quinta-feira, 12 de junho de 2014

Caso de cão baleado em Indaial (SC) vai parar na Polícia Civil


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O caso de um cão baleado no último domingo será investigado pela Polícia Civil de Indaial, que em breve deve começar coletar depoimentos sobre a história. O cachorro tem porte médio e foi atingido por cerca de 100 balas de chumbo, depois jogado às margens do rio Itajaí-Açu, em Indaial. Algumas balas ainda permanecem no corpo do animal, que corre risco de morte. O caso ganhou repercussão no Facebook.
Conforme Ivone Simão, que fez o resgate, o animal foi encontrado nos fundos de uma casa às margens do rio, nas proximidades da ponte pênsil do Warnow. O cachorro teria sido baleado dentro do mato e se refugiado dentro de uma casa que estava com as portas abertas. Foram encontrados chumbinhos de diâmetro diferente no corpo do animal, por isso há suspeita dos disparos terem partido de mais de uma pessoa.
“Eu estava no Facebook quando fui informada que um cachorro havia sido baleado e estava prestes a morrer. Imediatamente fui ao local para verificar a situação”,  disse Ivone, que atua em defesa dosdireitos animais.
O caso também chegou ao conhecimento da Polícia Militar (PM), que foi à residência onde o animal foi encontrado, mas não encontrou o proprietário. O caso foi encaminhado à Polícia Civil.
Cão está estabilizado, mas ainda inspira cuidados
O cão SRD pesa 18 kg e, de acordo com a veterinária que atende voluntariamente o caso, Rafaelle Cristine Zibele, apesar de estabilizado, o caso ainda inspira cuidados. O motivo são as toxinas que podem ser liberadas pelo chumbo. No nariz do cachorro ainda há 15 balas armazenadas. O cão perdeu a visão de um olho e o pescoço foi um dos principais locais atingidos. Ele permanece em tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios.
“Se fosse um animal de apartamento, certamente não teria resistido. Penso que eles devem ter brincado de tiro ao alvo com o cão”, disse a veterinária.
As balas de chumbo que foram removidas serão encaminhadas à Polícia Civil. Enquanto se recupera, o cachorro permanece na residência de Ivone, que cuida de outros 56 cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão