domingo, 13 de abril de 2014

Precisamos de um boicote ao estilo apartheid para salvar o planeta

Temos de parar a mudança climática. E nós podemos, se usarmos as táticas que trabalharam na África do Sul contra as piores emissores de carbono



Combustíveis fósseis Keystone XL

"Os impactos negativos da Keystone XL vai afetar todo o mundo, o nosso mundo compartilhado, o único mundo que temos. " Foto: Sue Ogrocki / AP
Vinte e cinco anos atrás, as pessoas poderia ser desculpado por não saber muito, ou fazer muito, sobre a mudança climática. Hoje não temos desculpa. Não mais pode ser descartada como ficção científica; já estamos sentindo os efeitos.
É por isso que, não importa onde você vive, é lamentável que os EUA está debatendo se deve aprovar um oleoduto maciça transportar 830 mil barris de petróleo mais sujo do mundo desde o Canadá até o Golfo do México . Produzir e transportar essa quantidade de petróleo, através do oleoduto Keystone XL, do Canadá poderia aumentar as emissões de carbono em mais de 30%.
Se os impactos negativos do gasoduto afetaria apenas o Canadá e os EUA, podemos dizer boa sorte para eles. Mas vai afetar o mundo inteiro, o nosso mundo compartilhado, o único mundo que temos. Nós não temos muito tempo.
Esta semana, em Berlim, cientistas e representantes públicos foram pesando as opções radicais para reduzir as emissões contidas no terceiro relatório do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática. linha de fundo é que temos 15 anos para tomar as medidas necessárias. O cavalo pode não ter aparafusado, mas é bem no seu caminho através da porta do estábulo.
Quem pode pará-lo? Bem, nós podemos, você e eu E não é apenas isso, podemos parar com isso, nós temos a responsabilidade de fazê-lo.É uma responsabilidade que começa com Deus comandando os primeiros habitantes humanos do jardim do Éden " para o cultivar e guardar ". Para mantê-lo; não abusar dela, não para destruí-lo.
O gosto de "sucesso" em nosso mundo enlouquecido é medido em dólares e francos e rúpias e ienes. Nosso desejo de consumir qualquer e tudo de valor perceptível - para extrair todas as pedras preciosas, cada grama de metal, cada gota de óleo, cada atum no oceano, cada rinoceronte no mato - não conhece limites. Vivemos em um mundo dominado pela ganância. Nós permitimos que os interesses do capital para compensar os interesses dos seres humanos e da nossa Terra.
Ao longo da minha vida eu acreditava que a única resposta apenas à injustiça é o que Mahatma Gandhi chamado de "resistência passiva" .Durante a luta anti-apartheid na África do Sul, com boicotes, desinvestimento e sanções , e apoiada por nossos amigos no exterior, que não só eram capazes de aplicar a pressão econômica sobre o estado injusto, mas também a pressão moral grave.
É claro que os países e as empresas, principalmente responsáveis ​​pela emissão de carbono e acelerando a mudança climática não são simplesmente vai desistir; eles estão a fazer muito dinheiro. Eles precisam de um monte de persuasão dos gostos de nós. E não precisa necessariamente envolver negociação em nossos carros e comprar bicicletas!
Há muitas maneiras que todos nós podemos lutar contra as alterações climáticas: por não desperdiçar energia, por exemplo. Mas estas medidas individuais não fará uma diferença grande o suficiente no tempo disponível.
Pessoas de consciência precisa quebrar seus laços com as corporações que financiam a injustiça da mudança climática. Podemos, por exemplo, eventos de boicote, equipes esportivas e programação de mídia patrocinada por empresas de energia de combustíveis fósseis. Nós podemos exigir que os anúncios de empresas de energia carregam advertências de saúde. Podemos incentivar os mais de nossas universidades e municípios e as instituições culturais para cortar seus laços com a indústria do combustível fóssil. Podemos organizar dias sem carros e construir a consciência da sociedade mais ampla. Podemos pedir nossas comunidades religiosas de falar.
Podemos incentivar activamente empresas de energia para gastar mais de seus recursos no desenvolvimento de produtos de energia sustentável, e podemos premiar as empresas que fazem isso usando seus produtos. Podemos pressionar nossos governos a investir em energia renovável e deixar de subsidiar os combustíveis fósseis. Sempre que possível, podemos instalar nossos próprios painéis solares e aquecedores de água.
Nós não podemos necessariamente falir o combustível fóssil indústria.Mas podemos tomar medidas para reduzir a sua influência política, e manter aqueles que arrecadar os lucros responsáveis ​​por limpar a bagunça.
E a boa notícia é que não temos que começar do zero. Os jovens de todo o mundo já começaram a fazer algo sobre isso. A campanha de desinvestimento de combustíveis fósseis é o que mais cresce campanha corporativa de seu tipo na história.
No mês passado, o Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra votou esmagadoramente a rever a sua política de investimento em relação às empresas de combustíveis fósseis, com um bispo referindo-se a mudança climática como "o grande demônio do nosso dia." Já algumas faculdades e os fundos de pensão têm declarado que eles querem que os seus investimentos sejam congruentes com suas crenças .
Não faz sentido investir em empresas que prejudicam o nosso futuro.Para servir como guardiões da criação não é um título vazio; ele exige que agimos, e com toda a urgência desta situação terrível exige.
fonte<theguardian.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão