sábado, 4 de maio de 2013

Diga não ao abate de cavalo





foto/divulgação/Facebook


Vamos todos assinar e divulgar também a PETIÇÃO?
Se quisermos nos dirigir aos senhores dePUTAdos e senadores do Congresso Nacional e ao Ministério da Agricultura, precisamos de APOIO de MASSA!
http://www.change.org/pt-BR/petições/congresso-nacional-ministério-da-agricultura-não-permita-o-abate-de-cavalos-para-consumo-da-carne-2?
De: CADEIA PARA QUEM MALTRATA OS ANIMAIS

Ministério Público é contra a realização de vaquejadas no Piauí



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA), órgão auxiliar do Ministério Público Estadual, expediu nota em que expressa posicionamento contrário à realização das vaquejadas. O Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina promulgaram leis que reconhecem a vaquejada como atividade desportiva e cultural, mas a Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar lembra que esse argumento não pode ser utilizado para burlar os regramentos que proíbem a submissão de animais aos maus-tratos e a crueldade. As leis que “regulamentam”a vaquejada afrontam a própria Constituição Federal, que confere ao Poder Público o dever de proteger a fauna e a flora, vedando as práticas que representem risco.
De acordo com a veterinária Roseli Klein, da Associação de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), as competições entre vaqueiros são especialmente cruéis, porque o boi é derrubado pelo rabo. “O gesto brusco de tracionar violentamente o animal pelo rabo pode causar luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos, estabelecendo-se, portanto, lesões traumáticas com o comprometimento, inclusive, da medula espinhal. Não raro, sua cauda é arrancada, já que o vaqueiro se utiliza de luvas aderentes”, denunciou ela em documento remetido ao Ministério Público. A veterinária declara ainda que os animais, antes da captura, são submetidos à tortura: os bois são encurralados e fustigados com pedaços de madeira e choques elétricos.
A Lei de Crimes Ambientais (Lei n˚ 9.605/98) tipifica como crime o ato de praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é a detenção, que pode ir de três meses a um ano, além de multa. O Supremo Tribunal Federal já consolidou o entendimento de que o caráter “cultural” ou “folclórico” de certos eventos não justifica a exposição de animais a práticas cruéis. Um exemplo é a Farra do Boi, típica do estado de Santa Catarina, que foi proibida. O STF também decretou a inconstitucionalidade da lei que autorizava e disciplinava as competições entre “galos combatentes” no estado do Rio de Janeiro.
Por isso, o Ministério Público considera que as leis recentemente publicadas sobre as vaquejadas são inconstitucionais, e já enviou ofícios aos órgãos responsáveis, para apreciação junto ao STF. O Centro de Defesa do Meio Ambiente está disponibilizando modelo de ação civil pública para que os Promotores de Justiça atuem a nível pontual, em seus respectivos municípios.
Fonte: Portal AZ

Ativistas pedem à Air India que pare de transportar animais para uso em experimentos



Por Natalia Cesana (da Redação)
Foto: AFP
Foto: AFP
Ativistas em defesa dos direitos animais protestaram em frente à embaixada da Índia em Washington nesta quinta-feira, dia 2 de maio, acusando a Air India de transportar animais vivos para uso em experimentos científicos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Segundo informações da Agence France-Presse, a PETA afirma que foi comunicada por escrito pelo governo do país, em 2012, de que não eles não fazem nem seriam capazes de aceitar animais de laboratório como carga.
“Muitos meses depois, recebemos a notícia de que eles fizeram”, disse o diretor de investigações da PETA, Justin Goodman, em entrevista à agência AFP depois que quatro ativistas da ONG usaram uniformes de presos e máscaras de animais e rastejaram para dentro de jaulas de aço, em frente à embaixada.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Air India administra 20 embarques de coelhos, porquinhos da índia e camundongos em voos domésticos todos os meses.
“Estamos expondo ao governo indiano que a crueldade e a desonestidade não voam junto dos passageiros de todo o mundo”, acrescentou Goodman.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A maioria das grandes empresas aéreas proíbe o transporte de animais vivos para laboratórios, incluindo a Jet Airways, a maior concorrente da Air India.
A filial da empresa nos Estados Unidos não quis comentar o assunto, mas em uma matéria publicada no jornal Indian Express, em outubro de 2012, um executivo da Air India disse que a proibição de transportar animais de laboratório foi divulgada, à época, “para evitar a publicidade adversa”.
Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook
 fonte: anda

Animais silvestres e exóticos são vendidos em feiras, na Argentina



Por Danielle Bohnen (da Redação)
venda-de-animais-silvestres
Foto: Info Región
Animais silvestres e exóticos são encontrados sendo vendidos em feiras de rua, na Argentina. As informações são do Diário Info Región, de Buenos Aires.
A apreensão de um leão, em um galpão de Quilmes, de flamingos em Claypole – destinados a comércio pela internet -, um lobo marinho, em Matanza-Riachuelo, e um puma, em Almirante Brown, são provas de que o problema aumentou nos últimos anos. Cada dia são encontrados mais animais exóticos em cativeiros e muito longe do que possa parecer natural.
Os animais selvagens vivem em habitat natural de maneira plena, mas a intervenção do ser humano, que os tira de seu meio natural, aumenta o trabalho daquelas pessoas que defendem os animais. Aves, répteis e mamíferos são os mais comercializados.
Para combater esse problema, cada município deve encarregar-se de fiscalizar a existência de animais e agir com punições. O problema é que os procedimentos não são efetivos e podem durar meses para a retirada do animal do local onde esteja.
Segundo a Agência de Política Ambiental de Almirante Brown, a agência atua em conjunto com o Ministério de Assuntos Agrários da Província quando se comprova a existência de animais em cativeiro.
O procedimento é realizado de maneira cautelosa a fim de evitar que os denunciados tentem esconder, soltar ou até matar o animal investigado, enquanto estão sendo realizadas as investigações. Uma vez comprovado o local onde se encontra um animal em cativeiro, o dono da propriedade é advertido  que o animal não deve mais continuar ali e a Agência o encaminha para outro local mais apropriado, o que pode demorar meses.
Sobre o destino dos animais, a Agência explica que se for um animal que não foi retirado da natureza há tanto tempo, ele pode ser imediatamente devolvido. Em outros casos, são encaminhados a zoológicos, centros de pesquisa ou abrigos específicos.
Há algumas semanas, um puma foi resgatado na zona rural do parque industrial da região. O animal teve seu sistema nervoso mutilado para não poder usar as garras, portanto não pôde ser devolvido ao meio natural, por não ser capaz de caçar nem se defender.
De acordo com a Direção de Fauna da Nação, cada província conta com seu próprio departamento para atuar nesses casos.
O diretor do centro de zoonoses de Lanús, Miguel Gonzáles, contou que o centro já recebeu denúncias de lobos, cobras e macacos em cativeiro. Advertiu ainda sobre a existência de feiras que comercializam aves e répteis protegidos por lei.
fonte: anda

Harvard anuncia fechamento de laboratório de primatas em 2015



Por Lobo Pasolini (da Redação)
A Harvard Medical School esta semana anunciou que vai fechar seu laboratório de pesquisa com primatas em 2015. Quatro macacos morreram no centro de Southborough (MA) entre 2010 e 2012 e o laboratório foi acusado de violar princípios de bem estar animal. O diretor da escola médica disse que o centro estará fechando por razões econômicas e não pelas alegações relacionadas ao tratamento dos animais.
Segundo o blog de direitos animais do website About.com, dois mil macacos serão realocados, talvez para outros centros de pesquisa e nenhum deles será morto. Infelizmente isso significa que esses prisoneiros de Harvard continuarão a serem vítimas da ciência cruel. O lado positivo é que se fecha mais uma canal de tortura animal.
A notícia coincide com o movimento mundial que aconteceu em torno de 28 de abril, alertando ao mundo do sofrimento dos animais torturados em laboratórios em nome da ciência.
fonte: anda

Cão morre eletrocutado em corrida na Flórida



Por Patricia Tai (da Redação)
Foto: Care2
Foto: Care2
Na última terça-feira, o Jornal Herald-Tribune do condado de Sarasota, na Flórida, divulgou o caso de dois cães da raça Greyhound (Galgo inglês) que sofreram lesões fatais no Sarasota Kennel Club, incluindo um cão que morreu eletrocutado. O incidente, cujas conclusões foram divulgadas apenas agora, vinha sendo alvo de uma investigação estadual aberta em fevereiro após uma denúncia por parte de um informante confidencial da ONG americana GREY2K. As informações são da Care2.
Infelizmente, a investigação do estado confirmou que o informante estava certo sobre o destino do cão que se chamava Raiders Uncle Mo, que morreu no dia 9 de fevereiro. Nesta que foi, aparentemente, a terceira vez que foi submetido a competições, o cão de dois anos de idade colidiu com outro galgo durante a corrida, tropeçou e caiu sobre uma fiação eletrificada que estava localizada sob o guard rail. De acordo com relatório de um veterinário, a causa da morte de Raiders foi listada como eletrocussão.
Apesar da morte de Raiders, o “negócio” continuou como de costume na pista. De acordo com o relatório do estado, não houve interrupção de posições devido ao incidente e a corrida foi declarada “oficial”. Além disso, o operador de pista disse que ele estava “grato por ninguém ter ficado gravemente ferido”.
Esta não é a primeira vez que é registrada a morte de galgos nas pistas de Sarasota. O informante disse ao Herald-Tribune que o segundo cão morreu no local semanas antes, sob circunstâncias similares. Foi confirmado pela divisão estadual que o cão Yukon Joe perdeu o controle após bater no guard rail, e então continuou a correr e teve um colapso. A causa da morte foi listada como “desconhecida; a considerar eletrocussão, ataque cardíaco, derrame cerebral, aneurisma, etc”.
Outra investigação do estado indica que no mínimo 14 galgos morreram no Sarasota Kennel Club entre Novembro de 2009 e Abril de 2010, incluindo três que morreram no mesmo dia.
Chamado pelo Herald-Tribune para comentar o caso, o diretor de corridas Thomas Bowersox caiu em contradição e disse que não há como ter certeza de que Raiders Uncle Mo morreu por eletrocussão “ou outro motivo”. Então ele disse: “Cães são eutanasiados por outras razões além de acidentes”.
Thomas também disse ao repórter que os registros de acidentes na pista estão abertos para inspeção, mas acrescentou que preferia não enviá-los. Isso ocorreu logo após a GREY2K ter encaminhado ao Kennel Club uma carta pedindo estes registros.  A ONG afirma que não recebeu resposta.
O caso trouxe à tona fatos e números referentes a estes tristes episódios – em se tratando apenas do Sarasota Kennel Club, sem contar os demais canis que exploram cães para estes fins.
Segundo a reportagem, a triste morte de Raiders Uncle Mo é mais um exemplo da necessidade desses fatos estarem disponíveis ao público. Se não fosse a denúncia anônima, seu destino seria simplesmente varrido como o de outros cães, cujas mortes em situações similares passaram e passam desapercebidas.
fonte: anda

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Com topete moicano e corpo rosa sem pelo, animal "misterioso" é avistado na China


Com um topete no melhor estilo moicano, um animal misterioso de pele rosada e pintas marrons foi avistado em Xinxiang, na província chinesa de Henan.
Ampliar

Você já viu um animal como este?107 fotos

69 / 107
Com topete moicano, "pet" misterioso, pelado e cor-de-rosa assusta moradores de cidade chinesa. Polícia diz que se trata de um cão de crista chinês Reprodução/Daily Mail
“Com essa pele rosa, parece um porco que passou por uma experiência genética que deu errado”, disse um morador da cidade ao "Daily Mail".
A polícia, segundo o jornal, afirma que o animal é, na verdade, um cão de crista chinês. Animais desta raça normalmente têm apenas uns tufos de cabelo na cabeça e no rabo e o corpo completamente pelado.
No ano passado, a cadelinha Yoda, mistura de cão de crista chinês com chiuaua, ficou famosa ao vencer uma edição do concurso de cão mais feioso do mundo. Ao ver tufinhos de pelo, língua para fora e pernas peladas, a dona Terry Schumacher conta ter achado que ela fosse um rato quando a encontrou abandonada atrás de um prédio. A cadelinha morreu em março deste ano.
As informações são do"Daily Mail".
fonte:noticias.uol

Leitão é salvo do matadouro após nascer com dois focinhos e três olhos


  • Dois focinhos, três olhos, duas orelhas...
    Dois focinhos, três olhos, duas orelhas...
Os donos de um criadouro de porcos na China amoleceram seus corações depois de um caso fora do comum...
Um dos porquinhos que nasceu por lá tirou a sorte grande e foi salvo do matadouro! Isso por que o animalzinho veio ao mundo com duas cabeças, e encantou os proprietários da fazenda, que fica em uma pequena aldeia na província de Jiangxi.
Com dois focinhos, duas orelhas, e três olhos, o leitão agora vai ser cuidado como se fosse um animal de estimação.
O veterinário contratado para cuidar do filhote disse que ele pode sobreviver por bastante tempo.
fonte:noticias.uol

Ex-obeso, cãozinho passa por cirurgia para retirada de pele


  • Divulgação
    Após a cirurgia, Obie passa bem
    Após a cirurgia, Obie passa bem
Não é fácil ser obeso. Que o diga Obie, um cãozinho dachshund que chegou a pesar 35 quilos. O gordinho passou por uma cirurgia e conseguiu emagrecer 18 kg.
O problema é que como perdeu peso muito rapidamente, Obie ficou com muita pele solta. Veterinários do Oregon Expert Vets, na cidade de Tualatin, fizeram o cachorrinho entrar na faca novamente.
Desta vez, a cirurgia foi para remover 1,1 kg de pele, algo relativamente comum em humanos, mas provavelmente inédito em cães.
"Não sei se uma cirurgia dessa já foi feita em um cachorro depois de uma perda significativa de peso", disse a dona de Obie, Nora Vanatta.
Obie ainda deve perder mais 2,2 kg para ficar em um peso saudável.
Segundo Vanatta, o cachorrinho estava se recuperando bem da cirurgia. Obie já estava comendo (com moderação) e indo ao banheiro, quer dizer, matinho. No entanto, o cãozinho ainda não conseguia caminhar direito, nem brincar. Segundo os veterinários, logo ele já estará com cheio de energia para aprontar por aí. (Com AP)
Ampliar

Você já viu cães como estes?26 fotos

21 / 26
Mugly, vencedo o concurso do cão mais feio do mundo, disputado em julho de 2012, na Califórnia (EUA). O animal de oito anos de idade vive na Inglaterra (Reino Unido) Leia mais Andrew Cowie/AFP

fonte:noticias.uo

Caçadores matam os últimos 15 rinocerontes de Moçambique



Conheça animais ameaçados de extinção no planeta115 fotos

115 / 115
A população de rinocerontes está extinta de Moçambique, na África, após constatada a morte dos últimos 15 indivíduos que viviam no Parque Great Limpopo, que fica na fronteira do país com a África do Sul e o Zimbábue. Segundo os administradores da reserva ambiental, 30 dos seus guardas estão sendo investigados por corrupção, já que são acusados de colaborar com caçadores. Os chifres dos rinocerontes são presas valiosas por conta de suas ditas propriedades medicinais na cultura asiática - no mercado negro, cada quilo do osso pode custar até US$ 65 mil (cerca de R$ 132 mil)Koos van der Lende/Great Limpopo Transfrontier Park
Os rinocerontes estão oficialmente extintos do território de Moçambique, na África. Os últimos 15 animais que viviam no Parque Great Limpopo, que fica na fronteira com a África do Sul e o Zimbábue, foram encontrados mortos no mês passado – em 2002, a área de conservação ambiental tinha uma população de 300 rinocerontes.
Autoridades ambientais acusam os próprios guardas florestais da reserva de colaborar com os caçadores na busca pelos animais que eles deveriam proteger. Segundo os administradores do  Great Limpopo, 30 guardas já estão sendo investigados por corrupção e poderão responder judicialmente pelo crime.
Os caçadores promovem a matança por conta dos valiosos chifres dos rinocerontes, que valem mais que ouro no mercado negro. A presa é usada na medicina de países asiáticos, como China e Vietnã, por seus ditos efeitos de cura. 
A busca sangrenta pelos chifres já causou, segundo levantamento de organizações não-governamentais, a morte de 180 do total de 249 rinocerontes de uma reserva na África do Sul só neste ano.  
fonte:noticias.uol

Avião agrícola sobrevoa escola e intoxica dezenas de crianças, em GO Aeronave estava fazendo pulverização em lavoura no sudoeste goiano. Cerca de 120 alunos estudam na unidade; pelo menos 40 foram internados.


Aeronave estava fazendo pulverização em lavoura no sudoeste goiano.
Cerca de 120 alunos estudam na unidade; pelo menos 40 foram internados.


Aeronave estava fazendo pulverização em lavoura no sudoeste goiano.
Cerca de 120 alunos estudam na unidade; pelo menos 40 foram internados.

Elisângela Nascimento e Adriano ZagoDo G1 GO

Dezenas de alunos e alguns professores ficaram intoxicados após um avião agrícola sobrevoar uma escola pública localizada no Assentamento Pontal dos Buritis, às margens da GO-174, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, na manhã desta sexta-feira (3). A aeronove estava realizando o trabalho de combate às pragas em uma lavoura utilizando um inseticida chamado engeo pleno, segundo informações do Corpo de Bombeiros. No momento do sobrevoo, 122 crianças estudavam nas salas de aula, informou o coronel do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, Cléber Cândido.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), até o final desta manhã, 42 crianças tinham sido encaminhadas para o Hospital Municipal de Montividiuintoxicadas. Destas, 28 continuavam internadas no início desta tarde, em estado regular. Segundo o Samu, diversos alunos estavam vomitando e sentido tonturas e fortes dores de cabeça, que segundo o órgão, é comum em casos de intoxicação.
O Samu informou ainda que as outras crianças e os professores intoxicados foram atendidos no local e, logo em seguida, liberados. Alguns foram socorridos pelos próprios pais e moradores da região.
O coronel Cléber Cândido explicou que autoridades de saúde de cidades de Paraúna, Rio Verde e Montividiu se organizaram para reforçar o atendimento às crianças, mas apenas Montividiu recebeu os alunos intoxicados até o momento.
A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com os proprietários da fazenda onde a pulverização estava sendo feita, em Paraúna, mas eles não atenderam às ligações.
Fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estão na escola investigando o caso.
Veneno de avião agrícolo intoxica alunos e professores em escola rural de Paraúna, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Hospitais se prepararam para atender alunos intoxicados em escola (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)fonte: g1.globoComentárioE os alimentos intoxicados que comemos? Agricultura da morte (Alber)

Caça mata último rinoceronte de Moçambique, diz chefe de reserva



Foto: AP
Dono de reserva na África do Sul descobre o corpo de um rinoceronte fêmea e seu filhote mortos. Em Moçambique, a espécie está praticamente extinta. (Foto: AP)
A população de rinocerontes em Moçambique foi dizimada há mais de um século pela caça. Recomposta anos atrás, os animais estão mais uma vez perto da extinção no país, por causa do aumento da caça motivada pela procura de seus chifres na Ásia.
Um especialista disse à AP que o último rinoceronte do país africano já foi morto. O diretor do Parque Transnacional do Grande Limpopo – o único local onde os animais viviam em Moçambique — também afirmou que os responsáveis pelo fim da espécie são os caçadores. Já o diretor do departamento de Conservação do governo moçambicano acredita que ainda restem alguns poucos animais da espécie no país.
Elefantes também estão em perigo, segundo Antonio Abacar, chefe da reserva de Limpopo. Seus guardas florestais estariam ajudando os caçadores, e 30 dos 100 funcionários vão prestar depoimento às autoridades em breve.
“Pegamos alguns em flagrante, enquanto guiavam os caçadores por uma área de rinocerontes”, disse.
Um guarda florestal preso por cooperar com caçadores na reserva de Niassa, no norte do país, afirmou à TV moçambicana que recebia 2500 meticais (cerca de R$ 160) para guiar os caçadores a regiões onde vivem elefantes e rinocerontes. O salário médio de uma guarda florestal é entre 2000 a 3000 meticais (R$ 128 a R$ 192) por mês.
Os guardas vão perder seus empregos, mas as consequências jurídicas são mínimas: segundo a lei moçambicana, matar animais selvagem e tráfico de chifres de rinocerontes e presas de elefantes são considerados delitos leves.
“O sistema legal de Moçambique está longe de ser adequado, e uma pessoa que é considerada culpada só recebe uma punição leve e é obrigada a devolver o chifre”, reclama Michael H. Knight, coordenador do Grupo especializado em rinocerontes africanos da Comissão de Sobrevivência da União Internacional para a Conservação das Espécies.
Uma reunião do grupo em fevereiro alertou para a possibilidade de haver um único rinoceronte branco em todo o Moçambique e nenhum rinoceronte negro, explicou Knight.
Já Abacar foi mais incisivo: “Já declaramos a extinção dos rinocerontes no Parque Limpopo”.
Mas Bartolomeu Soto, diretor da unidade de conservação transfronteira de Moçambique, nega a exinção: “Acredito que ainda temos rinocerontes, embora não saiba dizer quantos”.
Segundo a mídia moçambicana, os últimos 15 rinocerontes de Limpopo foram mortos no mês passado, mas oficiais do parque negam esta informação. Soto diz que o engano veio da declaração de Abacar a jornalistas sobre não ter visto um rinoceronte nos três meses desde que começou a chefiar o parque.
O único número oficial para mortes de rinocerontes é o de 17 carcaças encontradas no parque em 2010, segundo Soto. Ele disse que a caça está acontecendo porque chifres e presas são frequentemente apreendidos nas fronteiras de Moçambique, embora parte do contrabando pode vir de animais mortos em países vizinhos, como a África do Sul. Esta semana um único traficante foi preso no aeroporto de Maputo com nove chifres.
O preço de chifres de rinocerontes supera o de metais preciosos como ouro e platina, por causa da demanda de países asiáticos, em especial China e Vietnã. Ele é considerado um poderoso remédio, apesar de ser feito de queratina, a mesma substância das unhas do ser humano. A medicina tradicional chinesa receita o chifre para uma gama de doenças que vai desde febres infantis e artrite a envenenamento e possessões demoníacas.
Knight explica que rinocerontes já foram dizimados em Moçambique no início do século passado, quando os animais também praticamente desapareceram da África do Sul, que hoje aloja 90% dos animais no continente africano.
Em 2002, os líderes de Moçambique, África do Sul e Zimbabwe concordaram em criar um parque transnacional em suas regiões fronteiriças, combinando 35 mil quilômetros quadrados de reservas estabelecidas como Parque Nacional Kruger, da África do Sul e o Gonarezhou, do Zimbabwe. O financiamento veio de várias organizações internacionais e da União Europeia.
Cerca de cinco mil animais foram transferidos da África do Sul para Moçambique, inclusive a primeira dúzia de rinocerontes em solo moçambicano em um século.
Mas em 2006, a África do Sul removeu 50 quilômetros de cercas entre o Kruger e o Limpopo, e a ideia era incluir mais dois outros parques moçambicanos, fazendo com que a reserva transnacional chegasse a mais de 100 mil quilômetros quadrados.
Estes planos estão ameaçados, bem como o parque Limpopo. Segundo Knight, há renegociações para reconstruir a cerca entre o parque e a África do Sul, porque os sul-africanos alegam ter perdido 273 rinocerontes somente este ano para a caça, e a maior parte foi morta por caçadores moçambicanos. Em 2012, caçadores mataram 668 rinocerontes.
A matança continua, com o número de animais mortos em ascensão, mesmo com a África do Sul apertando o cerco aos caçadores, usando soldados e forças policiais em todo o Kruger, um parque do tamanho de Israel.
Soto afirmou que o governo moçambicano está trabalhando desde 2009 em uma reforma das leis ambientais, que deve chegar ao parlamento em breve. Ela incluirá a criminalização da morte de animais selvagens e quer impor penas mais duras aos criminosos.
Mas até lá já será tarde demais para os rinocerontes de Moçambique.

Mulher é filmada agredindo e pisando em cão em Porto Alegre (RS)



Revoltado, um vizinho fez imagens do momento em que uma mulher agride um cachorro. Esta não teria sido a primeira vez que o animal sofreu maus-tratos.
Assistindo ao vídeo é possível perceber, uma mulher está no quarto de casa, com um cão no colo, ela parece tentar asfixia-lo com um pano. O animal é colocado no chão e a mulher pisa na cabeça dele.
A agressão ocorreu de madrugada, o que fez com que os latidos fossem ouvidos com mais intensidade. Um vizinho resgistrou a agressão através de um celular pela janela do banheiro da agressora. “Ele gritou por uns dez minutos, pelo que a gente pode ouvir foi por dez minutos, mas só conseguimos gravar por uns dois e pouco, mas ele gritou bastante” diz Jéssica, esposa do vizinho que filmou o ato.
Segundo os vizinhos estas não foram as primeiras agressões, “Dá pena ver o bichinho gritando, dá pra perceber que ele está asfixiando, eu só não entendo porque ela ainda está com ele se ela não gosta do animal”, diz Scarlet, vizinha da agressora.
Várias denúncias de maus-tratos chegam diariamente na Secretaria Especial de Direito Animal de Porto Alegre. A secretária afirma que no caso de materiais que comprovem as agressões, o denunciante deve registrar ocorrência na policia cívil, “Se nós tivermos esses registros contabilizados, se nós tivermos um número exato, se essas delegacias encaminharem esses processos adiante, nós temos a possibiliadde de reivindicar junto aos órgãos competentes, a criação de delegacias especificas, relacionadas a crimes contra animais.”
Assista ao vídeo aqui.
Fonte: R7