segunda-feira, 12 de maio de 2014

Site dá dicas sobre o que fazer quando encontrar um animal abandonado e como ajudá-lo


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Milhões de animais: cães, gatos, cavalos e outros vivem abandonados pelas cidades do Brasil e do mundo. O controle de natalidade destes animais através da castração é uma alternativa para amenizar o problema. Contudo, a solução seria todas as pessoas que compram, adotam ou ‘ganham’ animais, cuidassem deles com dignidade e não os jogasse nas ruas como meros brinquedos usados. A culpa de existirem tantos animais nas ruas é toda nossa, humanidade. Pensem nisso.
Antes de fazer qualquer coisa, coloque-se sempre no lugar do animal. Lembre-se que um animal é uma vida, e a vida deve ser preservada sempre! Ninguém quer ser e viver abandonado nas ruas, sujeito a maus-tratos, fome, sede, frio e solidão. O animal sente como nós! Você pode mudar a vida de um animal, basta querer!
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Importante:
Não existem órgãos que possam recolher animais. Se você pretende ajudar e resgatar um animal necessitado, tenha em mente que a responsabilidade será sua até encontrar um novo lar para ele.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, em grandes centros urbanos, há um cão para cada cinco habitantes – cerca de 10% deles em estado de abandono. Em São Paulo, por exemplo, cuja população é de 10 milhões de habitantes, isso significa 100 mil animais sem um lar. Diante deste contexto, na maioria das vezes, encaminhar um animal para um abrigo pode não ser a melhor solução.
Geralmente, todos os abrigos encontram-se super lotados e as ONGs de Proteção Animal em sua maioria contam com poucos recursos e pouca gente para trabalhar, o que inviabiliza a chegada de novos animais.
Em função disso, o destino desses animais depende da ação de pessoas sensíveis e conscientes como você!!
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Recolha-o com calma e segurança, pois é muito provável que ele esteja sentindo medo e insegurança, além de fome, sede, etc., e esteja um pouco arredio. Muitos animais abandonados, dependendo do tempo que estão na rua, a idade, e o grau de maus-tratos que tenham sofrido, procuram defender-se fugindo, ou mostrando os dentes, ou se encolhendo, pois perderam a confiança do ser-humano. A conquista de sua dignidade de cão ou de gato leva alguns dias para ser recuperada, e depende do seu zelo, paciência e compaixão. Vá com calma, não exija retorno, ele entenderá sua atitudes positivas depois de algum tempo.
Leve-o para um lugar seguro e cercado, um cômodo não muito usado da sua casa, um banheiro, algum local protegido e que ele possa se aquietar. Não coloque outros animais em contato com ele, antes da avaliação do veterinário, e também por 7 a 10 dias, que é o que chamamos de período de “quarentena”
Se neste período não houver sinais que indiquem manifestação de alguma doença, como cinomose, por exemplo, ou que precise de tratamento e atenção, então faça as vacinas. Vacinas só podem ser aplicadas em animais que não estão doentes, com febre, ou com qualquer sinal de doença. Caso contrário, a doença será mascarada, não solucionada. Mas, procure uma clínica veterinária, não um balcão de agroavícola. Não utilize vacinas nacionais, pois não há confiabilidade suficiente para imunização eficaz.
Dependendo das condições, leve-o a um veterinário, logo depois que encontrar o animal, e peça todas as orientações possíveis e um pouco mais. Não se deixe abater por pessoas que possam desmerecer a sua atitude ou a própria vida do animal, como sendo mais um. Toda a vida tem seu valor. É preciso enxergar com outros olhos o conceito de superioridade à que o ser humano se atribui. Neste momento, a sua predisposição em ajudar aquela vida é muito valiosa, também como exercício da compaixão genuína.
Se for cão/cadela, dê um banho, tire parasitas, se houverem, limpe as orelhas. Se for gato(a), eles mesmos vão recuperando a limpeza, mas você pode mandar dar um banho em clínica especializada, se preferir.
Quero ajudar esse animal
Se encontrou um animal abandonado, pode ser que ele esteja perdido. Você pode seguir as orientações abaixo:
-Tente suprir as necessidades básicas desse animal (água, comida, abrigo).
-Coloque cartazes, com a foto e descrição do animal em clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, lojas e outros locais de circulação de pessoas na região onde o encontrou.
-Fale com os vizinhos e comerciantes do local ou bairro – o tutor do animal pode estar fazendo o mesmo.
-Verifique se alguém deixou anúncio com a descrição do animal em algum site ou rede social!
De:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão