa anteriormente flagrada maltratando seus cachorros.
“Não fizeram o exame de corpo de delito nela porque Manaus não tem um centro especializado nesse tipo de exame para animais”, acrescentou contando que no 5º DIP foi orientada levar o BO ao 3º DIP para dar continuidade às investigações.
Fonte: Em Tempo

Cachorro enterrado vivo no interior de SP se recupera e procura novo lar


SOROCABA (SP)


Foto: Reprodução/ Facebook
Highlander, o pit bull que ficou famoso após sobreviver à um ato cruel, já se recupera bem. O cachorro foi espancado e enterrado vivo em Sorocaba, interior de São Paulo, no começo do mês, mas encontrou uma fada madrinha, a veterinária Carolina Gutierres Pellizzer, e viu seu destino mudar.
“Ele estava desorientado, assustado, sujo de terra, com inchaço em toda região cranial. Mal dava pra ver o globo ocular tamanho o inchaço. Já estava alerta, respondia ao ser chamado, embora estivesse com todos os reflexos muito lentos. Sinais evidentes de traumatismo craniano”, diz a veterinária.
O animal só sobreviveu por seu um cão forte, explicou Carolina. O cão foi encontrado com duas feridas profundas na região do crânio. “Acredito que recobrou a consciência e deu muita sorte da cova não ser funda. Por ser um pit bull, é um cão forte e robusto, o que facilitou as coisas para ele. Não resta dúvida de que qualquer cão de porte menor não teria a menor chance.
Todo o tratamento do cachorro está sendo feito pelo Hospital Veterinário São Bento, em Sorocaba.
Vida nova
Agora, Carolina procura um novo lar para o cachorro. O novo tutor de Highlander precisará ter muita paciência e amor com o animal. “Ele é manso, mas desconfiado, às vezes fica acuado e assustado. Ele fica muito nervoso se gritam com ele. Mas acho que ainda conseguiremos encontrar um lar pra este anjo” diz.
Se você ficou interessado em ajudar Highlander, pode entrar em contato com o hospital através do telefone (15) 3213 2355.
Fonte: R7

Aprovada a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais


PARANÁ


A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão nesta segunda-feira (18), o projeto de lei 593/2012, que institui no Paraná a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. De acordo com a proposta, do deputado estadual Anibelli Neto (PMDB), o período será concentrado na semana de 4 de outubro, que é o Dia Internacional do Animal.
A comemoração, segundo o projeto, passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Durante a referida semana, os poderes executivo e legislativo, promoverão eventos, palestras, campanhas e aulas com objetivo de gerar reflexão, comemoração e conscientização sobre os direitos animais.
Segundo Anibelli, a proteção dos animais encontra fundamento jurídico na Constituição Federal, em seu artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII. “Neste trecho da Constituição está muito claro que é incumbência do poder público ‘proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”, informa o deputado.
Contra maus-tratos
A proposta, com parecer favorável da CCJ, busca criar uma consciência sobre o assunto no Estado. “Ensinar e conscientizar a população paranaense a respeitar outras formas de vida, alertando sobre leis que consideram crimes os atos de crueldade e maus-tratos cometidos contra animais domésticos, domesticados ou não, contribui para a formação de uma população mais atuante, consciente, responsável e solidária”, frisou Anibelli.
“Devemos retratar a triste realidade animal dentro do país, as formas de maus-tratos e crueldade cometidas contra esses seres vivos, como forma de difundir o tema dentro da sociedade”. O direito animal, destaca o deputado, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.
“E essa luta não poderá ser cessada até que todos os seres vivos tenham sua dignidade respeitada, dispondo do direito de viver livre de maus-tratos e de sofrimentos”, completou Anibelli.
Legislação
O projeto pretende criar um instrumento legal para proteger os direitos dos animais, bem como conscientizar a população acerta destes direitos. O Governo do Estado, caso haja interesse, poderá fazer parceria com a iniciativa privada para promover as comemorações. A matéria será votada ainda em segunda e terceira discussão, antes de seguir para sanção do governador do Estado.
Fonte: O Presente

Vereador protocola projeto de lei de Proteção aos Animais



Na tarde desta segunda feira (18/03), o vereador Rafael Bueno/PCdoB protocolou um projeto de lei que visa aproximar a comunidade, as ONG’s de proteção animal e os órgãos públicos da cidade, para, juntos, debaterem políticas públicas para os animais. A proposição cria o Fórum de Debates de Proteção aos Animais.
Caso o projeto seja aprovado, o evento ocorrerá na primeira semana do mês de outubro de cada ano, em alusão ao Dia Mundial dos Animais, comemorado no dia 04 do mesmo mês.
“Falar em animais é falar também em saúde pública, e é através do diálogo e da educação ambiental que avançaremos nessa causa”, comenta Rafael.

Projeto para instalação de postos veterinários de proteção aos animais é aprovado em Mogi das Cruzes (SP)


UNANIMIDADE


A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou por unanimidade, em fevereiro, uma moção para a implantação do Projeto Postos Veterinários de Proteção aos Animais.
A moção foi proposta pela Vereadora Ana Karina Rodrigues Pirillo, que vê o Projeto como inovador e visa que, com sua instalação, seja solucionado, definitivamente, o sofrimento dos animais abandonados. Ela acredita que os parlamentares envolvidos na elaboração do projeto merecem felicitações. “Pela coragem e decisão política de debater um tema tão caro para as ONG’s de Proteção Animal, para Protetores Independentes e para a Comunidade em geral, eu os parabenizo”, declarou.
O projeto tem como principal, objetivo dar um tratamento digno aos animais abandonados nas ruas da cidade, e visa combater o abandono, os maus-tratos e conscientizar a população para os cuidados com a saúde dos animais domésticos.
Você pode ler a íntegra da moção, que está disponível no site da Câmara de Mogi das Cruzes. Acessewww.cmmc.sp.gov.br.
fonte: anda

Incríveis transformações de cães salvos do abandono



Pode parecer mentira, mas existem pessoas que simplesmente deixam de alimentar o seu animal doméstico ou o deixam numa estrada qualquer do mundo para morrerem. Felizmente existem pessoas e instituições que ajudam a recuperar animais em estado crítico de saúde.
Confiram 8 animais que ganharam uma segunda chance:

Este é “Bird” um cachorro que, nota-se, deve ter sofrido muito antes de ser resgatado. (Foto: Reprodução)
Este é “Bird” depois de resgatado, momentos antes de ser adotado. (Foto: Reprodução)
“Cedar” era assim quando foi encontrado quase moribundo perto dum campo de golfe. (Foto: Reprodução)
Este é o mesmo “Cedar” depois de muito amor e muito carinho. (Foto: Reprodução)
Este é “Coffee”. Como é que alguém é capaz de fazer isto a um animal? (Foto: Reprodução)
Após menos de um mês de recuperação, “Coffee” recebeu muito amor e carinho e por isso recuperou em quase 100% sua saúde. (Foto: Reprodução)

“Joice” foi encontrada amarrada a uma cerca. Como se pode ver estava muito triste. (Foto: Reprodução)

”Joice” de volta à ação! (Foto: Reprodução)

Esta é “Isa”, encontrada a vaguear por uma estrada. Com fome e subnutrida. (Foto: Reprodução)


Esta é a mesma “Isa”, agora cheia de energia e com um ar muito mais feliz e saudável. (Foto: Reprodução)

 “Shelley” foi encontrada perto de um aeroporto, triste e também subnutrida. (Foto: Reprodução)

Apenas duas semanas mais tarde ela já se encontrava com uma aparência completamente diferente. (Foto: Reprodução)
“Rugby” quando foi resgatado estava imundo e cheio de pulgas, carrapatos e muitos vermes. (Foto: Reprodução)
Com um penteado novo “Rugby” está muito mais calmo e usa o cone para se proteger, pois ainda recupera a pele dos muitos vermes que trazia consigo no passado. (Foto: Reprodução)
“Skinny” era um cão que foi abandoado e vivia pelas ruas. (Foto: Reprodução)
Em pouco mais de dois meses “Skinny” já não está faminto e tem um aspeto que merece um enorme aplauso. (Foto: Reprodução)
Fonte: DM

Vereadores aprovam projeto que cria Clínica Veterinária Municipal em Araguaína, TO



18 de março de 2013 às 15:20

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araguaína (TO) da última quarta-feira, 13 de março, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei de autoria do vereador Marcus Marcelo (PR) que trata sobre a autorização para criação da Clínica Veterinária Municipal. O PL foi aprovado por unanimidade e ainda passará por mais duas votações.
Os vereadores votaram a favor e destacaram a importância desse projeto devido a preocupação com a saúde pública e acesso de famílias carentes ao serviço. No Estado do Tocantins, será a primeira Clínica Veterinária Municipal.
Pela proposta, o Executivo Municipal fica autorizado a instituir em Araguaína a Clínica Veterinária Municipal que será vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte, onde serão realizados procedimentos de exames, castrações, vacinações, partos e atendimentos clínicos. Para ter direito a esse atendimento na Clínica, o tutor do animal deverá ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, estar regularmente cadastrado (tutor e animal) e comprovar residência em Araguaína.
Segundo o vereador, a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. “Estamos preocupados com a saúde pública da nossa cidade porque esse projeto objetiva atender os animais de famílias de baixa renda, tendo em vista que boa parte da população não possui condições financeiras para arcar com os custos de diversos serviços prestados pelas clínicas veterinárias existentes em Araguaína e acabam criando esses animais sem os devidos cuidados”, explicou o autor do projeto.
As despesas para aplicação dessa lei correrá por conta das dotações orçamentárias vigentes.

Vereadora e ativistas libertam jegue que carregava sobrepeso em carroça

Lauro de Freitas/Salvador/Brasil

O animal foi apelidado de Bentinho. (Foto: Elen Guimarães)
A luta contra os maus tratos a animais ganha cada vez mais força na região metropolitana de Salvador. Neste sábado (16), mais um caso chamou a atenção dos moradores de Villas do Atlântico, no município de Lauro de Freitas. Um carroceiro obrigava um jegue, aparentemente filhote, a carregar uma carga muito pesada, quando foi interceptado pela vereadora Ana Rita Tavares (PV) em frente à sede da casa de rações Prorural. Outras duas protetoras chegaram ao local para dar apoio à vereadora e o caso foi parar na delegacia.
Segundo Ana Rita, ao ver o animal em dificuldades para andar, devido ao sobrepeso da carroça, ela pediu ao carroceiro que retirasse a carga pesada das costas do animal, mas acabou sendo agredida verbalmente. “Naquele momento, vinha passando a ativista Paula Castanha, que parou para me ajudar e, logo depois, chegou Elen Guimarães, que viu meu pedido de ajuda nas redes sociais”, conta.
Com a chegada da Polícia Militar, o carroceiro foi conduzido até a delegacia – onde foi feito o registro da ocorrência – acompanhado da vereadora e da advogada e também ativista ambiental Oberta Minéa. O animal permaneceu no local sob os cuidados da protetora Elen Guimarães.
“Quando seguíamos para a delegacia, vimos um homem fazendo o mesmo trabalho de Gilberto, mas com uma carroça sem jegue, e foi essa a solução que oferecemos a ele. Não ignoramos a situação de um pai de família que precisa garantir o sustento de sua casa, mas isso não pode ser feito, de maneira alguma, apoiado no sofrimento de um animal ou de outra pessoa”, disse a vereadora.
Acordo
Ana Rita Tavares fez um acordo com o carroceiro e vai doar a ele uma carroça sem tração animal, mas com a garantia de que ele não utilize mais o jegue para carregar o material que recolhe nas ruas. Após o acordo, o animal foi devolvido ao carroceiro Gilberto, que concordou em retirar o sobrepeso da carroça.
“Esse caso será mais um exemplo para Salvador, Lauro de Freitas e qualquer outro município onde ainda se acha ‘normal’ utilizar animais para transportar cargas com pesos terríveis nas costas”, diz a vereadora. Segundo Ana Rita, isso faz parte de uma prática antiga e ultrapassada, “de uma época em que não se tinha alternativas ambientalmente sustentáveis de transporte, como temos hoje”, observa a vereadora.
Ela diz que, independentemente de ser vereadora, vai continuar tomando esse tipo de atitude porque não deixa de lado o ativismo no movimento humanitário pró-animal. “Não posso me omitir em situações como essa, pois precisamos, de uma vez por todas, transformar a mentalidade das pessoas em busca de uma sociedade que respeite seus animais e defenda o direito deles à vida”, completa.
Delegacia especial
Para dar aos protetores de Salvador e também ao Estado melhores condições para combater os crimes de maus tratos contra os animais, a vereadora já protocolou na Câmara Municipal de Salvador os projetos para criação da Secretaria Especial de Defesa dos Animais e da Delegacia Especial de Defesa dos Animais.
As cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e, mais recentemente, Recife já têm instaladas suas Secretarias Especiais de Defesa dos Animais. Outras cidades, a exemplo de Belo Horizonte, também têm projetos para a criação de uma secretaria especial. Além do projeto de Ana Rita para o estado da Bahia, a criação de uma delegacia especial também está em pauta nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
fonte: anda

Alemanha retirou mandado de prisão contra fundador da Sea Shepherd


Após a excelente notícia de que a campanha para impedir a caça as baleias foi um tremendo sucesso, sendo a Operação Tolerância Zero, a campanha mais bem sucedida de todas as 9 operações já realizadas pela Sea Shepherd Conservation Society.
Agora a Sea Shepherd se prepara para a continuação da batalha que será nos tribunais e a pressão política de um governo japonês extremamente irritado. Sem mencionar da situação complicada do Capitão Paul Watson que ainda não tem para onde ir, já que está na lista de assassinos e “serial killers” mundialmente procurados da Interpol – A Lista Vermelha – Chega a ser irônico de como um cidadão do mundo, que impede a extinção de uma espécie protegida por lei venha parar na lista de criminosos da Interpol. É óbvio de que o Japão está por trás disso.
Porém, agora o jogo mudou o tribunal alemão retirou o mandado de prisão contra o Capitão Paul Watson citando fracasso da Costa Rica em cooperar ao responder suas perguntas sobre o caso. Paul Watson acha que os costarriquenhos não conseguiram obter as instruções do Japão a tempo. O Capitão Paul Watson não é mais procurado na Alemanha.
fonte: anda

OAB-SP cria comissão de defesa e proteção animal

São Paulo/Brasil

O advogado Wilson Ricardo Ligiera foi nomeado pelo presidente Marcos da Costa para presidir a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB SP. “A iniciativa do presidente merece registro porque a criação dessa comissão tem despertado interesse em todo o Estado. As subseções têm demonstrado intenção em criar comissão semelhante em suas comarcas”, diz Ligiera.
A nova comissão já realizou seu primeiro evento no dia 16 de março. Aconteceu um seminário sobre Proteção Animal, no salão nobre da OAB SP.
Sobre os projetos 
Ligiera pretende trabalhar em duas frentes. A primeira visando conscientizar a sociedade por meio de eventos e palestras, sobre a questão da proteção animal, além de promover parcerias com o Ministério Público, Alesp e Centro de Zoonose para realizar mutirões de castração e doação de animais.
O segundo eixo de trabalho da comissão será acompanhar a legislação específica e denúncias que chegam à comissão. “ Não temos autoridade para tomar medidas punitivas, mas atuaremos na busca de soluções”, ressalta.
Fonte: Rac

Reabilitação de animais selvagens vítimas do tráfico é tema de documentário

Brasil

Uma das principais ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, município do Estado da Bahia, será repercutida em âmbito nacional ainda neste ano de 2013. Trata-se do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que estará presente no documentário “E agora?”, uma realização da produtora IDAV, em parceria com a ONG S.O.S Fauna. O tema do longa metragem é a reabilitação de animais selvagens vitimados pelo tráfico.
O filme, dirigido por Humberto Bassanelli, aborda o que acontece aos animais silvestres no momento posterior ao ato de apreensão. “Aí é que começa um outra dificuldade: o que fazer com esses animais?”, explica o presidente da S.O.S. Fauna, Marcelo Pavlenco. A principal finalidade do Cetas é receber animais apreendidos e garantir que eles sejam devolvidos a seus ambientes naturais ou a outros locais em que não sejam vítimas de maus-tratos.
Produção – As filmagens e as entrevistas começaram no início de 2013. A equipe já rodou por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pernambuco antes de desembarcar em Vitória da Conquista. Após visitar a sede da Semma, onde se encontrou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, o grupo seguiu para o Cetas, a fim de registrar o trabalho da equipe. Além de entrevistar os coordenadores, eles puderam registrar a chegada de dois novos animais silvestres – um ouriço e um saruê – apreendidos pelo Corpo de Bombeiros.
Desde que foi fundado, em 2000, o Cetas recebeu mais de 34 mil animais silvestres. Aproximadamente 87% deles tiveram melhor sorte após passar pelas mãos da equipe. Muitos foram reintroduzidos em áreas naturais. Quando isso não foi possível, a solução foi destiná-los a criadouros conservacionistas, zoológicos ou parques zoobotânicos. “Basicamente, isso é um retrato do desempenho da equipe”, afirma o coordenador do Cetas, o médico veterinário Aderbal Azevedo.
Educação – A agenda da equipe em Vitória da Conquista inclui ainda, nesta quinta-feira (14/03), um encontro com representantes da Polícia Rodoviária Federal. A próxima escala e última antes de a equipe iniciar o processo de montagem do documentário, será em Brasília-DF. Segundo o diretor Humberto Bassanelli, “E agora?” será lançado nacionalmente no segundo semestre de 2013 e terá, sobretudo, uma finalidade educacional. Além de exibi-lo em festivais, também há, entre os realizadores, a intenção de distribuí-lo gratuitamente em escolas. “A principal função de um filme como esse, numa causa como essa, é ter a chance de tocar o emocional das pessoas”, explica Bassanelli.
Além de Marcelo Pavlenco e do diretor Humberto Bassanelli, a equipe inclui o produtor-executivo Fábio Cavalheiro e o técnico de áudio Bruno Lehmann.
fonte: .anda


segunda-feira, 18 de março de 2013

NOVO PAPA: PODE REPRESENTAR UMA ESPERANÇA PARA OS DEFENSORES DOS ANIMAIS?


Papa acaricia cachorro; bom sinal para os defensores dos animais (Foto: Reprodução)
O fato do novo Papa ter escolhido o nome de Francisco já é um bom sinal para a causa animal. Isto porque São Francisco de Assis foi o santo que mais entendeu a mensagem de Deus sobre a criação. Se o Papa realmente quer seguir os passos do santo de Assis no que se refere às mudanças na igreja, como aconteceu na época de Francisco de Assis, e ainda com base no que ele tem demonstrado já de início, a falta de ostentação, a simplicidade, etc. certamente terá que abraçar a causa total da misericórdia de Deus com todas suas criaturas, assim como fez o santo de Assis.

Por Leonardo Bezerra

Para os defensores dos animais isto é um bom sinal. Quem sabe é hora de uma mudança radical no mundo, onde não só os humanos sejam considerados criação, mas todo o resto, como de verdade é, embora não reconhecido.

A velha idéia de que desde os tempos do velho testamento as pessoas exploravam os animais e os comiam, deve ser repensada. Aquelas leis e aqueles pensamentos eram inspirados para aquele povo, que certamente era muito simples para entender de uma ética que atingisse todas as criaturas. Nisso se pode ter a confirmação inclusive observando-se outros itens muito distantes da moral e da ética e que eles praticavam com a maior normalidade, como matar os inimigos, ter várias esposas, a lei olho por olho, dente por dente e muitas coisas que para uma pessoa evoluída seriam impraticáveis.

O homem abandonou todos esses hábitos que não condizem muito com um ser humano, no entanto, o principal deles, que é referente aos animais, não abandonou. Tudo segue como no princípio, exploração e morte injustificada dos animais.

O não abandono das práticas de exploração animal se deveu, sobretudo pela ganância material, ou seja, o dinheiro. 

Gaivota permanece pousada por uma hora na chaminé do conclave (Foto: Reprodução)
São Francisco de Assis, talvez tenha sido o ser humano que mais entendeu o respeito pela criação, chegando a considerar todas as criaturas nossos irmãos, o que de verdade são.

O Papa, já em seu primeiro ato religioso fala de misericórdia, de perdão. Isto pode ser uma esperança, pois a misericórdia se for estendida apenas aos humanos não tem nenhum sentido. Assim, para os defensores, é hora de pesquisar todas as sutilezas do Papa, e sem demora tentar conquistar seu coração para a causa animal. Quem sabe o sonho a tanto tempo esperado pelos defensores não esteja justamente onde menos se esperava, na igreja.

Para uma pessoa tão esclarecida e ao mesmo tempo voltada para a causa e imitação de São Francisco, não fica difícil o entendimento sobre a defesa dos animais, seus direitos e inclusive a misericórdia que devemos ter para com esses nossos irmãos que tanto sofrem e que até agora não tiveram a menor chance.

Pedimos a todos os defensores que rezem pelos animais e que escrevam para o Papa. Se conseguirmos chamar-lhe a atenção já será um grande passo.
fonte:

JORNAL DEFESA DOS ANIMAIS