sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Americanos criarão spa para elefantes obesos por confinamento em zoológicos

Foto: Care2
(Foto: Care2)
Além da caça pelo marfim e do confinamento que os explora para o entretenimento em circos e zoológicos, os elefantes também enfrentam outro problema graças à intervenção humana: a obesidade. Um recente estudo revelou que 3/4 dos elefantes de zoológicos da América do Norte estão acima do peso. As informações são da Mother Nature Network.
Para tentar resolver isso, os americanos planejam criar uma reserva de 20 km² para que os elefantes africanos “possam ficar saudáveis, em forma e para que se reproduzam”. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, o polêmico projeto tem o objetivo de se tornar “de um lado, um spa para paquidermes, e de outro, um centro de pesquisas”, e começará com 3 a 5 elefantes até aumentar para uma manada de 12 a 15 em poucas décadas.
Há uma concepção, no senso comum, de que elefantes são naturalmente gordos. ”Eles são desenhados na mídia vulgar como criaturas redondas, e essa imagem é gravada perante o público, ao invés da imagem real de como eles são na natureza”, afirma Deborah Olson, diretora executiva da International Elephant Foundation, um grupo conservacionista.
Se o projeto for aprovado pelas autoridades, o local será mantido pelo Zoológico de Oakland e patrocinado pela Ndovo Foundation, uma entidade criada por Roger McNamee, investidor independente de uma empresa chamada Elevation Partners.
Não só nos Estados Unidos os elefantes cativos sofrem de obesidade. Em 2012, a ANDA já publicou uma matéria  sobre elefantes confinados que se tornaram obesos na Índia. O que leva ao excesso de peso é a vida em confinamento, seja em qualquer parte do mundo.
A chave para o peso saudável dos elefantes é a mesma para todas as espécies: dieta adequada e exercícios – algo que eles não têm quando confinados em zoológicos (ou spas), sobretudo pela falta de mobilidade física. O único lugar adequado para que esses animais sejam saudáveis é o seu habitat.
Nota da Redação: Ainda não houve manifestações contrárias por parte de ativistas dos direitos animais a esse projeto do qual parecem se gabar os americanos. No entanto, é uma das ideias que podem ser enquadradas nos grandes erros da ação humana ao longo da história. Primeiro, o homem retira os animais da natureza para confiná-los em zoológicos. Os que não são retirados, são mortos na natureza por outras razões (caça, destruição de habitat, atropelamento). Depois de muito tempo, o homem percebe que os animais em zoológico tornam-se obesos e não se reproduzem; então, ele cria uma reserva para que esses animais percam peso e sirvam de objeto de pesquisa para estudantes. E ainda corre-se o risco da opinião pública aplaudir tal falta de bom senso, e apoiar o projeto como se fosse a solução para os elefantes, quando a solução seria muito simples: deixar os animais na natureza, respeitar seu habitat e não matá-los.
 fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão