domingo, 2 de fevereiro de 2014

Um “Royal” em Floripa?

Por Maurício Varallo (da Redação)
0,,16838997_303,00
(Foto: Divulgação)
18 de outubro de 2013, data marcante para a história do movimento de proteção animal no Brasil, com o resgate de animais que eram usados para experimentos científicos pelo Instituto Royal, em São Roque (SP), episódio que repercutiu internacionalmente. O instituto era alvo de denúncias sobre maus-tratos, levadas inclusive ao conhecimento do Ministério Público de SP.
O fato expôs esta prática tradicional, dogmática e abusiva de cientistas ao debate nacional, marcou a popularização não só do tema “uso de animais pela ciência”, como alavancou a discussão sobre todas as formas de exploração animal. Deu uma amplitude inédita ao assunto, que deixou de ser tratado quase que exclusivamente por ativistas e tomou conta de manchetes e conversas nas ruas.
mice1
(Foto: Divulgação)
Porém, na contra-mão deste questionamento e a toque de caixa, está em curso a instalação do CIEnP – Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos, no norte da ilha de Santa Catarina, focado nos testes com animais. Várias organizações de defesa animal, inclusive a ANDA, se mobilizaram, encaminhando à Câmara Municipal de Florianópolis um pedido de audiência pública para a discussão sobre a implantação deste empreendimento. O documento, entregue ao vereador Afrânio Boppré (PSOL), questiona não só a moralidade e a validade técnica das atividades planejadas para o CIEnP, mas também o uso de recursos públicos para o benefício de empresas privadas.
As ONGs aguardam o posicionamento da Câmara, que volta às suas atividades normais nesta segunda-feira, 03 de fevereiro.
Confira a mensagem enviada ao Legislativo municipal em 06/01/2014:
Exmo. Vereador Afrânio Tadeu Boppré
Está em fase de instalação, em Florianópolis, o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Sua implantação vêm sendo conduzida sem que tenha havido a devida discussão com a sociedade civil sobre os impactos das atividades desta instituição para os animais e para as pessoas.
Entendemos que as atividades deste órgão, no que se refere aos experimentos com animais, são insustentáveis do ponto de vista ético, além de cientificamente anacrônicas e ineficientes, e trarão grande prejuízo para o desenvolvimento moral e científico da sociedade florianopolitana, catarinense e brasileira ao concorrerem para a perpetuação de um modelo equivocado de pesquisa.
Também há que se esclarecer sobre a origem e o volume de recursos destinados ao projeto e sobre quem serão os beneficiários do financiamento que, segundo a imprensa, será da ordem de R$13 milhões, oriundos de fontes federal e estadual. A preocupação justifica-se também por ser comum que a poderosa indústria farmacêutica se beneficie de tais verbas sem que haja qualquer tipo de contrapartida, fazendo com que o custo da pesquisa seja arcado pelo contribuinte, mas os eventuais benefícios não sejam compartilhados com a população, a não ser com a parcela que têm condições de pagar altos preços pelos medicamentos, numa lógica perversa que socializa o investimento e privativa seu resultado, beneficiando organizações já poderosas economicamente.
Pelo exposto, as organizações do movimento de proteção aos animais abaixo assinadas solicitam a ação e empenho de V. Exª. para que seja realizada o mais brevemente possível uma AUDIÊNCIA PÚBLICA na Câmara Municipal de Florianópolis para debater a implantação do citado empreendimento. E sua colaboração para que o mesmo ocorra na Assembleia Legislativa, posto que há recursos estaduais envolvidos.
Certos de sua atenção, aguardamos suas considerações e providências.
Respeitosamente,
VALDIRENE NEUSA FRANCISCO PAROAMAR – AMIGOS DOS ANIMAIS DE RUA
HELIETE LEALACAPRA – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
PATRÍCIA ALLEVAINSTITUTO É O BICHO
SHALMA TEIXEIRAAPRAP – AMIGOS E PROTETORES DOS ANIMAIS DE PALHOÇA
ELISABETE MARGOT VIEIRAAMIGOS DOS ANIMAIS
MARTA DORA MEDEIROSOPA – ORGANIZAÇÃO PRÓ ANIMAL
SILVANA ANDRADEANDA – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DE DIREITOS ANIMAIS
MAURÍCIO VARALLOOLHAR ANIMAL
fonte:anda.jor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão