segunda-feira, 7 de abril de 2014

Presidente do Uruguai recebe ONG vegana e propõe levar alimentação sem produtos de origem animal às escolas do país

1
José Mujica tem 78 anos e comanda o governo do Uruguai, uma das potências da América Latina. Quando jovem, Mujica foi guerrilheiro, preso político e passou sua vida lutando por um país melhor. Mesmo hoje, no mais alto cargo do governo, Mujica chama a atenção por não ostentar riqueza ou poder. Muito pelo contrário, ele faz questão de demonstrar que precisamos de pouco para sermos felizes.
Como presidente, Mujica tem o merecido salário de cerca de R$ 25.000,00, mas doa 90% para ONGs que cuidam de pessoas carentes. Com o que resta, ele e sua esposa vivem de forma modesta, em uma chácara, com uma renda de cerca de R$ 2.500,00. O único bem que o presidente do Uruguai tem em seu nome é um automóvel fusca ano 1987. A pequena chácara onde e ele e a esposa plantam legumes e hortaliças é propriedade dela. O excesso da produção de vegetais é comercializada em mercados locais. Sim, um presidente que planta e vende produtos da terra, incentivando com seu exemplo o comércio familiar e local.
Além do estilo de vida incomum para um presidente, Mujica foi citado em noticiários do mundo todo, após conseguir a aprovação da descriminalização do uso da maconha e do aborto em seu governo. Ciente da polêmica destas decisões, ele tem sempre sólidos e conscientes argumentos para os críticos.
Personalidades e até astros do rock como a banda norte-americana Aerosmith já fizeram questão de conhecer o presidente do Uruguai, visitando Mujica e rasgando elogios sobre seu jeito de governar o país.
Quando conheceu a história do presidente do Uruguai, o diretor da Food For Life Global –FFLG (Comida para a vida global), Paul Rodney Turner, decidiu que precisava conhecê-lo. Desde 1974, a FFLG trabalha para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, apenas oferecendo comida livre de crueldade, ou seja, comida vegana. Hoje, a ONG serve diariamente mais de 3 milhões de refeições em dezenas de países, levando comida a quem precisa e também divulgando o estilo de vida vegano.
Quando Paul Turner decidiu que queria muito conhecer Mujica, restava apenas um detalhe: como? Foi então que Juliana Castaneda, diretora colombiana da ONG e assistente de Paul, lembrou que conhecia uma pessoa no Uruguai. Esta pessoa é Pepe Mansilla, um influente repórter esportivo de TV local. A FFLG tem sede nos EUA e foi lá que os diretores da ONG souberam que Mansilla havia conseguido que Mujica experimentasse um almoço vegano feito por eles. Paul Turner e Juliana Castaneda viajaram para o Uruguai e, no dia 25 de março, cozinharam para o presidente e para o Ministro do Desenvolvimento Social. Na mesa também estava o responsável pelo encontro, Pepe Mansilla.
O menu foi variado e agradou a todos. Tomates grelhados, curry de abóbora, sopa de lentilhas, arroz com um toque de limão, pães indianos, samosas com chutney de manga, salada de abacate, smoothie de manga, creme de coco e, para finalizar, sorvete de chocolate com menta. Tudo livre de ingredientes de origem animal, claro. Mujica comeu de tudo um pouco, mas ficou especialmente surpreso com o sabor da sopa de lentilhas e do smoothie de manga, do qual ele bebeu cinco copos.
Durante o almoço, os representantes da ONG exibiram um filme de 10 minutos que explica o trabalho que desenvolvem no mundo todo. O presidente ficou impressionado e disse que quer a presença da Food For Life Global no Uruguai e que as portas estão abertas:
“Nós não temos educação sobre o que comer. Comemos muita carne e a população fica o tempo todo doente. Precisamos mostrar o que realmente precisamos comer. As portas estão abertas para a Food For Life. Vamos cooperar para trazer refeições saudáveis para as crianças nas escolas.” – Disse Mujica.
A carta branca do presidente para a Food For Life Global atuar no Uruguai empolgou a ONG, que já nomeou Pepe Mansilla como representante no país. Ao que parece, uma aproximação prática entre a ONG e o governo é certa e deve acontecer em breve.
Mujica gostou muito também quando Paul Turner contou que os milhões de pratos servidos por dia pela ONG são preparados essencialmente com vegetais de produtores locais, respeitando a agricultura familiar e incentivando o consumo de frutas e vegetais da estação.
Nos textos de divulgação escritos por Paul Turner, fica evidente que o diretor da FFLG ficou absolutamente encantado em conhecer José Mujica, referindo-se a ele como uma pessoa amável e humilde, como ninguém poderia imaginar um presidente.
A ONG Food For Life Global recebe doações feitas com cartão de crédito internacional ouPaypal. Se você gostou do trabalho e tem interesse em fazer parte, clique aqui.
fonte:vista-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão