sábado, 3 de maio de 2014

Canil público de Cruz das Almas sofre com abandono

Canil público de Cruz das Almas sofre com abandono
Ana Rita Tavares vai acionar prefeitura na Justiça

Assessoria 0 comentário            

Um campo de concentração para animais é a primeira comparação que se faz ao chegar no canil público de Cruz das Almas (a 150 km de Salvador). 76 cães sobrevivem sem alimentação adequada, em meio a doenças virais e falta de higiene.

Sem alimento, a higiene é precária. Vasilhames que deveriam conter água estão vazios e os reservatórios permanecem sem proteção, o que aumenta o risco de proliferação da dengue no local. Nem todos os cães estão castrados. Fêmeas e machos se misturam, pois não há divisórias. O Canil, que fica atrás de uma fábrica de calçados, é cercado por mato.

Após denúncias feitas no site Cruz das Almas News, a ativista, advogada e vereadora de Salvador, Ana Rita Tavares (Pros) foi à cidade e tomou conhecimento do quadro de descaso em relação aos animais de rua em Cruz das Almas.

O local conta apenas com um funcionário, que é responsável pela limpeza do local e alimentação dos animais, além de tratamento veterinário, uma vez que o município não disponibiliza um veterinário para atendê-los.

 


Fotos: Wagner Ferreira
 

De acordo com o veterinário João Serra "Coelhão", voluntário na ação, da anamnese, foram visualizadas diversas doenças nos animais, como tumor venéreo, cinomose, suspeita de erlichiose, babesiose, caquequicia, desnutrição, dermatite, entre outras doenças.

O atendimento é feito por voluntários da Associação de Proteção Animal de Cruz das Almas (Apaca) que, em sua maioria, são estudantes do curso de Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Após denúncia no site, o grupo acionou o gabinete da vereadora pedindo providências em relação ao abandono.

Sanções - Segundo a vereadora Ana Rita Tavares será formalizada uma noticia crime ao procurador geral de Justiça do Estado para a instauração do processo criminal cabível. "As medidas serão tanto pelo crime de maus tratos, quanto pelo de omissão no cumprimento do dever legal, previstos na Lei 9605/98, artigos 32 e 68.

Também será apresentada ao Ministério Público (MP-BA) uma representação pela prática de improbidade administrativa, cometida pelo prefeito da cidade, Raimundo Jean Cavalcanti (PMDB)", explica Ana Rita.

Ainda  de acordo com Ana Rita, será proposta uma ação civil pública pelos danos morais coletivos produzidos pela ação de maus tratos por parte do gestor municipal.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi celebrado entre o município de Cruz das Almas e o Ministério Público em 2009, tendo como interveniente a UFRB, mas até então não vem sendo cumprido. Por este motivo, Ana Rita pretende pedir a execução por meio do MP-BA.

 fonte:anaritatavares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão