sexta-feira, 28 de março de 2014

Presença de turistas causa estresse em gorilas selvagens

gorila
Para o viajante que tem a esperança de vislumbrar gorilas africanos, uma viagem de ecoturismo – muitas vezes descrita como uma viagem de baixo impacto que apoia a conservação – pode parecer o ideal para as férias. Mas um novo estudo descobriu que os ecoturistas causam desconforto nos macacos selvagens, colocando os animais em risco de doenças relacionadas com o estresse. As informações são do The Dodo.
A chave para entender a ansiedade macaco, ao que parece, está nas fezes desses animais. Um grupo de pesquisadores europeus coletou fezes de gorilas de uma floresta na República Centro-Africana para medir os hormônios do estresse no excremento. Ao comparar diferentes grupos de gorilas – alguns que freqüentemente encontram turistas e outros que nunca viram seres humanos – os cientistas descobriram uma ligação entre estresse e turismo.
Gorilas que nunca se encontraram com turistas apresentaram os menores níveis de hormônios do estresse. Mas em locais visitados pelos seres humanos, os níveis hormonais dos macacos residentes estavam altos – particularmente dentro das duas primeiras semanas de contato.
Os níveis de estresse alcançaram picos quando os turistas chegavam muito perto dos animais. Embora o ecoturismo tenha adotado regulamentos destinados a manter os seres humanos a pelo menos 20 metros de distância de gorilas, a regra é frequentemente desrespeitada. Aumentar a distância da zona de aproximação entre o macaco e o turista – e respeitá-la – vai manter esses primatas, ameaçados de extinção, calmos e saudáveis, dizem os cientistas.
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão