sexta-feira, 28 de março de 2014

Protesto vai apoiar projeto que proíbe uso de animais em testes para cosméticos em Curitiba (PR)


Partidários da proibição do uso de animais em testes para desenvolvimento de cosméticos, higiene pessoal e perfumes promovem, neste sábado (29), uma manifestação a partir das 9 horas, saindo da Praça Santos Andrade, em direção à Boca Maldita, no centro de Curitiba. O ato visa apoiar projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Stephanes Junior (PMDB), que proíbe tais práticas em todo o território paranaense. As manifestações ocorrerão simultaneamente em várias cidades do Estado.
No final de janeiro deste ano, o governo de São Paulo sancionou a Lei 777/2013 que proibiu o uso de animais em tais experimentos. Já, a Comissão Europeia anunciou no dia 11 de março o fim da experimentação e testes em animais para todos os produtos cosméticos comercializados na União Europeia. A decisão de interdição entrou em vigor imediatamente e marcou o final de um longo processo jurídico e social, no qual shampoos, perfumes, cremes, sabonetes, entre outros produtos que tenham sido ou venham a ser objetos de experimentação em animais passaram a ter o comércio totalmente proibido.
Esse exemplo de inovação responsável afrontou o poder econômico das indústrias européias de cosméticos e mostrou ao mundo um cenário promissor aos animais, aos consumidores e a indústria da beleza ética. Tanto é verdade que países como a Índia e Israel, bem como uma grande empresa japonesa também se mostraram sensíveis à questão, evidenciando apoio e interesse em seguir o exemplo europeu.
No Brasil, a proibição do uso de animais em testes na Europa somou-se a repercussão internacional do caso sobre cães da raça beagle retirados por defensores dos animais do Instituto Royal, local em que estavam confinados para servir a testes e, mais uma vez, trouxe à tona temas complexos como o confronto da legalidade e aplicabilidade da lei, da moralidade e da ética.
A manifestação deste sábado visa demonstrar o protesto contra a redução dos animais a meros recursos ou objetos de uso e de experimentos. Todas as pessoas interessadas na defesa dos animais estão convidadas a participar.
Fonte: PMDB Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão