François Hollande exclui a possibilidade de alterar o estado do animal, como exigido por alguns intelectuais, em uma entrevista com o semanário La France Agricole na sexta-feira, na véspera da abertura da exposição da agricultura.
"No código rural, em especial, o animal já é considerado um ser senciente. Por que acrescentar outras considerações? " , diz o Presidente da República. Segundo ele,"muitos esforços têm sido feitos para o bem-estar animal, sem a necessidade de traduzir em lei" , diz ele. E abate, "nós temos que ter certeza de que as condições não sofrem respeito" , acrescenta.
fpnte:
Em outubro, vinte intelectuais, filósofos, escritores, historiadores e cientistas franceses haviam reivindicado em uma clara m
udança do status dos animais no Código Civil. Entre os 24 signatários eram filósofos Michel Onfray e Luc Ferry, o escritor Erik Orsenna, da Academia Francesa, astrofísico Hubert Reeves e Matthieu Ricard, um monge budista e médico de genética celular.
O Código Civil, em seu artigo 528 , considera os animais como propriedade pessoal (bem como objetos). O texto do manifesto, publicado no site da Fundação 30 milhões de Amigos , alegando "uma evolução do regime jurídico dos animais no Código Civil reconhece sua natureza ser sensível" .
fonte: liberation.fr