sexta-feira, 14 de março de 2014

O Mercado de Carne insalubre


De onde vem nossa comida vem? Muitas vezes a resposta é Tyson Foods, fábrica de carne da América.
Tyson, uma das 100 maiores empresas do país , abate 135 mil cabeças de gado por semana, juntamente com 391 mil porcos e um surpreendente 41 milhões de galinhas. Quase todos os americanos comem regularmente carne Tyson - em casa, no McDonalds, em uma cafeteria, em uma casa de repouso.
"Mesmo que Tyson não produzir uma determinada peça de carne, o consumidor é realmente só escolher entre as diferentes versões da mesma carne commodity, frango e carne de porco que é produzido através de um sistema Tyson foi pioneiro", diz Christopher Leonard , um jornalista de longa data do agronegócio , em seu novo livro sobre Tyson chamado "The Racket Carne".
O livro de Leonard afirma que um punhado de empresas, liderado por Tyson, controlar a nossa indústria de carne de modo a aumentar as preocupações sobre o impacto em animais e humanos, enquanto rasgando o tecido da América rural. Muitos criadores de frangos nem sequer tenho as galinhas que levantam ou saber o que está na alimentação. Eles só levantar a aves em contrato para Tyson, e muitos lutam para ganhar a vida.
Preocupados com o domínio do oligopólio da carne da América rural, o presidente Barack Obama realizou um impulso a partir de 2010 para reforçar a supervisão antitruste da indústria da carne e tornar mais fácil para os agricultores de processar frigoríficos. O objetivo era grandioso: criar uma "nova economia rural" para capacitar agricultores individuais.
Lobistas Big carne utilizada seus amigos no Congresso para esmagar esforço regulatório do governo Obama, que entrou em colapso em "fracasso espetacular", escreve Leonard.
O cultivo da fábrica tem muitas consequências devastadoras, mas é justo reconhecer que beneficiou nossos bolsos. Quando o presidente Herbert Hoover sonhou em colocar "uma galinha em cada panela" frango foi um prato de luxo mais caro do que a carne. Em 1930, o frango inteiro vestido vendido por $ 6,48 o quilo, em moeda de hoje, de acordo com o Conselho Nacional de frango . No ano passado, em parte por causa de Tyson, frango vendido por um preço médio de 1,57 dólares por libra - muito menos do que a carne.
Custos desceu em parte porque criadouro científico reduziu o período de tempo necessário para levantar um frango para o abate em mais da metade desde 1925, assim como o peso de um frango dobrou. A quantidade de ração necessária para produzir um quilo de frango também caiu drasticamente.
E, no entanto.
Este sistema de agricultura industrial também impôs enormes custos de três tipos.
Primeiro, ele tem sido uma catástrofe para os animais. Galinhas são criadas para crescer seios enormes para que, como adultos que derrubar a frente e mal consegue respirar ou ficar em pé.
"Essas aves são essencialmente criados para sofrer", diz Laurie Beacham da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, que argumenta que há uma crueldade inerente em levantar estas "explodindo galinhas."
Revista Poultry Science calculou que, se os seres humanos cresceu no mesmo ritmo como galinhas modernas, um ser humano com a idade de dois meses, pesaria 660 £.
Em segundo lugar, a criação industrial põe em risco a nossa saúde. Robert Martin, da Escola Bloomberg de Saúde Pública Johns Hopkins observa que uma fazenda com 10 mil porcos produz tanto lixo fecal como uma pequena cidade com 40 mil pessoas, mas a operação de porco não terá uma estação de tratamento de resíduos. De fato, os porcos em um único condado da Carolina do Norte produzem metade do lixo como todas as pessoas em Nova York, diz Martin.
Outra preocupação para a saúde é que os antibióticos são rotineiramente administradas aos animais e pássaros para ajudá-los a crescer rapidamente em lotadas, condições sujas. Isso pode levar a infecções resistentes aos antibióticos, que atingem dois milhões de americanos anualmente (uso excessivo de antibióticos em pacientes humanos também é um fator, masquatro quintos dos antibióticos na América ir para animais de fazenda ).
Em terceiro lugar, este modelo industrial levou a um esvaziamento da América rural. O coração fica com alguns magnatas e um grande número de pessoas que lutam nas margens.
Leonard escreve em seu livro que, em 68 por cento dos municípios onde opera Tyson, a renda per capita cresceu mais lentamente ao longo das últimas quatro décadas do que a média no estado. Podemos pensar da América rural como uma pastoral Halcyon de celeiros vermelhos e os Waltons, mas hoje é também uma terra de desemprego, pobreza, desespero e metanfetaminas.
É fácil criticar o atual modelo de agricultura industrial, muito mais difíceis de delinear uma alternativa viável. Voltando à estrutura rural representada pela fazenda da família ineficiente em que eu cresci em Oregon não é uma solução, então nós estaríamos de volta para $ 6,48-a-quilo de frango.
Mas um ponto de partida é reconhecer sem rodeios que o nosso sistema alimentar industrial é insalubre. Ele privatiza ganhos, mas socializa os custos de saúde e ambientais. Esta recompensa acionistas - preço das ações da Tyson quadruplicou desde o início de 2009 -, mas pode ser medonho para os animais e os seres humanos que toca. Carne industrial tem um sabor acre.
fonte: nytimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão