domingo, 2 de março de 2014

CINOMOSE TEM CURA COM RIBAVIRINA E VITAMINA A – NOVAS RECOMENDAÇÕES

TESE DE DOUTORADO DR SIMONE HENRIQUES MANGIA – CINOMOSE TEM CURA COM RIBAVIRINA E VITAMINA A – NOVAS RECOMENDAÇÕES

TEXTO EXTRAÍDO INTEGRALMENTE DO BLOG ABAIXO, DE FABIANO JUNIOR, SEGUNDO TESE DE DOUTORADO DR SIMONE HENRIQUES MANGIA

QUARTA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2013

Nova Publicação (2011) – Tese de Doutorado Dr Simone Henriques Mangia – Pesquisa experiemental no tratamento da Cinomose com Ribavirina

Pessoal, foi gentilmente repassada essa informação ao Blog pela leitora Sil, uma atualização muito importante, a tese de Doutorado da Dr. Simone Henriques Mangia de 2011, o titulo do doutorado é: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO EXPERIMENTAL DE CÃES NATURALMENTE INFECTADOS COM O VÍRUS DA CINOMOSE NA FASE NEUROLÓGICA COM RIBAVIRINA, PREDISONA, E DMSO ATRAVÉS DA RT-PCRO link para o PDF da pesquisa de 2011 (Tese de Doutorado) se encontra nesse endereço: (Link do arquivo em PDF)A primeira Pesquisa de 2008 (Tese de Mestrado) que deu origem a todo tratamento proposto e discutido pelo Blog também esta postada  nesse Link (Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia )Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post “Perguntas e Respostas”

QUARTA-FEIRA, 2 DE JANEIRO DE 2013

Novas Recomendações

1º RecomendaçãoQuero dizer que foi muito importante receber mensagens aqui no blog de usuários relatando o uso da medicação em seus animais e dando um feedback quanto ao tratamento.
Estou criando esse post apenas para dar uma recomendação de prolongar o tratamento com a Ribavirina por 30 dias, não e a primeira vz que tenho relatos de usuários que deram a medicação por um período de 15 dias e tiveram um ótima melhora no quadro do animal e em seguida uma piora, agravando o estado do mesmo, inclusive afetando a mobilidade do animal.
Isso aconteceu comigo e na época tive que dar 2 ciclos com o Coleira. Ele melhorou muito e após 15 dias, então tive que viajar por uns 7 dias e outra pessoa ficou tomando conta dele, mas ele já estava muito bom quando sai, parou de cair e firmou as pernas, mas quando voltei ele tinha piorado novamente então voltei a dar a Ribavirina, mas ele ficou totalmente paralisado e ficando 6 messes pra voltar a andar. Na época eu não percebi, pensei que ele tinha ficado com a imunidade baixa porque ele ficou muito triste por eu ter viajado,  mas hoje tenho notado que isso e algo que tem sido frequente em outros relatos, alguns usuários  tem mencionado exatamente a mesma coisa, uma melhora e depois a mesma piora que tive com meu animal, tendo assim que voltar a dar um novo ciclo da medicação, a partir de agora vou recomendar para aqueles que tiverem uma boa resposta com o medicamento, continuar por 30 dias ao invés de apenas 15.
A minha recomendação e essa, mas fica a cargo de cada um.
2º Recomendação

A Segunda recomendação será a introdução do Dimesol (DMSO), já conhecido da primeira publicação da Dr. Simone Mangia, esse medicamento foi responsável nos testes feitos por facilitar a passagem da droga pela barreira hematoencefálica.
Nos testes foi feito sua aplicação juntamente com a Ribavirina de forma injetável via intravenosa, que sabemos que não e pra qualquer (procure uma casa veterinária, pet shop ou agropecuária, com certeza vai ter uma pessoa qualificada pra fazer a aplicação diária pra você)
A dosagem recomendada do Dimesol (DMSO) é de 1g/kg ou seja, 1ml/kg, na hora em que for dar a Ribavirina. (uma vez ao dia, não ultrapassando 15 dias segundo a bula)(OBS: Utilizando o Dimesol injetável em forma Oral:

A diluição do Dimesol DMSO é na dose de 1g/kg, depois você deve dilui ANTES DE DAR para o animal. Por exemplo, uma cachorrinha com 3kg, terá que tomar 3ml, então faça a diluição em 30ml de água. Se for fazer a aplicação por via oral, pode ser utilizada a água mineral, caso seja por via intravenosa, sugiro o soro fisiológico estéril.) 
Para encontra-lo, procure em casas agropecuárias, pet shops, ele e vendido sem receita e custa barato (20 reais), outro detalhe e que acredito que só e vendido para aplicação (injetável), então você vai precisar de alguém que consiga aplicar.
(Mais detalhes do medicamento: Link)(Para comprar online clique Aqui)
Dica de nossa amiga Sil que tem contribuído muito com nosso Blog e pegou essa informação diretamente com a Dr. Simone Mangia.
Dica da Dr. SImone Mangia

” É muito importante que vocês entrem com algum antioxidante que chegue ao sistema nervoso central, como vitamina E ou C.
A ribavirina não faz milagre e alguns casos ela não foi capaz de ajudar… A doença é muito grave e lenta… caso queiram usar por mais tempo, diminuam um pouco a dose e monitoram uma possível anemia que ela pode causar. Nunca faça a associação da ribavirina com prednisona, essa combinação não deu muito certo. 


Para tratar dos espasmos não se tem medicação ainda, mas foi sugerido  o uso do “Piracetam” para essas contrações. O nome comercial é Nootron. ”
Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post “Perguntas e Respostas”
Postado por Fabiano às 11:51 107 comentários:

DOMINGO, 9 DE SETEMBRO DE 2012

Perguntas e Respostas

Para um melhor aproveitamento das informações do Blog estarei colocando este Post fixo com  as principais questões sobre a Cinomose e seu tratamento, estarei aqui juntamente com outros usuários com experiência no tratamento da doença através de Perguntas e Respostas resumindo a melhor maneira de tratar a doença de uma forma prática e acessível.Importante: ”Gostaria de deixar claro que a vacinação (vacina importada) e a melhor arma pra evitar que seu animal contraia a cinomose, essa vacinação deve ser reforçada anualmente.
Não sou veterinário nem quero que você deixe de procurar um veterinário apenas pra seguir minhas sugestões, friso que sou apenas um amante dos animais e que testou um novo tratamento, disponível e aplicado por alguns veterinários cujo resultado foi positivo, levando a cura animais diagnosticados com cinomose em fase neurológica, gostaria de ajudar aqueles que também amam seus animais e tenham a infelicidade de ter uma animal infectado por essa doença.
Tenha em mente que se você deseja tentar esse tratamento, você o faz por conta própria, levando em consideração os riscos e efeitos colaterais que o tratamento possa ter.”Fabiano Jr / Erick C.

A CINOMOSE TEM CURA?


R: Sim tem, como toda doença viral, depende muito do sistema imunológico do animal pra vencer a doença, algum fatores são relevantes como o diagnostico precoce juntamente com tratamento correto.
Existem desde tratamentos baseados em vitamina A (essa mesmo que todo mundo conhece) e em Ribavirina (que é um antiviral potente e meio complicado de conseguir), ambos são bastante efetivos. Nas pesquisas realizadas para teste dos tratamentos fica claro que ambos os tratamentos aumentam absurdamente as chances de cura dos animais.”

COMO SE DÁ A CONTAGIO PELO VÍRUS DA CINOMOSE?


R: Pode ser transmitida através de secreções nasais, saliva, fezes, e urina de animais infectados.Assim, se um animal doente espirrar, pode contaminar o ambiente e outros cães que estiverem por perto. Os seres humanos também podem carregar o vírus em suas roupas e objetos até um animal sadio. Outra forma comum de contaminação é por meio de potes de alimentação e água, caixas para transporte, ou quando se entra em contato com materiais contaminados por um cachorro doente, por vezes a contaminação pode ocorrer pelo simples passeio em uma praça ou de um procedimento cirúrgico, fique atento, sempre antes de um cirurgia, certificar-se que seu animal esteja devidamente vacinado contra a cinomose.
Quais são os sintomas?
A Cinomose é a doença mais grave nos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica.
Tanto os animais tratados quanto os não tratados podem desenvolver sintomatologia nervosa, mas esta é mais comum nos últimos. Essa fase nervosa da doença pode ser caracterizada por espasmos musculares (mioclonia) e comportamento fora do normal. Esse “comportamento fora do normal” é provocado pela desmielinização do sistema nervoso, o cão pode se tornar agressivo e não reconhecer o dono. Com o degeneramento avançado da baínha de mielina, o cão pode apresentar paralisia dos membros dianteiros e traseiros devido à fragmentação dos neurônios. Embora hoje em dia muitos Veterinários recomendem a eutanásia de um animal com paralisia pela cinomose (Não recomendo), a acupuntura tem sido um tratamento alternativo bastante utilizado, inclusive mostrando muitos casos de sucesso, utilização de vitaminas do complexo B, B7 também ajudam a regeneração da baínha de mielina.
Como a maioria dos cães infectados ficam com as pupilas dilatadas, ao notar isso é aconselhável manter o cão em local com pouca luz, isso evitará a queima da retina evitando a cegueira.

QUAL E O TRATAMENTO COM A MAIOR INCIDÊNCIA DE CURA EM ANIMAIS INFECTADOS PELA CINOMOSE?

R: O melhor tratamento relatado em pesquisas é o uso de Ribavirina, que tem eficácia comprovada em animais vivos já na fase neurológica da doença de 80% (quando o animal já tem tremores nas patas e dificuldades de coordenacao). Acesse essa pesquisa Dr. Simone (Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia )
Em segundo lugar vem a vitamina A, que tem taxa de cura de 70% a 80%, mas nas pesquisas nao se testou em animais ja na fase neurologica, apenas na fase inicial da doença. Mas sabe-se por experiencia prática que mesmo na fase neurologica a vitamina A aumenta muito as chances de cura de animais na fase neurologica. Acesse essa pesquisa AQUI (Artigo em Inglês).
É importante esclarecer que as doses de vitamina A usadas para tratar cinomose são muito altas e toxicas para humanos, mas a resistencia dos cães a intoxicacao por vitamina A (assim como todos os carnivoros) é muito maior do que a nossa, pesquisas mostraram que é necessário 300.000 UI por quilo de vitamina A durante 3 semanas para causar intoxicacao de cães, de tão alta que é sua resistencia. Acesse essa pesquisa AQUI (Artigo em Inglês). Como as doses para tratamento sao de 10.000 a 20.000 UI por quilo elas sao perfeitamente seguras.
Um dos medicamentos que pode-se encontrar com vitamina A e o Arovit que tem 50.000 U.I por cápsula.A utilização do Dimesol (DMSO) juntamente com a Ribavirina foi responsável nos testes feitos (vide Pesquisa Dr. Simone Mangia) por facilitar a passagem da droga pela barreira hematoencefálica e ajudar na absorção da mesma.
Por experiência prática o melhor tratamento é a combinação da Ribavirina + Dimesol (DMSO) e da vitamina A”
- Testemunho de usuário que aplicaram o tratamento corroboram a eficácia do mesmo.
(Este blog e também outros sites contem testemunhos de usuários que experimentaram o tratamento com sucesso)

MUITOS SITES E VETERINÁRIOS DESCONHECEM O TRATAMENTO COM VITAMINA A E RIBAVIRINA, PORQUE?

R: A área médica está em constante evolução, por isso no decorrer dos anos novas informações e tratamentos surgem requerendo dos profissionais atualizações. O que acontece no caso da cinomose é apenas desatualização, e como o intuito do blog é ajudar a todos que necessitem e/ou se interessem por novas ferramentas para tratar essa terrivel doença vou disponibilizar a todos que se interessam uma serie de artigos científicos contendo tudo o que os veterinarios e proprietarios necessitam saber para tratar a cinomose.

EXISTE CURA PARA O ANIMAL COM CINOMOSE NA FASE NEUROLÓGICA?

R: Sim, segundo novos estudos realizados, o antiviral Ribavirina atua de forma a inibir a multiplicação viral dando assim chance ao sistema imunológico de se recuperar e combater o vírus.

QUAIS OS REMÉDIOS E QUAIS AS DOSES DO TRATAMENTO?

Tratamento Principal
As doses indicadas nas pesquisas sao:
VITAMINA A – 10.000 UI/kg uma ou duas vezes por dia por via oral. A vitamina A é um potente antiviral para virus da familiaPARAMYXOVIRIDAE e tem sido testada com sucesso para tratar alem da cinomose tambem o sarampo. Entao a Vitamina A é sim um remédio, nao a confunda com uma simples vitamina pra ajudar o quadro geral, é um antiviral dos bons. O melhor remédio para conseguir vitamina A é chamado ADE, é um remedio veterinario barato e concentrado.
RIBAVIRINA - 30 mg/kg uma ou duas vezes ao dia por via oral. A Ribavirina é muito utilizada em casos de Hepatite C e é a melhor chance de um animal com cinomose. É um remédio mais forte e por isso mais dificil de conseguir, mas no blog existem dicas de como proceder. Ribavirina é um remedio forte e tem efeitos colaterais, por isso se nao tem condicoes de arcar com os custos de um veterinário é melhor nao usar, pois é preciso bom acompanhamento técnico.
Atualização
DIMESOL (DMSO), já conhecido da primeira publicação da Dr. Simone Mangia, esse medicamento foi responsável nos testes feitos por facilitar a passagem da droga pela barreira hematoencefálica e ajudar na absorção da Ribavirina, deve ser dado juntamente com a mesma.
A dosagem recomendada do Dimesol e de 1ml/Kg ou seja 1ml/kg
Pode ser encontrado em Pet shops e casa Agropecuárias. 
SINVASTATINA – 10 mg/kg nao ultrapassando 120 mg por dose. Sem entrar demais em detalhes técnicos, os astrócitos ficam alertando sobre um “invasor” no cerebro por um periodo após o virus ter sido erradicado, isso nao é bom pois faz o proprio sistema imunológico atacar o cerebro. A Sinvastatina ajuda a controlar os astrócitos e assim a fase neurologica nao é tao forte. A Sinvastatina é o substituto correto dos corticoides.

AQUI (Artigo em Inglês)
Medicamentos de suporte

- Omeprazol (dar 40 min antes da Ribavirina)
- Promun Dog (dar uma colher pelo menos 1 vez ao dia misturado nas refeições)
- Hemocare (Em torno de 1 gota para cada 2 kilos de 12 em 12hs)
- Citoneurim 5000 (vitaminas do complexo B, principalmente a B1 e B12) injetável intramuscular, dia sim dia não em intervalos de 1 semana, ajuda na recuperação dos efeitos e sequelas da cinomose como a falta de locomoção e tiques.
- Ascarideil comprimido em farmácia humana, custa 2 reais)(10mg/kg). Esses comprimidos vendem com 150 ou 80 mg. Melhora e muito a imunidade do animal.

Obs: Para mais dicas e detalhes de como dar a medicação e o alimento no 1 Post do Blog “Compartilhando”

COMO CONSEGUIR A RIBAVIRINA?

R: A Ribavirina e difícil de encontrar, a forma mais fácil de encontra-lo e através do medicamento Virazole (recentemente recebemos informações sobre outro medicamente chamado Rebetol)
. Lembramos que e necessário receita para comprar o Virazole e necessário pedir a um veterinário que solicite esse medicamento por receita.
Ribavirina. virazole no 0800113371 e eles enviam pra você. Mas você tem que conseguir uma receita antes, do jeito que eles solicitam, porque ele é controlado. E eles só tem de 250mg. O preço da caixa com 60cápsulas é em torno de R$95,00
São Paulo:
FONE- 11 50535900
AV. iBIRAPUERA 2120 – MOEMA _SÃO PAULOSAR medicamentos FONE:11-55932200 End: Av Ibirapuera, 2120 18º andar, São Paulo-Sp (Vendem a Ribavirina com o nome Rebetol e Virazole)Para conseguir a medicação Junto ao SAR e necessario enviar um email com todos os dados abaixo, esse modelo foi recebido por um de nossos amigos que ligou na SAR pedindo informação de como comprar a medicação para ser enviada pelos correios.————————————————————————————–
Conforme solicitado, seguem os dados que devem constar na Receita de Virazole 250mg p/ uso veterinário:· Nome do proprietário
· Endereço do proprietário
· Nome do animal
· Raça
· Espécie (gato ou cachorro)
· Tempo de vida
· Nome do medicamento e dosagem – se constar o nome químico, informar também o nome comercial
· Quantidade de caixas
· Posologia
· Dados do emitente (veterinário): carimbo, CRM-V, assinatura e endereço da clínica.
Quando estiver com a receita original, por favor, nos encaminhe por e-mail para receitas@oncoprod.com.br c/ cópia para oncologia@teleaction.com.br para conferência prévia pela farmacêutica.
Atenciosamente,
Erica Menezes
Televendas
Tel: 11 5593-2200
Fax: 11 5593-5174
ericam@teleaction.com.br
———————————————————————————————–
Ribeirão Preto -  Cirúrgica Mafra - (016) 2132 5000 - fazem entrega, é necessário enviar a receita por correio.
FONE: 5593-2200 ONCOPROD DISTR. PROD. HOSPITALARES
AV. iBIRAPUERA 2120 – MOEMA  SÃO PAULO
Goiânia:
Ligmed Tele-vendas (62) 4002 4400
Brasília
 Pode-se encontrar o VIRAZOLE (Ribavirina) nas seguintes farmácias:
- DROGAFUJI (http://www.drogafuji.com.br/virazole-250mg-60cps.html), ao custo de R$ 75,66. Porém, apesar de constar no site, ele não está disponível nas farmácias da rede.
- Ligmed (http://www.ligmed.com.br/virazole-250mg-com-60-capsulas.html), ao custo de R$ 85,12, pode ser encontrado na farmácia da CRS 513 Sul, Bloco A, na W3 Sul.
Segue os dados dos Laboratorios:
RIBAVIRINA
VIRASOLE – Fabricante: Uci Farma
Tel: 0800 191 2961RIBAVIRON C – Fabricante: Biolunis Farmacêutica Ltda.
Vendas e distribuição – Tel: (0xx11) 6352.1717RIBAVIRINA – Fabricante: Laboratório Biosintética
A venda em farmácias especializadas
Informações: Biosintética Assistance: 0800-701 6900RIBAVIRIN – Fabricante: Blaüsiegel
A venda em farmácias especializadas
Telefone: (11) 4615-9400Rebetol (Ribavirina) – Fabricante: Splough
cáps. 200 mg cx. c/ 60 un.
Sites
http://www.ligmed.com.br/ e procure por Virazole e veja as formas de comprar ou entrar e contato com eles.Tente também nesse site:
http://www.maispreco.com/preco/ribavirinahttp://www.oncoprod.com/ (procure por Virazole)
Para aqueles que encontraram em outras regiões do país, deixar nos comentários os lugarem, telefones, sites que encontraram para que outros usuários também possam comprar.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS SÃO:

- Não use corticoides. Dexametasona, Prednisolona, etc. Eles baixam a imunidade do animal e o matam mais rapido. O remedio correto nesses casos são é a Sinvastatina, pois ela age apenas nos astrócitos (células do cerebro que são responsáveis pela fase neurológica da doença).
- Sempre que possível mantenha o animal doente isolado do resto pra evitar o contagio. Cinomose é transmitida pela saliva e pela urina, então mantenha vasilhas de agua e comida seperadas tambem.
- Prepare comidas apetitosas. O animal perde o apetite por conta do mal estar e é importante dar ao animal o que ele quiser comer para mante-lo com forças.- Dar alimentos calóricos antes de dar a ribavirina, uma sugestão e dar carne.
- Faça o animal comer e beber água. Use comidas pastosas e seringas grandes (10 ou 20ml, outras entopem muito) a utilização de recipientes maiores (frascos tipo de ketchup) para animais de maior porte também ajudam para forçar a alimentação e a hidratação se preciso for. Mas lembre-se de ser PACIENTE, pois o animal está fraco e sofrendo, não se apresse ou ele pode engasgar e vomitar, isso prejudica o tratamento e faz o animal sofrer ainda mais.
- Se após o início do tratamento com a Ribavirina o animal começar com vômitos, pare por um ou dois dias ate o animal voltar a comer e inicie o tratamento novamente com a dosagem correta, uma outra opção já experimentada por min e o aumento progressivo da dosagem após o quadro de vômito.(inicia-se com 1/3 da dosagem no primeiro dia 2/3 no segundo e dosagem completa no terceiro dia)
- NUNCA use receitas caseiras e de sites da internet (auto transfusão é um exemplo de absurdo que circula na internet). Afirmações sobre tratamentos são coisas sérias, por isso esse blog tem seu conteudo baseado em pesquisas sérias e fornece todas as fontes a quem quiser verficar e se aprofundar no assunto.
Fontes:
- The HMG-CoA reductase inhibitor, atorvastatin, promotes a Th2 bias and reverses paralysis in central nervous system autoimmune
Artigo sobre a eficiência da SINVASTATINA - AQUI (Artigo em Inglês)
fonte: http://pinrj.wordpress.com/
 
- In vitro efficacy of ribavirin against canine distemper virus.
O artigo In vitro efficacy of ribavirin é uma pesquisa que testa a eficiência da ribavirina in vitro, foi ela que motivou a pesquisa in vivo da Dr. Simone Henriques Mangia. - AQUI (Artigo em Inglês)
- TRATAMENTO EXPERIMENTAL DE CÃES NATURALMENTE
INFECTADOS COM O VÍRUS DA CINOMOSE NA FASE NEUROLÓGICA
COM O USO DE RIBAVIRINA E DIMETIL-SULFÓXIDO (DMSO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão