sexta-feira, 21 de março de 2014

Organizações cobram proteção para animais


Integrantes do movimento de defesa dos direitos animais acamparam esta semana, por uma hora, na Secretaria de Governo e Participação Social, na Prefeitura do Recife, para serem ouvidos pelo secretário Sileno Guedes. O ato foi um protesto porque uma reunião para apresentar uma série de queixas sobre as ações desenvolvidas pela equipe da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), foi adiada. Diante de informações não confirmadas da saída do secretário da Seda, Rodrigo Vidal, com o objetivo de disputar eleições para deputado federal, o grupo reivindica, entre outras coisas, que um suposto próximo ocupante do cargo tenha experiência comprovada na defesa dos animais, assim como os outros profissionais ligados à secretaria. Também pedem a criação de um conselho gestor.
A discussão acontece em meio a uma realidade onde mais de 80 mil animais, entre cães e gatos, estão abandonados nas ruas do Recife. Um documento com cinco páginas, assinado por 14 entidades, deve ser entregue hoje a Sileno Guedes. O material aponta a ausência de uma política de controle de natalidade de cães e gatos; falta de campanhas de respeito aos animais; e disponibilização de animais não castrados em eventos de adoção. Os ativistas sugerem que sejam feitas cirurgias em ambiente da secretaria e não no Centro de Vigilância Ambiental.
“Existe uma demanda social para o município cuidar dos animais e a prefeitura não pode fechar os olhos para isso”, afirmou Romero Morais, do Conselho Gestor do Centro de Vigilância Ambiental e da Frente Popular de Defesa Animal.
Em entrevista ao portal Diário Pernambucano, o secretário disse que não está confirmado seu afastamento e que tem feito uma gestão com resultados. Também classificou os autores das críticas de “invejosos políticos”. Entre as ações da Seda, destacou o projeto de construção do Hospital Veterinário Público, o primeiro do Norte/ Nordeste, que deverá ser inaugurado no início de 2015; campanhas educativas que vem realizando em escolas sobre o respeito aos animais; ações de castração que já alcançaram 900 animais; criação da Central de Denúncias de Maus-tratos; e aquisição de um terreno em Gravatá para abrigar animais de tração maltratados na capital, a partir de abril. Ele disse, ainda, que a distância de até cinco meses entre o agendamento e a castração do animal deve ser reduzida com a contratação de mais quatro veterinários.
Queixas
Não existe uma política de controle de natalidade para que a superpopulação de cães e gatos possa diminuir gradativamente
Não há campanhas educativas para a população com relação aos animais
O projeto de tração animal não foi discutido com a defesa animal
Ausência de Rodrigo Vidal nas reuniões do Conselho Gestor do CVA
Os eventos de adoção de animais, promovidos pela secretaria, não têm exigido que os animais doados sejam castrados ou esterilizados
Respostas do secretário
O secretário afirma que cerca de 900 animais já foram castrados em sua gestão, através de agendamento no Centro de Vigilância Ambiental (CVA)
O secretário afirma que equipes fazem visitas a escolas para orientar sobre o respeito aos animais
O secretário afirma que o assunto foi discutido desde o início da gestão, inclusive com realização de audiência pública na Câmara de Vereadores, em 4 de abril de 2013
O secretário afirma que somente faltou uma vez porque prestou socorro à mulher que está gestante
O secretário afirma que existe apenas orientação para o novo tutor providenciar a castração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão