domingo, 2 de fevereiro de 2014

Milhares protestam contra caça de tubarões

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Governo do estado da Austrália Ocidental autorizou que até abril fossem capturados e mortos todos os tubarões brancos, touros e tigres com mais de três metros. A medida visa diminuir o número de ataques fatais, mas a população não concorda com a medida e ambientalistas questionam a sua eficácia.
A campanha para que a caça aos tubarões não avançasse já começou há algum tempo, com figuras públicas a darem a cara. Neste fim de semana milhares de australianos protestaram contra a medida aplicada pelo governo local e apenas na praia em Perth juntaram-se mais de seis mil pessoas, mas noutros locais da Austrália foram várias as manifestações em prol da proteção aos tubarões.
O magnata Richard Branson é uma das vozes de descontentamento e, citado pela Sky News, realçou que no ano passado a Austrália ficou conhecida por criar uma das maiores reservas marinhas. “Este ano, o mundo olha para a Austrália – particularmente o oeste da Austrália – e questiona ‘o que se está a passar?’”, afirmou.
Colin Barnett, líder do governo estadual, justifica a medida com o elevado número de ataques fatais. “Nos últimos três anos houve sete mortos quando só tivemos 20 nos últimos 100 anos”, referiu. Esta situação levou, segundo Barnett, a uma quebra no turismo, principalmente nas escolas de mergulho.
No entanto, são muitos os que questionam se a medida terá efeitos práticos. Ambientalistas e biólogos salientam que não está cientificamente provado que matar os tubarões vai reduzir o número de ataques fatais. Dizem que devem ser realizados mais estudos para compreender o comportamento destes animais e os seus hábitos alimentares.
Um sobrevivente de um ataque por um tubarão, Rodney Fox, defendeu que o dinheiro que está a ser gasto na caça, deveria ser aplicado precisamente em pesquisas sobre o comportamento dos tubarões. “O dinheiro deve ser investido na ciência”.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
de: anda.jo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão