domingo, 14 de setembro de 2014

Campanha vai castrar 5 mil animais


Sérgio Masson
A campanha de castração feita em Ribeirão atende gratuitamente em diferentes pontos da cidade (Foto: Sérgio Masson)
Adriana Teixeira Carbonara, 39 anos, ficou do lado de fora da sala improvisada como ala de recuperação, esperando o gato Petrus acordar, depois de ter sido castrado.
O programa de castração, uma parceria entre as secretarias estadual e municipal de saúde está na segunda etapa e já castrou uma média de 900 animais, entre cães e gatos. Além do procedimento, os animais também recebem o microship de identificação.
“Tenho 15 gatos. Consegui trazer seis aqui hoje. Acho importante castrar até para a saúde dele”, diz.
A castração é itinerante e vai percorrer a cidade toda. Nesta semana os profissionais atenderam no bairro Paulo Gomes Romeo.
Alice Nunes, 51, e Larissa Nunes, 17, levaram o poodle Beto e a filha dele, Brit, para fazer o procedimento. “Achei muito bom, ele não dá sossego quando as outras cachorras entram no cio”, diz.
Depois de cerca de 30 minutos na mesa do veterinário, o cão sai da cirurgia ainda bem anestesiado e vai para a ala de recuperação, recebe o microship e fica em observação.
A prefeitura tem um telefone de urgência, caso alguma coisa aconteça, e ainda está orientando que a população tome vários cuidados com os animais recém-castrados, como higiene, necessidade do uso dos animais do colar protetor e retirada dos pontos depois de sete dias.
Identificação
O responsável pelo projeto de castração, Alexandre Gouvêa, diz que além da questão da saúde dos animais, a identificação é uma prioridade. A prefeitura vai castrar 5 mil animais no projeto, que passará por mais três regiões. “Se um dia esse animal for perdido ou abandonado, você pode identificar o responsável.” Para os cães e gatos que passam pelo procedimento, os benefícios vão além do controle populacional. “A castração evita problemas no sistema reprodutor.”
Infográficos / A Cidade
.

fonte:http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,989096,Campanha+vai+castrar+5+mil+animais+na+cidade.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão