sexta-feira, 28 de março de 2014

Cadela dá à luz 15 filhotes e surpreende família de Atibaia (SP)

Cadela Estrela com sua ninhada de 15 filhotes em Atibaia, SP (Foto: Romero Côas/Arquivo Pessoal)
Cadela Estrela com sua ninhada de 15 filhotes em Atibaia, SP (Foto: Romero Côas/Arquivo Pessoal)
Uma cadela da raça Golden Retriever deu à luz uma ninhada de 15 filhotes em Atibaia, no interior de São Paulo, e surpreendeu a família do jornalista Romero Côas, de 37 anos, que esperava no máximo cinco filhotes para presentear amigos e parentes.
Batizada de Estrela, a cadela demorou quase oito horas para dar à luz 15 filhotes, sendo 13 machos e duas fêmeas. Os filhotes completaram um mês na última terça-feira (25). “O parto foi na casa da minha mãe. Às 23h do dia 23 de fevereiro nasceu o primeiro, e às 7h do dia 24 chegou o último”, disse Côas.
Ele disse que cuidou deles como se fossem crianças. “Fizemos um rodízio para acordar de madrugada para dar leite e vitamina para os filhotes que não conseguiam pegar a teta da mãe, já que tinha mais filhote que teta”, disse. Segundo ele, nesse período, apenas um filhote morreu esmagado pela mãe.
Além de cuidar da limpeza e alimentação dos filhotes, trabalho maior ele teve para registrar o pedigree, já que cada um deles precisou receber um nome – Guria e Meg, as duas fêmeas, e Pingo, Ruffus, Chuvisco, Guri, Otto, Bubaloo, Dick, Dingo, Killer, Zórk, Magoo, Greco e Bimbo, que morreu.
Avaliação
Janaína Russo, de 29 anos, veterinária da Estrela, disse que ficou surpresa não só com o tamanho da ninhada, mas também porque a maioria dos filhotes sobreviveu. “Como a mãe tem menos de dez tetas, normalmente, os filhotes mais fortes conseguem mamar e os mais fracos acabam morrendo. Neste caso, a maioria sobreviveu por um esforço da família que se empenhou para garantir que todos sobrevivessem”, disse.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão