segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Touros são torturados em celebração indiana


(Da Redação)
Jallikattu
A ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) da Índia declarou que irá mover uma ação no Tribunal de Madras na próxima semana, afirmando que as orientações do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior foram desconsideradas durante o jallikattu deste ano. A organização também vai buscar uma proibição desta prática.
Sunil Havaldar, secretário de Bem-Estar Animal para o jallikattu em Madurai e em Salem, nomeado pelo Animal Welfare Board da Índia (AWBI), deu uma entrevista ao The Hindu após observar atrocidades aos touros em Koolamedu, na sexta-feira.
Um investigador da PETA disse que “foram registradas denúncias contra 21 pessoas na polícia de Attur, por terem infligido sofrimento aos animais no evento na sexta-feira. A polícia também confirmou que os casos foram arquivados”.
Foto: PETA India
Foto: PETA India
Os acusados, incluindo tutores de animais, foram presos por desobediência à Lei de Prevenção à Crueldade aos Animais de 1960, mas foram liberados mais tarde sob pagamento de fiança. Segundo a reportagem, 22 casos semelhantes foram registrados pela polícia durante o jallikattu em Palamedu, Alanganallur e Avaniapuram, no início da semana passada. O diretor de assuntos veterinários da PETA na Índia, Manilal Valliyate, disse ao The Hindu por telefone que os touros foram obrigados a submeter-se à dor e agonia mental.
Sunil Havaldar afirmou que “organizadores e tutores de animais aplicaram pimenta em pó e produtos químicos nos olhos e no nariz dos touros, feriram as suas caudas e até mesmo quebraram-nas, agrediram os animais com faca e outros objetos pontiagudos para irritá-los e deixá-los mais ferozes na arena”. Ele acrescentou: “nós temos evidências para as alegações e iremos apresentá-las perante o tribunal. Tais incidentes são prova de que o jallikattu é realizado sob condições de crueldade aos animais. Além do caso no Supremo Tribunal, um relatório detalhado deverá ser submetido à AWBI”.
Foto: The Indu
Foto: The Indu
A prática é uma tradição antiga na Índia, estima-se que ocorra há mais de 2 mil anos e foi representada na arte rupestre datada do ano III a.C. Acontece de janeiro a julho na região de Tamil Nadu, como parte das comemorações do festival de Pongal, que comemora o período das colheitas. Uma raça específica de touros é criada para esse propósito, chamada Jellicut.
Considerado um “esporte”, é descrito como baseado no conceito de “fuga ou luta”, onde os participantes tentam saltar sobre o touro e cometem contra ele todo tipo de agressões. Algumas vezes, são amarrados sacos de dinheiro nos chifres do animal e os participantes tentam alcançar. O jallikattu assemelha-se à “farra do boi” que acontece em Santa Catarina, no Brasil.
Muitas organizações já tentaram fazer com que a Índia banisse tal atrocidade, e em 2008 o evento chegou a ser proibido, mas a proibição foi removida logo em seguida mediante a alegação de que seria supervisionada por veterinários.
Foto: Occupy for Animals
Foto: Occupy for Animals
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão