sábado, 29 de março de 2014

Animais domésticos de famílias de baixa renda podem ter atendimento gratuito de veterinários


Cães e gatos de famílias de baixa renda podem receber atendimento gratuito de veterinários, com vacinas e tratamentos de saúde que incluiriam até cirurgias quando necessário.

O benefício está previsto em um projeto (PL 2808/11) do deputado Ricardo Izar, do PSD de São Paulo, em tramitação na Câmara dos Deputados. A ideia é orientar as famílias a realizarem cuidados como alimentação e castração, evitando o abandono dos animais de estimação e a transmissão de doenças por falta de cuidados com a saúde deles.

As famílias terão que comprovar renda de até 3 salários mínimos mensais para terem acesso ao programa de atendimento veterinário gratuito.

Segundo Ricardo Izar, as clínicas veterinárias fariam o atendimento gratuito de cães e gatos por meio de convênios com o Ministério da Saúde.

"Da mesma forma que existe o SUS hoje, nós estaríamos criando um programa de atendimento a cães e gatos através do Ministério da Saúde, com convênios feitos com os centros de zoonoses, com ONGS, com faculdades, com universidades para poder atender o pessoal de baixa renda"

O projeto é bem visto pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, e o presidente da instituição, Benedito Fortes de Arruda, disse que o direcionamento para as famílias de baixa renda presta um serviço social para toda a comunidade.

"Nós sabemos que é sobretudo na periferia das grandes cidades que os animais caminham errantes, sem dono, sem cuidado e eles são portadores de doenças que são transmitidas não só para outros animais, como também aos seres humanos"

A médica veterinária Marina Morena reconhece que o custo para manter um animal doméstico com saúde perfeita é alto e, por isso, apoia o projeto.

"Por exemplo, um gato, ele com as vacinas e uma ração de uma qualidade até média, ele sai em média uns 150 a 200 reais. Depois que você passa esse período de vacinas, que você tem um animal saudável, que aí vai lá para uns 75, 85 reais por mês de ração. Se for um cão de grande porte, que come uma ração de 7 quilos e meio, aí vai para 130, 140, fora as vacinas que ficam em média por 200, 250"

Abandono, maus tratos e descuido com a saúde de animais de estimação ou silvestres são crimes ambientais. Denúncias de abusos podem ser feitas em qualquer delegacia policial, Ministérios Públicos Estaduais ou no Disque Denúncia 181 nos estados do Sul e Sudeste, ou 197, no Distrito Federal e região Centro-Oeste.

De Brasília, Keila Santana.
fonte:http://www2.camara.leg.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão