segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bezerros são massacrados em fazenda produtora de leite


Por Stephanie Lourenço (da Redação)

(Foto: Prensa Fidel Espinoza)
(Foto: Prensa Fidel Espinoza)
O Deputado Fidel Espinoza (PS), informou que a empresa Manuka, que atua na Fazenda Rupanco, município de Puerto Octay, no Chile, obriga seus trabalhadores a matarem em torno de 1.500 bezerros machos em cada temporada, entre julho e setembro. Os filhotes são degolados, golpeados na cabeça ou deixados para morrerem de fome. O massacre acontece para que os animais não consumam o leite produzido pela empresa, uma das maiores distribuidoras do produto no país. As informações são da Cooperativa e da CNN Chile.
“Há quase um mês denunciei na Câmara os graves acontecimentos que estão acontecendo na Fazenda Rupanco, pela empresa Manuka, fatos que são crimes de abuso animal, uma matança selvagem de uma uma maneira irracional”, disse o deputado. Depois de mortos, os bezerros são enterrados em grandes valas dentro da propriedade.
De acordo com Espinoza, quem “realiza este ato criminoso são os diretores da empresa. Porque, não só os animais mortos são vítimas, mas também os trabalhadores que sofrem lesões psicológicas graves porque são obrigados a seguir as ordens que vêm da gestão.”
Além disso, o deputado acusou o governo que, através dos Ministérios da Agricultura, do Trabalho e do SAG (Servicio Agrícola e Ganadero), sabe de todos os antecedentes e agiu conscientemente sem fazer nada a respeito.
(Foto: Prensa Fidel Espinoza)
(Foto: Prensa Fidel Espinoza)
A Manuka, de origem neozelandeza, tem atualmente cerca de 20 mil hectares na Fazenda Rupanco desde 2005 e estabeleceu-se como uma das principais referências na produção de leite. ”É uma pena que o que esta empresa faz no Chile, seria incapaz de realizar em seu próprio país. Se esses massacres acontecessem na Nova Zelândia, sua equipe inteira provavelmente seria presa”, disse Espinoza.
(Foto: Prensa Fidel Espinoza)
(Foto: Prensa Fidel Espinoza)
A denúncia levou à investigação parlamentar liderada pela fiscal Leyla Chahin, que começou a averiguar a propriedade, juntamente com a equipe do Departamento de Polícia, para encontrar os cemitérios de animais que os ex-trabalhadores e moradores locais afirmam que estão localizados dentro da fazenda.
Nota da Redação: Os bezerros machos que nascem em fazendas produtoras de leite são mortos ou destinados a cruel indústria de vitela, negócio que surgiu como subproduto do comércio de laticínios. O filhote é afastado de sua mãe desde o primeiro dia e depois trancado em um compartimento sem espaço para que não consiga se movimentar. Esse procedimento é para que o animal não crie músculos e a sua carne se mantenha macia. Ele passa quatro meses de reclusão e sofrimento sem nunca ter visto a luz do sol, para depois ser finalmente morto. A vaca leiteira passa semanas mugindo por sua cria.
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão