quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ativistas vão fiscalizar maus-tratos contra animais na Cavalgada no AC


'Não somos contra o evento, somos contra o uso de animais', diz ativista.
Cavalgada ocorre no domingo (27); Ong quer conscientizar participantes.

Tácita MunizDo G1 AC
Iniciativa pretende conscientizar sobre maus-tratos contra os animais  (Foto: Divulgação/ Patinha Carente )Iniciativa pretende conscientizar sobre maus-tratos
contra os animais (Foto: Divulgação/ Patinha Carente )
A Associação 'Patinha Carente' é conhecida em Rio Branco por desenvolver um trabalho de proteção e amparo aos animais. Este ano, pela primeira vez, a Organização Não Governamental (ONG) resolveu fazer um trabalho de conscientização durante a Cavalgada, realizada no próximo domingo (27) na capital. Dividida em dois atos, a ação visa conscientizar as pessoas que participam do evento para os maus-tratos contra os cavalos que percorrem um longo trajeto no asfalto e sob forte sol.
Os jovens se reúnem no sábado (26) às 17h no Parque da Maternidade para entregar panfletos e fazer uma caminhada com cartazes contra aos maus-tratos. No domingo (27), dia da Cavalgada, os ativistas estarão com um estande para prestar os primeiros socorros aos animais e também fiscalizar e denunciar possíveis atos de violência que podem acontecer contra os cavalos.
"Nunca teve nenhum protesto nos outros anos, sempre foi indiferente. No estande vamos distribuir garrafas com água e também divulgar a lei que protege os animais. Com isso, queremos mostrar que existe a alternativa de micaretas, já usadas em outros estados e que não envolvem os animais. Eles não precisam se misturar com essa bagunça", ressalta a ativista Vanessa Facundes, representante da ONG.
Comitiva Cavalgada 2013 (Foto: Veriana Ribeiro/G1)Cavalgada ocorre todos os anos
(Foto: Veriana Ribeiro/G1)
A jovem destaca ainda que o protesto não é algo contra a Cavalgada, nem mesmo contra o divertimento dos participantes. Porém, levanta uma questão polêmica sobre a participação de animais em eventos que envolvam, principalmente bebida alcóolica. "Não somos contra o evento, mas sim contra o uso dos animais para se divertir".
Durante o percurso, que sai da Gameleira, Centro de Rio Branco, até o estacionamento da Arena da Floresta, os ativistas estarão acomodados no posto de gasolina Tri Mania, na Via Chico Mendes, local de passagem das comitivas.
"Eles fazem um longo percurso, chegam, muitas vezes, com as patas sangrando. Por muito tempo a associação não ia para nem ver essas coisas, mas este ano a gente resolveu partir para conscientização e também mostrar os erros. A gente tem fotos de pessoas que batem nos cavalos, dançam em cima, inclusive bêbados que mordem os animais. Coisas insanas, inacreditáveis", relata.
ONG quer a retirada dos animais durante evento que faz parte da Expoacre  (Foto: Divulgação/ Patinha Carente)ONG quer a retirada dos animais durante evento que faz parte da Expoacre (Foto: Divulgação/ Patinha Carente)
A associação conta com o apoio do  Ministério Público do Acre (MP-AC), durante o evento, a ONG vai fiscalizar e denunciar possíveis atos de maus-tratos que podem acontecer durante o percurso. No estande, ao menos 10 jovens vão estar prestando esse apoio, com o monitoramento de um veterinário. 
Cavalgada
Todos os anos, a maior Feira de Agronegócio do Acre (Expoacre) conta com a tradicional Cavalgada, geralmente o evento que abre a feira. Porém, este ano, a Cavalga será realizada no domingo (27), por recomendação do Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC).
No dia, a organização estima que mais de 8,2 mil pessoas participem das 21 comitivas cadastradas no evento que deve fazer o percurso, previsto para começar a partir das 9h. Além disso, a estimativa é que mais pessoas participem da festa, já que foi transferida para domingo.
A Expoacre 2014 ocorre de 26 de julho a 3 de agosto, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco.
fonte:g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão