quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projetos propõem testes alternativos ao uso de animais em pesquisas


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Rede de Métodos Alternativos (Renama) selecionou sete propostas de testes in silico (ou experimentação através da simulação computacional) voltados à predição de propriedades toxicológicas e farmacocinéticas de pequenas moléculas naturais ou sintéticas, candidatas a fármacos e cosméticos. Os projetos selecionados serão desenvolvidos noLaboratório Nacional de Biotecnologia (LNBio).
A seleção das melhores moléculas permite excluir substâncias pouco viáveis do processo de pesquisa, reduzindo o tempo, os investimentos e os testes em animais requeridos ao desenvolvimento de novos produtos.
As instituições que tiveram propostas aprovadas foram Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, Eurofarma Laboratórios, Fundação Oswaldo Cruz, Grupo Boticário, Instituto de Tecnologia de Fármacos em Manguinhos (Farmanguinhos), Natura Inovação e Tecnologia de Produtos e Única Educacional.
O potencial das substâncias será analisado com base em simulações computacionais. Trata-se de métodos de bioinformática que preveem atividades biológicas, efeitos tóxicos, biodisponibilidade por via oral e possíveis interações moleculares.
A seleção foi feita com base no Edital 1/2014. Os estudos serão financiados com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Renama.
Renama
Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) ao uso de animais foi criada recentemente através da portaria nº 491, de 03.07.2012 do Ministério de ciência, Tecnologia e inovação (MCTI).
A Renama disponibilizará, através de uma rede de laboratórios associados, as metodologias preconizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), observando os princípios de boas práticas de laboratório.
Desta forma a Renama contribuirá para a garantia da qualidade dos serviços ofertados ao setor produtivo e o aumento, natural, da sua competitividade internacional.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão