sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

‘Cheque Veterinário’ vai ajudar tutores carentes a cuidar de seus animais

PORTUGAL


A Ordem dos Médicos Veterinários vai lançar um ‘cheque Veterinário’ com o intuito de ajudar as famílias carenciadas de todo o país a tratarem dos seus animais domésticos.
O projeto-piloto vai arrancar no final deste mês em quatro freguesias de Lisboa, que têm um papel importante no projeto, uma vez que é através delas que são feitos os registos dos animais. As juntas de freguesias de Carnide, Benfica, Misericórdia e Santo António, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vão seleccionar as famílias que precisam de apoio, dando especial destaque aos idosos e sem-abrigo que tenham animais domésticos.
O ‘cheque veterinário’ vai dar direito a tratamentos médico-veterinários, como vacinação, desparazitação e esterilização, e a medicação gratuita nos centros de tratamento aderentes, numa iniciativa que tem por “principal objectivo controlar a reprodução, evitar o abandono e o excesso de população animal”, segundo as declarações da Ordem.
A Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Pedroso, explicou que o cheque veterinário é semelhante ao cheque dentista. A diferença é que o cheque dentista é comparticipado pelo Estado e o cheque veterinário conta com o apoio da Ordem dos Médicos Veterinários e de outras instituições que se juntaram ao projecto.
Para a Bastonária, situações em que o animal precise de cuidados mais específicos ou cirurgias “podem ser contempladas”, já que a saúde do animal é também uma questão de saúde pública.
Hoje em dia, o IVA de 23% que taxa os cuidados de saúde animal não permite que todos possam ter acesso a cuidados de saúde veterinária, mas Laurentina Pedroso defende que tem de haver uma estratégia, alertando o Governo para que este considere “a ausência de IVA nos cuidados de saúde animal, como acontece noutros sectores de saúde”.
O projeto pretende estender-se a todo o território nacional mas, na primeira fase do programa, estão previstas duas mil intervenções.
A Ordem dos Médicos Veterinários está, também, a delinear outras acções de solidariedade como a criação de um banco alimentar para animais domésticos, em particular para aqueles que necessitam de uma alimentação especial.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão