quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pescadores do Japão saem ao mar para capturar mais golfinhos


Golfinhos: organizações tentam alertar a opinião mundial para esta prática (Foto: Divulgação)
Golfinhos: organizações tentam alertar a opinião mundial para esta prática (Foto: Divulgação)
Pescadores japoneses voltaram ao mar nesta quarta-feira para tentar capturar mais golfinhos na costa do arquipélago, anunciaram organizações de defesa dos animais, que tentam alertar a opinião mundial para esta prática.
Os pescadores tentam atrair estes mamíferos marinhos do oceano Pacífico em direção à baía de Taiji (oeste do Japão), onde selecionam várias dezenas de animais para parques aquáticos e matam os outros para vender sua carne.
Ativistas da associação de defesa dos animais Sea Sheperd, com sede nos Estados Unidos, viajaram a esta região para denunciar o que consideram uma carnificina.
Segundo este organismo, desde o início da temporada de pesca de golfinhos nesta região 41 cetáceos foram mortos e 52 foram capturados para serem vendidos vivos por somas que podem alcançar milhares de dólares.
De 130 a 140 golfinhos levados até a baía nos últimos dias foram libertados, acrescentou a Sea Sheperd.
Esta prática local foi divulgada em todo o mundo no documentário “The Cove”, de 2009, que obteve o Oscar de melhor documentário em 2010.
As autoridades e os pescadores de Taiji afirmam, no entanto, que esta atividade é primordial para a economia da comunidade e acusam os ativistas de não respeitarem a cultura local.
Fonte: Exame 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão