sexta-feira, 14 de março de 2014

Governo de Volta Redonda (RJ) autoriza a realização da prova de três tambores

tambor
O governo da cidade de Volta Redonda (RJ) autorizou a realização da prova de três tambores, durante a XVII Festa do Peão programada para os dias 11 a 13 de abril. Tal prova fere a Lei Municipal 4.890, aprovada em 2012, que proíbe a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras de boi ou qualquer evento com a “utilização de bovinos, equinos em que há provas ou exibição de montaria, laço perseguição, derrubada, puxada, tourada, ferimento, mutilação, constrangimento à integridade física, psicológica, submissão a estresse ou qualquer forma de subjugação dos animais, com ou sem utilização de instrumentos que lhes causem dor ou desconforto”. As informações são da ONG Vira-Lata.
Três tambores é uma competição na qual um cavalo montado pelo competidor deve passar, no menor espaço de tempo possível e sem penalidades, por três tambores dispostos em forma de triângulo e colocados a certa distância uns dos outros. É uma prova de montaria que o cavaleiro instiga o animal para que ele realize um percurso irregular, com curvas de 360°, com a máxima velocidade possível.
Os cavalos são “incentivados” por açoites e esporadas no baixo ventre, além de outras agressões, são obrigados a ganhar velocidade em um terreno não preparado para tal, em meio ao som ensurdecedor de fogos de artifício, gritos do locutor, holofotes, além de uma multidão agitada e alcoolizada que o cerca por todos os lados.
Um vídeo postado online mostra uma competição realizada em 2011 pela mesma empresa da festa de Volta Redonda, a Falcão Top Team, em Paty do Alferes (RJ), na qual um cavalo morreu em plena arena durante a realização da prova. O animal aparece completamente imóvel, deitado no chão, enquanto os peões usam varas para fazer com que ele se levante.
Assine a petição contra a realização da prova e manifeste sua indignação ao prefeito Antônio Francisco Neto:
E-mail: prefeito@vr.rj.gov.br
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão