terça-feira, 15 de julho de 2014

Drones unem-se à luta contra a criação de animais em fazendas industriais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A luta pela liberdade de informação no setor da agropecuária deu uma reviravolta com a difusão da campanha “Kickstarter” (Pontapé Inicial) do ativista e jornalista de direitos animais Will Potter. Após inúmeras investigações sigilosas de organizações como a Mercy for Animals ter revelado a terrível realidade sobre o que se passa dentro das fazendas industriais, as empresas reagiram e alguns estados norte-americanos já introduziram as leis da “mordaça” (ag-gag), transformando em ofensa criminal gravar ou obter imagens do interior das fazendas.
Will Potter está em uma missão para revelar a verdade, munido de fundos e apoio de sua campanha, ele pretende usar a fotografia aérea através de drones para documentar de maneira legal e sob outra perspectiva o que ocorre nas fazendas industriais. As informações são da Care 2.
O que essas fazendas industriais estão tentando esconder?
A crescente pressão para introduzir e implementar as leis mordaça deixa claro que as fazendas industriais querem manter os consumidores na ignorância do que realmente está acontecendo por trás das portas fechadas. Mais e mais estados estão implementando essas leis que estão se espalhando globalmente. Ao invés de enfrentar os abusos que têm sido divulgados por investigações sigilosas, a indústria passou à ofensiva através da criação de novas leis que tornam ilegal mostrar a verdade sobre o que ocorre com os animais criados para o consumo de carne, ovos e laticínios.
Em alguns casos, a punição para aqueles que estão expondo a crueldade contra animais é pior do que aqueles que foram realmente considerados culpados de abuso contra animais, o que mostra até aonde essa indústria está disposta a ir para esconder suas operações.
Os consumidores estão se tornando mais conscientes sobre a proveniência de seu alimento e a o setor agropecuário sabe muito bem que, quando as imagens de abuso de animais são liberadas, os seus lucros são propensos a sofrer.
Com tanto dinheiro em jogo, os grandes empresários têm feito pressão sobre o governo para proteger sua imagem, o que contribui para que os ativistas encontrem cada vez mais dificuldades para revelar a verdade. É por isso que essa nova iniciativa de Will Potter, utilizando os chamados “drones”, é um conceito verdadeiramente fascinante e pode transformar-se em um divisor de águas para a causaanimal.
O que a fotografia com drones pode ajudar a revelar?
Potter se interessou pela ideia de usar a fotografia aérea depois de ver o projeto de fotografias por satélite realizada por Miska Henner que documentou a extensão da poluição desse tipo de negócio com uma série de imagens impressionantes tiradas do espaço. As famosas imagens mostraram a extensão da poluição da água, o acúmulo de sangue e do escoamento de pesticidas em torno de grandes confinamentos, o que forneceu nova perspectiva sobre essa produção em escala industrial.
Ainda não se sabe ao certo o que os drones serão capazes de descobrir sobre as fazendas industriais, mas Potter tem esperança de que ele irá lançar uma nova luz sobre a questão e dará uma nova ferramenta através da qual ativistas poderão mostrar legalmente a verdade ao público. Ele está esperando que os drones forneçam uma visão aérea de maneira mais próxima das fazendas do que as imagens de satélite proporcionam, e se a segunda etapa da campanha “Kickstarter” for bem sucedida, então eles vão mesmo ser capazes de capturar imagens utilizando a visão térmica e noturna também.
Não são apenas os amantes dos animais que estão atrás de uma iniciativa dessas como a do drone de Potter. Ambientalistas e o público em geral que não gostam da ideia de ser enganados também estão entusiasmados com este novo e emocionante jornalismo de investigação e não é difícil entender o porquê.
Agora é só esperar e ver o que os drones irão descobrir.
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão