sábado, 27 de setembro de 2014

Protetores resgatam animais à venda em feira em Brumado (BA)

Um cachorro foi encontrado com a pata quebrada / Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

Um cachorro foi encontrado com a pata quebrada / Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes
Na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 11:40h a Associação Protetora de Animais, juntamente com algumas ONGS de Brumado que lutam em defesa dos animais, foram verificar uma feira de animais que estava sendo realizada em um prédio no Bairro das Flores na Avenida Mestre Eufrásio, por pessoas que vieram de outras cidades. Segundo um dos responsáveis pela Associação, algumas denúncias davam conta de que os animais que estavam dentro do prédio sofriam de maus-tratos.
Uma equipe da associação e componentes de algumas ONGS foram até o local e comprovaram a veracidade das denúncias. Os protetores de animais mantiveram um dialogo com um dos tutores que se manteve irredutível e não quis entregar os animais. A Associação Protetora de Animais não teve outra opção a não ser acionar a policia para que os animais fossem resgatados e conduzidos à delegacia local para que as medidas cabíveis fossem tomadas. Em entrevista ao Destaquebahia Paulo Esdras um dos componentes da Associação Protetora de Animais falou a respeito das denúncias recebidas.
“Nós averiguamos a veracidade das denúncias tiramos fotos, realizamos filmagens e comprovamos que os animais que estavam ali sofriam de maus-tratos. O local é muito quente não existe ventilação, nós constatamos que eles não tinham autorização para realizar a feira de animais e não existia nenhum registro de vacina dos animais. Nós observamos também vários cães sem raça definida e um até com uma pata quebrada, este foi levado por uma das ONGs para ser tratado e doado posteriormente” disse.
Vários cães sem raça definida estavam dentro de caixotes de papelão
Vários cães sem raça definida estavam dentro de caixotes de papelão
Um senhor que solicitou reserva de identidade, disse que trabalha perto do local onde estava sendo realizada a feira e disse que os animais sofriam maus-tratos. “Eu trabalho próximo ao prédio e não suportava o mau cheiro, o que realmente comprova que os animais estavam sofrendo e precisavam ser resgatados, parabéns para os componentes da Associação e das OGNS”, concluiu. Um dos proprietários foi conduzido até a delegacia e a Associação Protetora de Animais e as ONGS registrou boletim de ocorrência por maus-tratos. O Destaquebahia tentou ouvir um dos proprietários, mas ele disse não ter nada a declarar. De acordo a Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais, praticar maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos a pena de detenção é de três meses a um ano, e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão