sábado, 22 de fevereiro de 2014

Entidade registra até 25 casos de maus-tratos por semana


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Limeira registra números alarmantes de negligência e maus-tratos contra animais. Segundo dados da Alpa (Associação Limeirense de Proteção aos Animais), as denúncias recebidas chegam a 20 entre 25 ocorrências por semana. O número é considerado alto pelos voluntários da entidade.
Os tipos mais constatados de maus-tratos variam desde abandono à falta de alimentação, além de cuidados necessários com os animais. O fato, sobretudo, tem atingido com maior incidência cachorros, já que os gatos costumam ser mais independentes.
De acordo com a diretora de relações públicas da Alpa, Larissa Maluf, a demanda de denúncias e reclamações tem sido grande este ano. “Estamos recebendo vários registros e, infelizmente, nem sempre damos conta de resolver. Orientamos que as pessoas registrem um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Segundo a Alpa, os casos mais comuns são de pessoas que deixam o cão sem alimentação e água. Em outras ocorrências, os animais ficam expostos a sol e chuva, sem abrigo ou até mesmo em situações mais precárias em meio à sujeira extrema. Às vezes, também, casos de agressões são constatados”, explicou.
Ainda de acordo com Larissa, em casos mais extremos, um voluntário da entidade vai até o local, seja para conscientização ou para que o animal receba atendimento veterinário, quando necessário. “Tentamos descobrir os casos teoricamente mais graves para, então, mandarmos um voluntário que possa acompanhar a real situação do animal. Atualmente, a Alpa precisa de voluntários que possam oferecer um lar temporário ao animal até que ele seja adotado em definitivo. Existem casos em que o animal precisa ser resgatado e a falta de estrutura física nos deixa de mãos atadas”, citou.
Denúncias
Casos de registros sobre maus-tratos contra animais podem ser feitos na Polícia Militar, por meio de boletim de ocorrências, pelo telefone 190, na Alpa (alpalimeira@hotmail.com) ou pelo Facebook (facebook.com/alpa.limeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão