quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Prefeito de Marshall (EUA) torna-se vegano e influencia a cidade

v


(Da Redação)
Ed Smith, o prefeito, e sua esposa. Eles mudaram para uma dieta vegan após diagnóstico de câncer, em 2008. Foto: NY Times
O prefeito e sua esposa. Eles mudaram para uma dieta vegana após diagnóstico de câncer, em 2008. Foto: NY Times
O lado da sacola de Vicki VanDeCarr diz: “Só a couve pode nos salvar agora”. Em Marshall, cada vez mais moradores acreditam que o slogan não está muito longe da verdade. Churrasco e filé de frango frito são um modo de vida nesta parte do Texas, assim como a obesidade, o diabetes, o câncer e doenças cardíacas. Mas por causa do prefeito, Marshall está se tornando conhecida como uma parada no circuito vegano nacional americano e uma pequena cidade onde as pessoas que evitam produtos de origem animal podem fazer pedidos em restaurantes. As informações são do NY Times.
Vicky, de 52 anos, chegou a Marshall da cidade vizinha de Beckville no último fim de semana para a “New Year, New You Health Fest” (“Festival de Saúde Novo Ano, Novo Você”), que promove a dieta vegana. Em seu terceiro ano, o evento atraiu mais de 400 pessoas de 17 estados e três países. A agenda incluiu aulas de ginástica, demonstrações de culinária e palestras de celebridades veganas como o corredor Scott Jurek e o professor de culinária e autor de livros Colleen Patrick-Goudreau.
No ano passado, o professor de Zumba de Vicky a convidou para provar lanches veganos após a aula, e enviou à sua casa uma cópia do documentário “Forks Over Knives”, de 2011. ”Antes eu pensava que ser vegano era como comer papelão e abraçar uma árvore”, conta Vicky. “Depois de experimentar a comida, eu disse: cara, o gosto é muito bom.” Ela assistiu ao documentário, o que ajudou a convencê-la de que uma dieta baseada em plantas pode ajudar a evitar alguns dos problemas de saúde que afligem outros membros de sua família. Desde então, ela ajudou a sua filha, afilhados, mãe, madrasta, padrasto e quatro netos a se converter para o que ela chama de dieta baseada em vegetais e alimentos integrais. Embora a dieta promovida em Marshall exclua produtos de origem animal, a maioria se refere a ela dessa forma, evitando o termo vegano. “Vegano” chama a atenção para o que você não pode comer, enquanto “à base de vegetais e alimentos integrais” enfatiza o que você pode, disse Shannon Johnson, o instrutor de Zumba influenciou a Sra. VanDeCarr.
Vicky agora leva lasanha feita com proteína de soja aos seus jantares da igreja. Sua conversão não é uma anomalia. Muitos residentes na área que frequentam o festival falam da adoção da dieta à base de vegetais no sentido de promover perda de peso e reverter condições crônicas de saúde. O grupo do movimento no Facebook, Get Healthy Marshall, está com cerca de 900 membros.
O Get Healthy Marshall é uma ONG idealizada pelo prefeito Ed Smith, e sua esposa Amanda, que dirige o grupo. Quando Smith recebeu um diagnóstico de câncer de próstata em 2008, ele decidiu se tratar com mudanças drásticas na dieta, sob a supervisão de um médico. Ele começou a comer apenas cereais integrais, nozes, frutas, verduras e legumes. Exames posteriores mostraram que o tumor havia desaparecido.
“Muitas pessoas estão usando essa abordagem e alcançando grandes resultados”, disse o Dr. Neal Barnard, presidente do Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável, um grupo de medicina preventiva que defende a dieta vegana.
Os Smiths acreditaram que esse estilo de vida poderia beneficiar outras pessoas. Em 2011 o casal realizou dois eventos em Marshall que contaram com o ex-bombeiro Rip Esselstyn, que ajudou seus colegas a mudar para uma dieta baseada em vegetais e escreveu o best-seller do New York Times, The Engine 2 Diet. Um evento foi para os bombeiros, e o outro foi para todos os residentes. Este último atraiu cerca de 200 pessoas e levou os Smiths a decidir promover um festival anual.
Reggie Cooper, que compareceu ao evento para os bombeiros, disse que ele lutou para combater a diabetes com medicação e com o que ele considerava uma dieta saudável: peixe e frango grelhados, e menos alimentos fritos. Após o evento, ele e dois outros colegas mudaram para uma alimentação à base de vegetais por 28 dias. Foi tempo suficiente, segundo ele, para “desintoxicar” e mudar seu paladar. Ele perdeu 22 kg e parou com a medicação para diabetes. “Ed e Amanda descobriram um pote de ouro”, disse Cooper a respeito da dieta vegana. “E eles não esconderam isso. Eles trouxeram esse ouro para todos”.
No grupo, a sra. Smith organiza encontros mensais para degustação da dieta à base de vegetais, que atraem geralmente 30 a 40 pessoas. O grupo também oferece passeios a supermercados locais, que orienta sobre alimentos veganos como quinoa (a substituir o ovo em receitas), e vários tipos de leites veganos. A popularidade da dieta também influenciou pelo menos seis restaurantes locais a adotar pratos veganos em seus menus. Os restaurantes estão listados no site do grupo.
“A educação funciona melhor que a legislação”, disse Brad Smith, um bombeiro do Serviço Florestal da cidade vizinha de Longview. Brad, que não é parente do prefeito apesar do sobrenome, adotou uma dieta baseada em vegetais depois de participar de seu primeiro evento “New Year, New You”, há dois anos.
“É uma abordagem convidativa, e não uma abordagem regulatória”, disse ele, referindo-se à iniciativa do prefeito. “As pessoas demonstram resistência quando você determina o que elas devem fazer, especialmente no Texas, mas quando é a sua escolha, pode ser mais duradoura”.
Fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão