sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Filhote órfã de rinoceronte é resgatada por motorista na África


(da Redação)
Foto: Facebook / Protrack
Desesperada por sombra após muito tempo sob o sol, a filhote encosta em um dos carros dos que pararam para socorrê-la (Foto: Facebook / Protrack)
Até agora, nesse ano, no mínimo 736 rinocerontes já foram mortos nas mãos de caçadores na África do Sul, o que coloca 2014 a caminho de ser considerado o pior ano em termos de perdas de rinocerontes da história. Mas, enquanto a tragédia da caça é frequentemente associada a imagens de corpos ensanguentados dos quais foram brutalmente arrancados os seus chifres, a parte mais comovente da cruel prática pode ser vista nos rostos daqueles sobreviventes que foram deixados para trás.
No início deste mês, conservacionistas da ONG Protrack Anti-Poaching Unit compartilharam a comovente história de uma filhote fêmea de rinoceronte que foi encontrada vagando sozinha por uma rodovia no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, aparentemente após ter perdido a sua mãe para caçadores. As informações são do The Dodo.
O motorista Liam Burrough, que passava pelo local, foi um dos primeiros a encontrar o animal indefeso, e parou para prestar ajuda ao bebê rinoceronte que estava sob o sol quente.
Foto: Facebook / Protrack
Foto: Facebook / Protrack
“Muito desidratada, coberta de feridas e claramente em busca desesperada por sombra, o filhote se aproximou do meu carro. Ela gritou para o vazio, olhou para mim por um momento e depois apoiou o queixo na minha porta”, Burrough escreveu em sua página no Facebook.
“Caindo em sua parte traseira e depois relaxando o seu corpo todo no chão, ela aproveitou alguns momentos de descanso tranquilo na nossa sombra. Ela, em uma tenra idade, sem dúvida perdeu a mãe para um caçador, nesta que é uma das áreas mais atingidas pela caça ilegal (sic) no Kruger”.
Enquanto o motorista e seu grupo esperavam que os guardas florestais do parque chegassem ao local, eles jogaram água para resfriar a pele da jovem rinoceronte. Burrough disse que tentou assegurar o filhote de que ela ficaria bem, observando que, apesar das circunstâncias horríveis que levaram até esse momento, o animal ainda parecia confiante neles.
Foto: Facebook / Protrack
Foto: Facebook / Protrack
“A trágica ironia de tudo isto é que a filhote estava sendo abordada por seres da mesma espécie que a dos responsáveis ​​por terem lhe deixado órfã, agora em busca de conforto”, escreveu Burrough.
A bebê, que ainda não tinha nome, foi enviada posteriormente para recuperação no Care For Wild, um centro de reabilitação de animais selvagens da África, onde se juntou a um grupo de outros órfãos cujas mães morreram pelas mãos de caçadores.
Seus cuidadores relatam que ela está “muito bem” mas, apesar da sua pouca idade, é provável que ela não seja devolvida à natureza.
fonte:http://www.anda.jor.br/19/09/2014/filhote-orfa-rinoceronte-resgatada-motorista-africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão