quarta-feira, 25 de junho de 2014

Tigre é mantido em beira de estrada nos EUA há anos para entretenimento humano


Foto: savetony.com
Foto: savetony.com
A polêmica em torno dos esforços para libertar Tony, um tigre mestiço de Siberiano e Tigre-de-bengala que é explorado como atração viva na beira de uma estrada em Grosse Tete, Louisiana, já ocorre há anos.
Apesar dos anos de militância em seu favor para que seja movido e das vitórias legais que deveriam tê-lo libertado, ele ainda está no local. Agora, a esperança de que o animal seja movido para um santuário aguarda o veto do governador a um projeto de lei; caso contrário, ele continuará lá. As informações são da Care2.
Os defensores de Tony têm argumentado continuamente que uma jaula na estrada, onde ele está constantemente rodeado por barulho e fumaça de óleo diesel, não é lugar para um tigre.
Tigres têm sido tratados como objetos no local desde 1988. O proprietário Michael Sandlin acumula uma lista longa de violações da Lei de Bem Estar Animal que vão desde o manuseio incorreto de tigres até a falha em prover cuidado veterinário e práticas de alimentação insalubre.
Os outros tigres que eram explorados por Sandlin foram removidos como resultado de suas contravenções, mas Tony foi deixado e está sozinho desde 2003.
Foto: Blog Free Tony the tiger
Foto: Blog Free Tony the tiger
Em 2006, o estado da Louisiana aprovou uma lei que coloca limites à “posse de felinos exóticos degrande porte”, após preocupações com casos como o de Tony, mas concedeu direito adquirido às pessoas que já os tutelavam. Como Sandlin não mora na propriedade onde está o caminhão, ele ficou inelegível à permissão. No entanto, o Louisiana Department of Wildlife and Fisheries (LDWF) gratificou-o posteriormente com uma permissão, após as autoridades de Iberville Parish abrirem uma emenda alterando uma lei local para permitir que ele mantivesse Tony.
Em 2010, o Animal Legal Defense Fund (ALDF) envolveu-se no caso e processou o LDWF por ter concedido ilegalmente a permissão para Sandlin, e ganhou a causa em 2011, quando um juiz considerou que Sandlin era realmente inelegível para uma permissão de acordo com as leis estaduais, e ordenou que o LDWF revogasse definitivamente a concessão.
A decisão foi acolhida pelo Tribunal de Apelações e, na sequência, a Suprema Corte recusou-se a ouvir uma apelação. Legalmente, Sandlin perdeu a batalha e Tony deveria ser removido mas, de alguma forma, ele conseguiu apoio suficiente de legisladores para que uma nova lei fosse introduzida e desfizesse toda a vitória em favor de Tony até então.
tony
Foto: savetony.com
A lei denominada “SB 250″ abre uma isenção específica para “certas pessoas” que tutelavam tigres antes de 2006. Segundo a ALDF, isentar “certas pessoas” (referindo-se ao tutor de Tony) não deve apenas remover as proteções legais desse animal mas também permitir que outros indivíduos como Sandlin sabotem o processo judicial. Além de manter Tony aprisionado, aprovar uma lei como essa significa enviar a perigosa mensagem de que se você não gosta de uma lei, você pode simplesmente contratar alguns lobistas para tentar reescrevê-la – nesse caso, trata-se da lei de proibição de tutela de tigres e outros felinos exóticos na Louisiana.
Infelizmente para Tony, a lei passou pelo congresso e foi enviada para o Governador Bobby Jindal para assinatura. Os defensores de Tony acreditam que o estado despendeu tempo e recursos suficientes para lidar com essa questão que deveria ter sido resolvida há anos atrás, e agora estão clamando por um veto.
Por favor assine a petição que apela para que o Governador Bobby Jindal não abra um perigoso precedente sobrescrevendo as decisões judiciais anteriores e permitindo que um indivíduo contorne as leis locais e estaduais sobre animais exóticos à custa da liberdade de Tony.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão