sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PERNAMBUCO Hospital Veterinário terá Samu Animal e emergência 24 horas no Recife

O Recife deu o primeiro passo para a construção do primeiro hospital veterinário público do Norte e Nordeste e o primeiro do Brasil com atendimento de emergência 24 horas. O prefeito Geraldo Julio assinou, nesta quarta-feira (12), o edital de licitação para o equipamento, cuja construção terá início em junho deste ano, após o processo licitatório. A previsão de entrega é para abril de 2015.
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação)
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação)
A obra está orçada em R$ 3,4 milhões e deverá ser erguida na Rua Estevão Francisco da Costa, no bairro da Torre, e atenderá cães e gatos, que correspondem a 99% dos animais domésticos da cidade, segundo dados da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda).
A ideia é que sejam atendidos animais de famílias com renda de até três salários mínimos. Na ocasião, o prefeito do Recife pontuou as ações já realizadas pelo seu governo para a proteção dos animais, incluindo campanhas educativas, informativas e de adoção. Além do controle da natalidade animal, com mais de 600 castrações realizadas.
No hospital, 25 médicos veterinários atuarão nas áreas: clínica, cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. Por mês, serão realizadas cerca de 1.320 consultas, 1.320 radiografias, 550 ultrassonografias e 1.320 exames laboratoriais.
(Foto: PCR/Divulgação)
(Foto: PCR/Divulgação)
As cirurgias que serão realizadas incluem castração de machos e fêmeas (220 mensais), procedimentos oncológicos (110) e ortopédicos (110). Com um terreno de 4.315,35 metros quadrados, a estrutura contará com três consultórios, três salas de cirurgia, um bloco cirúrgico, laboratório, unidade de recuperação, posto de enfermagem, ambulatório, emergência com dois isolamentos, sala de exames, dois canis, entre outros espaços. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Animal será implantado no hospital.
Números
- Obra orçada em R$ 3,4 milhões de reais;
- Construção feita em um terreno da Prefeitura de 4.300 metros quadrados;
- Previsão de início da obra em junho de 2014 e entrega em abril de 2015;
- Aproximadamente 300 a 400 animais/mês castrados entre machos e fêmeas;
- Cirurgias oncológicas: aproximadamente 110/mês;
- Aproximadamente 110 cirurgias ortopédicas/mês.
Benefícios
- Atender a necessidade da população recifense menos favorecida, que raramente consegue custear um tratamento veterinário particular para os animais;
- O cuidado com a Saúde Pública do Recife, posto que animais doentes são potenciais vetores de doenças;
- O novo status social dos animais domésticos (“ente familiar”), que merecem ser bem tratados;
- A antiga demanda dos simpatizantes da Defesa dos Animais.
Especialidades
- Cirurgias gerais
- Cirurgias ortopédicas
- Clínica Médica
- Anestesia
- Oncologia
- Odontologia
- Raio-X
- Ultrassom
Estrutura
- Consultórios/Ambulatórios
- Salas de cirurgias
- Laboratórios
- Internamento
- Sala de emergência
- Recepção com Auditório (Campanha Educativa)
- Samu – Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão