terça-feira, 19 de agosto de 2014

Selfies com felinos selvagens são proibidas no estado de Nova York


(da Redação)
Foto: Ecorazzi
Foto: Ecorazzi
Todas as pessoas que querem parecer descoladas na Internet postando as suas “selfies” com tigres no estado de Nova York terão de desistir. Elas acabaram de ser proibidas por lá. As informações são da Ecorazzi.
O termo “tiger selfie” é auto-explicativo e significa uma foto que um humano tira de si mesmo ao lado de um tigre ou outro felino de grande porte. Essas fotos têm se tornado extremamente populares nas redes sociais e em sites de relacionamento.
A lei assinada pelo Governor Andrew Cuomo nesta semana proíbe o contato direto entre humanos e felinos selvagens em shows itinerantes com animais e feiras de exibição. A reportagem comenta que os animais explorados nesse tipo de eventos já estão sofrendo o suficiente mesmo sem serem “Instagramados”.
As razões para a proibição vão muito além do senso de ridículo que há nessas fotos.
Defensores dos animais selvagens dizem que a tendência não é apenas perigosa para os seres humanos, mas incentiva os maus tratos a animais ameaçados de extinção. Os felinos são muitas vezes tirados de suas mães ainda filhotes, e então são mal cuidados e depois abandonados ou descartados, quando crescem.
“Eles criam filhotes, usam-lhes para fotos, e quando esses filhotes não podem mais ser usados para fotos, eles são usados para reproduzir mais filhotes, ou abandonados”, disse Carole Baskin, fundadora e CEO da Big Cat Rescue, um santuário na Flórida que abriga hoje mais de cem felinos selvagens de grande porte.
Ela se refere ao mercado que se formou em torno da exibição desses animais, onde eles são reproduzidos para serem levados a esses locais, sobretudo para serem fotografados. “Levar um filhote embora é uma miséria para ele e para a mãe, e esses filhotes não são alimentados da maneira apropriada. Não se vende leite de tigre no pet shop”, complementou Baskin.
Os legisladores por trás da nova lei disseram que não tinham sequer ouvido falar de “tiger selfies” quando trabalharam a medida e simplesmente quiseram impor algumas salvaguardas para a indústria de espetáculos de animais.
“Eu não tinha ideia do que era uma ‘tiger selfie’ “, disse a deputada Linda Rosenthal, de Manhattan. “Este é um problema sério. As pessoas que tiram selfies com animais selvagens estão brincando com as suas próprias vidas. E isso prejudica o animal, porque eles não são bem tratados. São vistos como adereços com fins lucrativos”.
Leis semelhantes já estão em análise em outros estados americanos, incluindo Mississippi, Arizona e Kansas, onde uma garota de 17 anos foi morta em 2005 enquanto posava para fotos com um tigre.
Baskin disse que espera que outros estados sigam o exemplo. Ela disse que os homens que usam essas selfies esperando conquistar mulheres na Internet deveriam considerar a hipótese de posar com um felino doméstico.
“Eu acho que as mulheres irão adorar”, disse ela.
Bastidores doentios do comércio de fotos de animais
Não são apenas os felinos selvagens dos Estados Unidos que sofrem ao serem usados como adereços para fotos com humanos. Em todo o mundo, é comum não apenas tigres mas elefantes, ursos, leões, macacos, cobras e outras espécies serem procurados por turistas para fotos, especialmente na Ásia, África e América do Sul, e algumas vezes até mesmo em locais chamados de santuários. As informações são da Care2.
A ONG Care for the Wild criou uma campanha para conscientizar turistas e esclarecer o impacto devastador de tais imagens na vida selvagem. A campanha chamada “No photos, please!” pede que eles se recusem a tirar fotos de si mesmos com animais selvagens.
A realidade é que estes animais são muitas vezes caçados na natureza depois de serem arrancados de suas mães, que são mortas no processo. Então, eles têm os seus dentes e garras arrancados em uma tentativa de torná-los menos ameaçadores, antes de finalmente serem mantidos em condições miseráveis ​​para que possam ser usados ​​como atração turística e gerar um lucro rápido aos seus exploradores.
De acordo com a Care for the Wild, para cada animal selvagem capturado e vendido para o comércio de fotos, 50 morrem no processo.
O Tiger Temple em Kanchanaburi, na Tailândia é um excelente exemplo de um popular destino turístico com um lado negro. O que é pouco conhecido pelos visitantes é que esse local, que se descreve como um santuário, é lar do tráfico ilegal, do abuso físico de tigres, de falso marketing e de uma infinidade de preocupações com relação ao bem-estar dos animais.
fonte:http://www.anda.jor.br/19/08/2014/selfies-felinos-selvagens-sao-proibidas-york

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão