quarta-feira, 9 de abril de 2014

Animais presos há 6 meses em casa vazia no DF são resgatados

Cachorro preso em residêndia do Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução)Cachorro preso em residência no Distrito Federal
(Foto: TV Globo/Reprodução)
Oito gatos e um cachorro que estavam há pelo menos seis meses presos dentro de uma casa abandonada em Sobradinho II, no Distrito Federal, foram retirados do local no fim da tarde desta terça (9). A ação foi feita em parceria entre a Polícia Ambiental e a Associação Protetora dos Animais (Proanima). Policiais precisaram pular o muro da casa para retirar os bichos.
Durante o tempo em que estiveram presos, os animais foram alimentados por vizinhos. O cão ficava em outro cômodo da casa, separado dos gatos. Moradores ofereciam comida ao animal pela janela quebrada do quarto. Pelas imagens é possível ver que o cachorro vivia em condições precárias, com comida estragada e cercado por materiais de construção acumulados.
Os bichos foram levados para uma clínica veterinária. Alguns precisaram passar a noite tomando soro. De acordo com a associação, havia cinco gatas e três gatos. Durante a retirada, outros dois gatos fugiram, mas a associação ainda espera capturá-los.
O chão é completamente coberto de fezes e restos de comida, o cheiro é insuportável, e os animais naquele ambiente, que é insalubre até para pessoa que está passando do lado. Fiquei sentindo o cheiro até tarde da noite"
Simone Lima, diretora do Proanima
"Todos foram levados para uma clínica parceira e estão em avaliação no veterinário. Vão tomar todas as vacinas, vermífugo, tratamento contra pulga para não infestar a clínica e vamos agendar todas as cirurgias para serem castrados", disse.
De acordo com Simone, a dona da casa vai responder a processo judicial por maus-tratos. "Ela foi localizada, mas quem está em contato com ela é só a polícia. Ela aparentemente aparece lá de vez em quando, supostamente esteve lá anteontem e jogou uma pilha de imundice para o lado de fora", disse.
A protetora disse que, em todos os anos atuando como protetora de animais, nunca viu situação tão desagradável. "O chão é completamente coberto de fezes e restos de comida, o cheiro é insuportável, e os animais naquele ambiente, que é insalubre até para pessoa que está passando do lado. Fiquei sentindo o cheiro até tarde da noite", disse.
A retirada dos animais só ocorreu depois que a Polícia Civil expediu o mandado autorizando a entrada da Polícia Ambiental. "Se há risco de morte iminente, existe a possibilidade jurídica de entrar em domicílio", afirmou.
A associação disse que vai fazer uma triagem entre os candidatos à adoção, para se certificar que um futuro adotante não abandone os bichos ou seja também um "colecionador de animais", como a dona da casa abandonada. De acordo com a diretora, os novos donos deverão se responsabilizar pelos bichos perante à Justiça, já que a dona da casa será processada.
"Tem que fazer o lado de maus-tratos. Não é só arrombar, levar os animais e sumir", disse. "Cada vez que tem audiência, é preciso apresentar como está o animal, porque muitas vezes ele é objeto de disputa, então o adotante tem que saber isso. Sempre aparecem centenas de pessoas querendo ficar, mas muita gente dá para trás."
fonte:g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão