sábado, 1 de março de 2014

Golfinhos e baleias têm seus direitos reconhecidos em Malibu (EUA)

dolphins
Golfinhos e baleias são frequentemente vistos nadando na costa da ensolarada Malibu, Califórnia. Mas agora, em um movimento histórico que pretende elevar o status desses visitantes marinhos, a comunidade local emitiu uma proclamação oficial afirmando que eles também merecem direitos básicos. As informações são do The Dodo.
Segundo a declaração, aprovada pelo conselho da cidade e assinada pelo prefeito Joan House, baleias e golfinhos “são criaturas altamente inteligentes e emotivas … e, portanto, merecem o direito de sua própria liberdade e vida.”
Esta é a primeira proclamação deste tipo nos Estados Unidos e pode ser considerada simbólica. A vereadora Dra. Laura Rosenthal diz que o objetivo é inspirar os outros a “pensarem sobre estas questões de uma forma mais profunda e mais significativa e, assim, mudar o comportamento.”
Em outros lugares, os governos já começaram a mudar a forma como esses animais são julgados. No ano passado, as autoridades da Índia ofereceram um reconhecimento semelhante ao declarar que os golfinhos devem ser considerados pessoas não-humanas.
“Eu acho que a maioria das pessoas pode concordar que os golfinhos merecem esse direito (de suas próprias vidas), mas muitos desconhecem que os mesmos são considerados propriedade legal. Isso precisa mudar”, diz Laura Bridgeman do International Marine Mammals Project.
O momento do anúncio é também significativo. Nos últimos meses muito foi discutido sobre a infame caça de golfinhos de Taiji  e o crescente debate sobre a exploração de animais em cativeiro em lugares como SeaWorld – dois casos notáveis nos quais estes animais têm negados os seus direitos, que Malibu defende que devem ser respeitados.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão