sexta-feira, 4 de abril de 2014

Homenagem – Prefeitura lembrará 10 anos de morte de Padre Vieira


Capa - livro do Padre Antônio Vieira - "O jumento nosso irmão"
Capa – livro do Padre Antônio Vieira – “O jumento nosso irmão”
O escritor e padre varzealegrense, Antônio Batista Vieira, será homenageado com uma amostra de sua obra pela passagem do 10º ano de sua morte, que ocorreu exatamente em 19 de abril de 2003. Haverá palestras com o professor Dagoberto Diniz e com o médico e escritor, José Flávio Vieira, sobrinho do homenageado e ocupante de uma cadeira no Instituto Cultural do Cariri, sendo que este teve como um de seus fundadores o próprio padre.
A I Amostra Padre Vieira – Sua Obra Literária - é coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Secretaria de Educação e da AVL – Academia Varzealegrense de Letras. O evento será nesta sexta-feira, 19, no auditório da Escola Dr Pedro Sátiro, a partir das 19h00 e será aberto ao público. A ideia é mostrar à população as suas principais obras literárias, além de crônicas e textos.
padre vieiraPadre Vieira nasceu na comunidade de Cristo Rei, distrito de Calabaça, neste município. Tornou-se conhecido em todo o Brasil pela sua defesa ferrenha do jumento e do meio-ambiente. Nos últimos anos, com o fortalecimento da cultura local, houve uma preocupação da administração pública em resgatar seus valores culturais, entre os quais está incluído Antônio Vieira. Para torná-lo mais conhecido e mais presente na memória do povo de Várzea Alegre, foi erguido um monumento em uma praça, no bairro Alto do Tenente, onde a sua imagem está ladeada à figura de um jumento, animal que ele tanto defendeu.
Figura das mais importantes para a cultura local, o padre inspirou música, já foi tema de escola de samba, de debates em rádio e em outros tantos eventos que perpetuam o seu nome na história.
adre Antônio Batista Vieira e o sobrinho Aldenizio Correia. Foto: Blog do Sanharol
Padre Antônio Batista Vieira e o sobrinho Aldenizio Correia. Foto: Blog do Sanharol
fonte:varzeaalegre.ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão