sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Ants Go Marching On; E nós também

Foto
Edward O. Wilson CréditoJerry Bauer

Os melhores cientistas naturais, quando não estão ocupados enchendo-nos de admiração, estão ocupados nos lembrar o quão pequeno e sem sentido que nós somos.
Stephen Hawking tem chamado a humanidade "apenas uma raça avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela média." O biólogo e naturalista Edward O. Wilson, em seu novo livro, que é modestamente intitulado "O sentido da existência humana," puts nosso planeta pigmeu em um contexto diferente.
"Deixe-me oferecer uma metáfora", diz ele. "Terra relaciona-se com o universo como o segundo segmento da antena esquerda de um pulgão sentado numa pétala de flor em um jardim em Teaneck, NJ, por algumas horas esta tarde." O aspecto Jersey dessa put-down dirige realmente no prego.
Magro novo livro do Sr. Wilson é uma obra de despedida. O autor, hoje com 85 anos e aposentado de Harvard por quase duas décadas, mastiga sobre questões que há muito tempo concentrados sua mente: o meio ambiente; a base biológica do nosso comportamento; a necessidade da ciência e humanidades encontrar uma causa comum; os venenos maneira religião quase tudo; e as coisas que podemos aprender com as formigas, sobre o qual o Sr. Wilson é dos maiores especialistas do mundo.
Mr. Wilson continua a ser muito inteligente em formigas. Entre as perguntas que ele é mais feitas, diz ele, é: "O que podemos aprender do valor moral das formigas?" Sua resposta é bastante direta: "Nada. Nada pode ser aprendido a partir de formigas que nossa espécie deve sequer pensar em imitar ".
Ele explica que quando as formigas fêmeas fazem todo o trabalho, os homens miseráveis ​​são apenas "robô voador mísseis sexuais" com enorme genitália. (Isto não é digno de ser imitado?) Durante a batalha, eles comem a sua ferida. "Onde nós enviamos nossos jovens para a guerra", o Sr. Wilson escreve: "formigas enviar suas velhas senhoras." Formigas: idiotas morais.
As seções sobre formigas lembrá-lo que um escritor animado Mr. Wilson pode ser. Este dois vezes vencedor do Prêmio Pulitzer em não ficção está acima da multidão de escritores de biologia o caminho John le Carré está acima de escritores de espionagem. Ele é sábio, culto, mau, vívido, oracular.
Outro escritor pode explicar como formigas cooperar. Sr. Wilson coloca desta forma, sobre como as formigas cortadeiras afastar assassino voa: "O problema está resolvido, principalmente, por pequenos irmãs operárias que montam em suas costas, como mahouts em elefantes, e perseguir as moscas com flicks de suas patas traseiras. "Ele pode fazer o drible de formigas que serpenteia através de seu som despensa como algo saído de" Lawrence da Arábia ".
"O significado da existência humana" nem sempre é tão bom. Às vezes, isso soa como um discurso de formatura ou uma menor especial Bill Moyers.("Nesta parte da nossa jornada, proponho um círculo completo ....") prosa do Sr. Wilson, ao longo do tempo, perdeu um pouco de sua pressão elástica.
Este livro contém mais do que sua parte de frases que têm múltiplas leituras para formar na mente, tais como, "A natureza humana é o conjunto de regularidades hereditárias no desenvolvimento mental que o viés de evolução cultural em uma direção em relação a outros e, portanto, ligam genes a cultura no cérebro de cada pessoa. "
Mas o Sr. Wilson continua sendo uma figura muito bem cético e provocador na página. Ele aborrece-se especialmente sobre a religião, em seus termos mais fortes até o momento.
Ele fora Hitchens Hitchens, comparando criacionismo a um parasita virulento. Ele sugere que pedimos os líderes de cada religião e seita de "defender publicamente os detalhes sobrenaturais de sua fé." Ele quer "cobrar de blasfêmia qualquer líder religioso ou político, que diz falar com ou em nome de Deus."
"As grandes religiões são", escreve ele, "fontes de sofrimento incessante e desnecessário. Eles são impedimentos para a compreensão da realidade necessária para resolver os problemas mais sociais do mundo real. "
. Mr. Wilson, que nasceu em Birmingham, Alabama, e que foi criado como um Batista do Sul, coloca sem rodeios sobre o futuro da humanidade: "A fé é a única coisa que faz de outra forma as pessoas boas fazem coisas ruins."
Ao longo de "O significado da existência humana", ele tem coisas generosas a dizer sobre cada um desses brigar irmãos, a ciência e as humanidades. No entanto, ele está claramente exasperado que dote muito no último.
"Mesmo o melhor educados ao vivo em uma dieta ad libitum de novelas, filmes, concertos, eventos esportivos e fofocas tudo projetado para agitar um ou mais da amostra relativamente pequena gama de emoções que diagnosticam o Homo sapiens", escreve ele. A espada da ciência, diz ele, "corta caminhos através do pântano febre da existência humana."
Sr. Wilson, neste Walkabout de sua mente, cautelosamente aborda a possibilidade de que existe vida inteligente em outros planetas. ("Por favor, não me deixe neste momento", "eu me encolho um pouco apenas levantá-la.")
A boa notícia é que ele traz, devem os estrangeiros chegam, eles provavelmente não vai assumir a nossa locação. "A fim de colonizar um planeta habitável, os alienígenas teriam primeiro que destruir toda a vida nela, até o último micróbio", ele sugere. "É melhor ficar em casa, por mais alguns bilhões de anos de qualquer maneira."
O livro para ler, para obter a história completa sobre a vida movimentada do Sr. Wilson, é seu livro de memórias " naturalista ", publicado em 1994, mas ele conta boas histórias sobre si mesmo em seu novo livro.
Quando o Prêmio Pulitzer em não ficção foi para Carl Sagan em 1978, ele diz: "Eu demiti-lo como uma conquista menor para um cientista, mal vale a pena listar." No entanto, quando o Sr. Wilson ganhou o mesmo prêmio no ano seguinte ", ele tornou-se maravilhosamente um importante prêmio literário do que os cientistas devem tomar nota especial ".
O ponto desta história é, de certa forma, o ponto de todo este livro: "Somos todos quimeras genéticas, ao mesmo tempo santos e pecadores, campeões da verdade e hipócritas - não porque a humanidade não foi capaz de chegar a algum religioso ou ideológico preordenado ideal, mas por causa da maneira nossa espécie se originou através de milhões de anos de evolução biológica ".
Podemos estar sentados aqui na antena esquerda de alguns afídeos em Teaneck, em outras palavras, mas são complicados como o inferno.

O sentido da existência humana

Por Edward O. Wilson
207 páginas. Liveright. $ 23,95.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão