segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chimpanzé Toti encontra-se aprisionado e apático em zoológico na Argentina


Toti (La Voz del Interior)
Toti (La Voz del Interior)
A  justiça da cidade de Córdoba, no dia 26 de dezembro de 2013, negou o pedido de Habeas Corpusao chimpanzé Toti. Ao negar este apelo, a decisão resultou também na impossibilidade de reconsiderar o status legal dos grandes primatas no país, para que eles tenham direitos básicos e não sejam explorados no entretenimento e outras atividades. Os primatas são classificados como coisas ou objetos, como todos os animais.
Enquanto isso, o chimpanzé Toti, enviado na calada da noite do Zoológico de Córdoba para o de Bubalcó, em Rio Negro, onde no inverno as temperaturas chegam a -20ºC e sopram ventos de até 60 km por hora, aos quais os chimpanzés têm horror, encontra-se prostrado, sem mostrar interesse em interagir com ninguém, nem com os tratadores, nem com o público.
Em um relatório encaminhado à Justiça Argentina, a Sra. Vania Ynterian, dirigente do Projeto GAP Internacional (organização de proteção aos grandes primatas), alertou por escrito que a situação mental de Toti está se deteriorando rapidamente.
Vania conheceu Toti dois anos atrás, quando visitou a representante da ONG na Argentina, Alejandra Juarez, e o seu santuário da espécie Carayá na serra cordobesa, que abriga macacos bugios. Toti morava no Zoológico de Córdoba e Alejandra o visitava com frequência.
O animal encontra-se isolado em um recinto sem privacidade, em forma de domo, onde não pode movimentar-se nem correr, fica a maior parte do tempo deitado. O Zoológico de Bubalcó fica localizado no sul da Argentina. O Projeto Gap pede que o chimpanzé seja transferido ao seu santuário de Sorocaba (SP).
Veja o filme com imagens dramáticas de como os humanos são capazes – por vaidade ou soberba – de tratar seres inocentes, que têm profundo vínculo ancestral com as pessoas:
Fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão