sexta-feira, 28 de março de 2014

Estudo revela que as cabras são muito inteligentes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um novo estudo revela que as cabras são mais inteligentes do que se pensava. Elas conseguem resolver rapidamente uma tarefa complicada e se lembrar dela 10 meses depois, segundo a pesquisa, publicada na revista Frontiers in Zoology.
“A velocidade com que as cabras concluíram a tarefa 10 meses depois, em comparação com o tempo que levaram para aprendê-la, indica uma excelente memória de longo prazo “, afirma a co-autora do estudo, Elodie Briefer, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique.
Briefer e seus colegas treinaram uma dúzia de cabras para pegar um alimento em uma caixa por meio de uma sequência encadeada de passos. Primeiro, as cabras tinham que puxar uma alavanca com a boca e, em seguida, levantá-la para liberar a comida.
A capacidade dos caprinos de lembrar da sequência foi testada após um mês, e novamente depois de 10 meses. Elas aprenderam a tarefa em 12 tentativas e levaram menos de dois minutos para se lembrar da sequência.
Algumas das cabras observaram outra cabra demonstrar a tarefa antes de executá-la, mas isso não pareceu afetar os resultados.
“Descobrimos que as cabras que não viram as demonstrações aprenderam tão rapidamente quanto as que viram”, conta Briefer. “Isso significa que as cabras preferem aprender por conta própria”.
O novo estudo é o primeiro a investigar como cabras aprendem tarefas complexas. Essa facilidade pode explicar porque esses animais se adaptam com tanta facilidade a ambientes inóspitos e são tão bons em encontrar plantas comestíveis.
“Nossos resultados desafiam a falsa concepção de que as cabras não são animais inteligentes”, afirma o co-autor Alan McElligott, da Escola de Ciências Biológicas e Químicas Queen Mary. “Elas têm a capacidade de aprender tarefas complexas e recordá-las por um longo tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão