terça-feira, 13 de maio de 2014

Leoa do Parque das Hortênsias será transferida para santuário

Foto: Rose Santana
Foto: Rose Santana
Segundo o jornal O Taboanense, a leoa Helga deverá ser transferida do Parque das Hortênsias, Taboão da Serra, para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, no máximo em 15 dias. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Cultura, Laércio Lopes, a felina “já se adaptou” à caixa de transferência. “A Helga já se alimenta dentro da caixa. Ela está adaptada e podemos realizar a transferência”, comentou Lopes.
Ainda de acordo com Lopes, a veterinária e coordenadora da fauna, da Associação Mata Ciliar, Cristina Harumi Adania, solicitou um prazo entre 7 e 10 dias. “A dra. Cristina está com um problema com um leão em Sorocaba, ela me ligou e pediu para que adiássemos a transferência da Helga, por questão de censo, aceitei. No máximo até o início da próxima semana a leoa deve deixar o parque”, relatou o secretário.
Porém, o animal deverá ficar no santuário somente até o final da reforma do Parque das Hortênsias, que deve durar cerca de um ano. Após esse período, “se ela estiver saudável”, voltará para o zoológico em Taboão da Serra.
O zoológico da cidade recebeu graves denúncias de maus-tratos. Entre os meses de agosto e novembro do ano passado, três grandes felinos – dois tigres e um leão – morreram atrás das grades do parque. O corpo do leão foi encontrado descartado em um terreno baldio algumas semanas depois de sua morte.
Após os incidentes, foi realizado um laudo de vistoria técnica no local, assinado pela bióloga Profa. Dra. Elizabeth Teodorov. O documento aponta falhas gravíssimas tais como: falta de iluminação; falta de abrigo ao sol; mofo em paredes, assoalhos e bebedouros; presença de lixo e sujeira; bebedouros vazios ou com água esverdeada; animais doentes com problemas neurológicos e dermatites; entre muitos outros problemas.
Desde a realização do laudo, datado de janeiro deste ano, outros 8 animais morreram e a leoa, na época, corria sério risco de morte. O vereador Ronaldo Onishi afirmou que não se importa com a morte dos animais porque eles serão substituídos.
Manifeste sua indignação ao prefeito Fernando Fernandes Filho (PSDB) e ao vereador Ronaldo Onishi e exija que Holga fique no santuário e não volte mais para o zoológico.
Fernando Fernandes:
Ronaldo Onishi:
vereador.onishi@gmail.com
ronaldoonishi@camarataboao.sp.gov.br
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão