segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Filósofo fala sobre veganismo e ética pelo direito animal

ALIMENTAÇÃO LIVRE DE CRUELDADE

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
A questão que permeia o modo de vida dos veganos não é somente o consumo alimentar. Para as pessoas que se declaram veganas, há uma problemática ética no consumo de todos os produtos que envolvem o abate, a tortura e os maus-tratos aos animais. Por isso, os veganos estão atentos à maneira de fabricação de cada item de seus consumos diários: desde cosméticos, objetos, alimentos e roupas. Eles evitam marcas que usam animais para testes ou empresas que praticam maus-tratos às espécies animais.
Segundo o professor de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Bins Di Napoli, pós-doutor em Ética pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a ideia de ser imoral se alimentar de carnes de animais vem do fato de que o assassinato desses animais produz sofrimento a eles.
Ele explica que todo o tipo de manipulação, confinamento e sofrimento causado pelos sistemas de dieta, como por exemplo os que as galinhas são submetidas (sistema intenso de alimentação, exposição à luz e sem repouso), produzem estress nos animais. Para que as vacas sempre produzam leite, por exemplo, é preciso mantê-las sempre em gestação, o que acaba causando a diminuição da vida útil do animal, além de gerar estresse ao animal. O mesmo acontece com as incertezas quanto ao assassinato de bovinos.
“Supõe-se que todos os seres vivos que têm o sistema nervoso central são capazes de sentir dor, assim como o ser humano. Diz-se que há um problema ético no consumo de carne justamente porque o consumidor não vê como os animais estão sendo tratados, mas, por consumir, sem consciência disso, está, de certa forma, fomentando e preservando este tipo de comportamento “, diz.
Di Napoli explica que, em um grau comparativo, respeitando as proporções, pode-se trazer o exemplo de empresas que produzem um sistema de exporação de mão de obra, pagando um valor muito baixo a seus empregados.
“Já que o processo de produção de alimentos que envolve esses animais causa sofrimento, é eticamente censurado consumirmos. Assim como seria eticamente censurável consumirmos produtos de fazendas que escravizam empregados. É isso que motiva os veganos a evitar o consumo de produtos de origem animal”, comenta.
De: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão