sábado, 11 de janeiro de 2014

Vacas mortas voltam a aparecer na Escandinávia


Funcionário municipal remove outra carcaça de vaca encontrada em praia de Ystad, na Suécia (Foto: TT News Agency, Johan Nilsson/AFP)
Funcionário municipal remove outra carcaça de vaca encontrada em praia de Ystad, na Suécia (Foto: TT News Agency, Johan Nilsson/AFP)
Na cidade de Ystad, na Suécia, mais uma carcaça de vaca foi encontrada em uma praia nesta sexta-feira (10), aumentando o mistério a respeito do episódio que tem assustado banhistas suecos e da Dinamarca.
Os animais mortos, que somam 11 até agora, foram encontrados na costa da Escandinávia desde o dia 29 de dezembro.
As vacas, além de terem parte das orelhas cortadas, não tinham nenhum tipo de identificação.
De acordo com as autoridades, as carcaças surgiram recentemente em praias na região sul dos dois países, e ainda não há explicação para o fenômeno.
Fonte: G1.

Cão é encontrado morto após família viajar e deixá-lo amarrado


Um cachorro foi encontrado já em estado de decomposição no distrito de Bragantina, em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, amarrado em uma corrente próximo de uma casa. De acordo com um dos diretores da Associação Socorro Bicho, Johnny Clayton da Silva, que foi até o local verificar a situação, vizinhos relataram que os donos da residência viajaram no dia 30 de dezembro e deixaram o animal preso. Ele foi encontrado no começo da noite de quinta-feira (09).
“Foi chocante. A gente até é acostumado a atender cachorro machucado, doente, mas não dessa forma. É chocante e revoltante”, disse.
Segundo ele, ao chegarem ao local, juntamente com uma equipe da Polícia Militar (PM), foi constatado que o animal de porte pequeno estava sem água e sem comida. Por isso, não resistiu e morreu. A denúncia foi feita pelos vizinhos da casa, após sentirem um forte cheiro. “Eles disseram que não sabiam que a família tinha um cachorro. Se soubessem, eles teriam alimentado ele”, afirmou.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Assis Chateaubriand e o caso será investigado.
Fonte: G1.

Cerveja feita com carne de baleia gera onda de indignação na Islândia

Propagada da cerveja Stedji, feita com carne de baleia (Divulgação)

Propaganda da cerveja Stedji, feita com carne de baleia (Divulgação)
Uma cerveja feita com carne de baleia tem provocado controvérsia na Islândia. A cervejaria Steojar se uniu à companhia baleeira Hvalur para produzir a bebida e, em seu site, avisa que aqueles que a tomam se tornam “verdadeiros vikings”. A novidade, que seria fabricada para um festival de inverno local em homenagem ao deus Thor, é anunciada como saudável, pois a farinha de carne de baleia usada na receita é rica em proteínas e tem pouca gordura. Além disso, a cerveja com teor alcóolico de 5,2% não contém açúcar.
Ao verem a propaganda, ativistas do grupo Whale and Dolphin Conservation (WDC), criticaram a produção, argumentando que a companhia baleeira estaria em uma busca desesperada por novos mercados. “A demanda por essa carne está em declínio, com o consumo cada vez menor. Mesmo assim, reduzir uma baleia bela e sensível a um ingrediente em uma garrafa de cerveja é imoral e ultrajante”, afirmou a líder ativista Vanessa Williams-Grey, no site da ONG. “A cervejaria pode alegar que é simplesmente um novo produto com uma curta permanência nas prateleiras, mas qual o preço pela vida de uma baleia em perigo que poderia ter vivido até os 90 anos?”
De acordo com informações do jornal inglês The Guardian, Dagbjartur Ariliusson, dono da cervejaria, confirmou estar produzindo a bebida, que seria vendida apenas localmente para o festival, entre os dias 24 e 22 de fevereiro.
Fonte: Veja

Entregador de pizza é preso ao ser flagrado abusando de um cachorro nos EUA


Joshua Lee Werbicki, 22, preso por abusar sexualmente de um cachorro
Joshua Lee Werbicki, 22, preso por abusar sexualmente de um cachorro
(Da Redação)
Entregador do restaurante Papa John, na Flórida, foi preso e acusado depois de ter sido filmado com câmera escondida abusando sexualmente do cachorro tutelado por sua família, segundo matéria do jornal Daily Mail.
Joshua Lee Werbicki , 22, foi preso no restaurante onde trabalha e acusado de crime de crueldade contra os animais e ato sexual criminoso com um animal, quando o vídeo foi entregue à polícia.
Colega de quarto de Werbicki preparou a câmera após o cachorro, uma mistura de pastor alemão, começou a mancar e tornou-se assustado quando perto de pessoas. O sargento Michael Healy do Brevard County Animal Services, disse ao site de notícias Florida Today que a lei da Flórida permite uma ordem judicial proibindo Werbicki de ter futuro contato não supervisionado com outros animais. A fiança de Werbicki é de US$ 2500.
Em agosto, um agressor sexual da Flórida foi preso por ter relações sexuais com um cachorro uma semana depois de ter sido preso sob a acusação de zoofilia envolvendo outro cão. James Lyons, 52, foi levado sob custódia depois da afirmação da polícia de que ele abusou sexualmente do cachorro tutelado por seu vizinho.
O vizinho disse que percebeu que o filhote de 7 meses de idade, Bailey, estava desaparecido. Mais tarde, ele viu Lyons carregando o animal de seu trailer. O criminoso alegou que ele encontrou Bailey perdido e o estava devolvendo a sua casa, mas o tutor ficou desconfiado quando percebeu que Bailey estava agindo de forma estranha.
O animal foi levado a um veterinário, que determinou que provavelmente tinha sido submetido a abusos e zoofilia.
Nota da RedaçãoEnquanto nos EUA estupradores de animais são fichados como criminosos sexuais e proibidos de futuras interações, como no caso da Flórida, no Brasil a justiça falha com suas vítimas ao não punir devidamente os culpados, se mostrando omissa em relação a essa cruel prática.
    fonte: 

Falta de oxigenação da água pode ser a causa de mortandade de peixes no Rio Arcos


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Na manhã da última quarta-feira (08), o vigilante Paulo Frederico Teixeira informou que vários peixes haviam sido encontrados mortos no Rio Arcos. A equipe deslocou-se até o local e ao andar por parte das margens do rio, constatou a informação.
Segundo Paulo Frederico, a maioria é da espécie Grumatã, e em alguns locais também é possível avistar Traíras. Havia informações de que as comportas da represa situada no Parque Aquático Municipal estariam fechadas e por isso os peixes estariam morrendo, mas ficou constatado que as comportas estavam abertas.
Em conversa com um funcionário, ele informou que na manhã de quinta-feira foi dada a ordem para abrir as comportas, a pedido da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Possíveis causas da mortandade
Segundo a bióloga e analista ambiental do Núcleo Regional de Regularização Ambiental da Arcos, Rafaela Guimarães Silva, não é possível prever a causa da morte dos peixes sem antes realizar um estudo do caso. “É muito difícil afirmar com certeza o que seria a causa da mortalidade de peixes em um córrego ou rio, sem antes fazer uma análise, um estudo, um levantamento com amostras, que seriam os peixes mortos, amostra da água, análise das cabeceiras das nascentes e até um pouco abaixo do rio para verificar se o comportamento dos mesmos peixes está diferente daqueles que foram encontrados mortos”, detalha.
Rafaela Silva pontua algumas das causas gerais de morte de peixes. “Muitas são as causas, a exemplo de produtos químicos jogados em cursos d’água, assim como esgoto que não é tratado, diminuição do fluxo de água”. Ela aponta que uma possível causa para a morte dos peixes no rio Arcos pode ser o represamento da água no Parque Aquático. “Uma das possíveis causas da mortalidade de peixes poderia ser o represamento das águas que vêm da nascente que alimenta o rio de Arcos. Consequentemente o fluxo de água diminui, com isso acontece a falta de oxigenação. Então, já que não há oxigênio suficiente para uma população de peixes que está em reprodução, apesar de verificar que houve maior morte de adultos, pelas fotos apresentadas, a gente verifica que a diminuição da vazão de água do córrego poderia ser uma possível causa, desde que fosse verificado que esses peixes sempre estiveram ali. [...] Possivelmente, esse represamento e a não abertura das comportas da represa poderia estar interferindo na população de peixes”, ressalta.
Mas Rafaela também destaca que pode ter havido erro migratório da espécie, caso ela seja nativa do córrego. “[...] Se houve algum erro na migração ou se eles se perderam, poderíamos falar que o desvio da rota migratória deles poderia causar também a mortalidade, mas sem um estudo não é possível afirmar”, explica.
Fonte: CCO.

    Mais da metade dos grandes carnívoros pode desaparecer


    O puma foi declarado extinto no leste dos EUA
    O puma foi declarado extinto no leste dos EUA
    (Da Redação)
    Segundo notícia da BBC News, a população de três quartos dos grandes carnívoros do mundo – incluindo leões, lobos e ursos – está em declínio.
    A maior parte destes animais vive distribuída em menos da metade da área ocupada antigamente, de acordo com dados publicados na revista Science. A perda do habitat, das presas e a perseguição por seres humanos causaram a diminuição do número destes predadores.
    Pesquisadores dizem que a perda destas espécies pode ser extremamente prejudicial para os ecossistemas do mundo todo. Os autores afirmam que, no mundo desenvolvido, a maioria já sucumbiu à extinção.
    Quando estudaram 31 grandes carnívoros, descobriram que estes animais estavam sob crescente pressão na Amazônia, Sudeste Asiático e África. ”Globalmente, estamos perdendo os grandes carnívoros”, disse o principal autor, Prof.William Ripple da Universidade Estadual de Oregon. “Estão em colapso. Muitos estão em risco de extinção, seja localmente ou globalmente.
    carnívoros 1
    Os cientistas dizem que grande parte do problema vem de uma velha noção de que os predadores são prejudiciais e uma ameaça para outros animais selvagens.”Tolerância humana com estas espécies é uma questão importante para a conservação”, disse o Prof Ripple.
    Os autores argumentam que é necessário que haja uma iniciativa internacional para a conservação destes grandes carnívoros em uma co-existência pacífica com os humanos para salvar estas espécies no futuro.
     fonte:anda.jor

      sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

      ZOO HUMANO




      CRIANÇA AFRICANA EM ZOO HUMANO, NA BÉLGICA, EM 1958.

      Não se sabe exatamente a nacionalidade da criança, mas é certo que seja uma criança africana. O Zoológico humano funcionava na cidade de Bruxelas. Aqui vemos uma mulher oferecer comida como faria com qualquer outro animal de um zoo comum.

      Fotógrafo desconhecido.



      Mais sobre Zoos Humanos:
      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111201_galeria_shows_etnicos_df.shtml

      Operação contra crime ambiental no Ceará resgata animais e detém três

      Animais foram encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama após apreensão (Foto: Sociedade Protetora de Animais/Divulgação)Animais foram encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama após apreensão (Foto: Sociedade Protetora de Animais/Divulgação)
      Uma operação da Sociedade Protetora dos Animais e Polícia Ambiental do Ceará resgatou 43 animais silvestres da fauna brasileira mantidos em cativeiro ilegal nesta quinta-feira (9) em Fortaleza. Três homens foram presos e prestaram depoimento no 23º Distrito Policial e foram liberados após assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).
      Os suspeitos vão responder por crime ambiental; se condenados podem pegar pena de três a 12 de prisão além de multa, que pode chegar a R$ 100 mil mais R$ 1.000 por animal mantido em cativeiro de forma ilegal.
      Segundo o presidente da Sociedade Protetora de Animais (SPA), Márcio Sousa, a denúncia foi feita por vizinhos dos suspeitos. Os animais foram encontrados em três residências na Rodovia Raimundo Pessoa.
      “Os animais estavam expostos nas residências sem condições adequadas. Foram resgatados galo campina, corrupião, sabiás, graúnas e vários outros pássaros da fauna brasileira”, explica Márcio Sousa.
      Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama. Segundo o órgão, os animais terão um tempo de quarentena no local e em seguida devem ser devolvido ao habitat, caso tenham condições adequadas para sobreviver em meio silvestre.
      fonte:g1.globo

      Ceará não possui de Código de Proteção aos Animais


      ( Foto: Ellen Freitas)
      ( Foto: Ellen Freitas)
      Pernambuco sancionou o primeiro Código de Proteção aos Animais do Nordeste. A lei 15.226 foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do estado. Entretanto, no Ceará, ainda não existe um projeto de lei desta natureza. “É alarmante o número de denúncias que recebemos. Hoje tivemos uma de 54 animais silvestres em Caucaia”, conta Márcio Sousa, presidente da Sociedade Protetora Ambiental no Ceará.
      O código de Pernambuco proíbe a agressão física e psicológica, o uso de tração animal em vias urbanas nas grandes cidades, a venda de espécies em ambiente público, a manutenção de animais em locais inapropriados e utilizar os animais para realizar trabalhos exorbitantes ou que ultrapassem sua força. Também está proibida a venda ambulante de animais para crianças e adolescentes desacompanhados por responsável legal, enclausurar animais com outros que os molestem ou aterrorizem, induzir sua morte com venenos ou outros métodos não preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As multas variam entre R$ 500 e R$ 10 mil.
      O código, criado a partir de um projeto de lei da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), ainda precisa ser regulamentado. Apenas São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná possuem leis similares. No Ceará, os animais são protegidos pela União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) e por organizações não governamentais.

      ONG lança documentário mostrando os bastidores da indústria da carne

      "DA QUINTA AO FRIGORÍFICO"

       (Da quinta ao frigorífico em português) é o título de um documentário perturbador divulgado pela ONG americana Mercy For Animals.

      O vídeo de 12 minutos revela o que acontece nos bastidores de indústrias que exploram frangos, porcos, vacas, peixes, além de matadouros, trazendo à luz realidades que o público desconhece.
      Segundo a organização ativista revela no seu site, as imagens foram obtidas com câmaras escondidas e mostram o sofrimento dos animais.
      “O objetivo do vídeo é desafiar a visão que a sociedade tem desses animais e elevar a discussão sobre a ética da origem da nossa comida, além de mostrar quem realmente paga o preço destes produtos”, explica a ONG.
      fonte:anda.jor
      Fonte: Lux

      Ativistas protestam contra exploração e morte de animais pela Fiocruz

      BAHIA


      A Federação Baiana de Entidades Ambientalistas e Defensoras dos Animais (Febadan), Ongs, Protetores e Ativistas Ambientais fazem dia 11 de janeiro de 2014, sábado, às 9h00, concentração em frente à Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) situada na Rua Waldemar Falcão, 121 – Candeal (Brotas) – Salvador-BA, fundo do Hospital Geral do Estado (HGE), entre o LACEN e a Clínica Citivet.
      O objetivo deste evento é solicitar à Fiocruz que pare com os testes realizados em cães, que são infectados pela Leishmaniose e depois mortos, indo contra o que preconiza a maioria dos veterinários, após suspensão da portaria interministerial que vedava o tratamento.
      A Portaria Interministerial nº 1.426/2008, de 11 de julho de 2008, publicada no Diário Oficial da União – Seção 1, do dia 14 de julho de 2008, dos ministros de Estado da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que proibia o tratamento da leishmaniose visceral canina com produtos de uso humano ou não registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
      Em recurso de Apelação, denominado Suspensão Liminar nº 677, a União tentou reverter a Decisão junto ao Supremo Tribunal Federal. Contudo, o Presidente, ministro Joaquim Barbosa, indeferiu o pedido e manteve a suspensão da Portaria Interministerial acima citada, por Decisão datada de 9 de outubro de 2013, publicada no DJe nº 202 do dia 10 de outubro de 2013.
      Em 22 de agosto de 2012 a Associação Célula Mãe, integrante da Federação Febadan, encaminhou pedido de esclarecimentos ao Ministério Público da Bahia – Primeira Promotoria do Meio Ambiente – devido à constatação de que a Fundação Oswaldo Cruz – Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz – vinha mantendo cães em suas instalações com suposto fim de pesquisa, solicitando que a Organização prestasse os devidos esclarecimentos à Sociedade Civil sobre quais os grupos de pesquisa que mantinham cães no canil da instituição, origem dos animais, se foram doados animais adultos, entre outras questões. Obteve resposta da Fundação, entretanto, não foram respondidos a contento todos os esclarecimentos questionados, segundo a ONG.
      A Febadan ofereceu Representação no último mês de dezembro de 2013 ao Ministério Público da Bahia, com base nos artigos 225, VII CFRB/1988 e no artigo 32 da Lei 9605/1998 – Lei de Crimes Ambientais, em virtude de ter recebido uma denúncia anônima na qual fora informado que cães destinados à pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz são infectados com o microorganismo da Leishmaniose e depois são mortos sem serem tratados há muitos anos sem que haja um resultado prático da citada pesquisa.
      Este fato, se verídico, se enquadra no tipo do artigo 32 da Lei 9605/98, se constituindo em crime de maus-tratos e, caso não estejam, sejam adotadas todas as medidas necessárias, ainda coloca a saúde da comunidade do entorno em risco. A Federação Febadan, ONGs e Ativistas pedem à Fiocruz neste manifesto a promoção de uma campanha de Adoção para os animais, com os custos (divulgação, vacinação, vermifugação, transporte, alimentação durante os dois primeiros meses de adaptação) mantidos pelo Centro de Pesquisa, caso os animais estejam comprovadamente (com laudo de dois ou mais veterinários) em boas condições de saúde.
      O Grupo solicita também a reparação de dano ambiental com a devida Assinatura de TAC, elaborado pelo MP/BA, onde a Fundação Fiocruz se comprometa a não mais promover este tipo de pesquisa, sem justificativa plausível. O Centro de Pesquisa será obrigado a tratá-los e a mantê-los até a recuperação e direcionamento para adoção, tudo sob monitoramento e supervisão de veterinário designado pelo MP, Febadan,ONGs e Ativistas.

      Porque 100 mil morcegos mortos caíram do céu na Austrália


      Morcegos
      Algo incomum choveu sobre moradores de Queensland, na Austrália, no fim de semana.
      Em um incidente bizarro, milhares de morcegos supostamente caíram do céu. As mortes em massa podem parecer desconcertantes, mas tudo indica que a culpa é da onda de calor australiana.
      A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals confirmou que cerca de 100 mil morcegos morreram recentemente como resultado provável de calor extremo na região, de acordo com a Australian Broadcasting Corporation.
      “A onda de calor foi basicamente uma catástrofe para todas as colônias de morcegos no sudeste de Queensland”, porta-voz da RSPCA Michael Beatty disse à ABC . “Obviamente vai ter um impacto muito perturbador nessas colônias e elas são vitais para o nosso ecossistema . ”
      Enquanto muitos na América do Norte sofrem com um “vórtice polar”, residentes australianos estão enfrentando temperaturas próximas de 43 °C ou mais.
      “É uma maneira horrível, cruel para morrer, ” disse o presidente da Conservation & Rescue Bat Queensland, Louise Saunders ao The Courier Mail. “Qualquer coisa maior de 42 °C e eles simplesmente caem.”
      Moradores de cidades do estado australiano encontraram ao acordar no fim de semana dezenas de morcegos mortos espalhados em seus quintais. Morador Dayboro Murray Paas postou imagens no YouTube mostrando um número estimado de mil morcegos mortos em sua propriedade.
      As autoridades de saúde de Queensland têm aconselhado as pessoas a não tocarem nos morcegos e entrarem em contato com serviços de vida selvagem locais para removerem as carcaças das propriedades.
      “Se você encontrar um morcego é muito importante não tocá-lo devido ao risco de infecção com lyssavirus do morcego australiano”, disse o oficial de saúde Dr. Jeannette Young. “Alguns morcegos podem parecer mortos, mas não estarem e quando as pessoas tentarem removê-los podem ser mordidas ou arranhadas.”
      No entanto, alguns se queixaram de que as câmaras municipais locais não têm os recursos para remover os morcegos mortos com rapidez suficiente. Embora os serviços de vida selvagem e coletores de lixo terem recolhido milhares de carcaças, ainda há muitas remanescentes.

      Parceria da Secretaria do Meio Ambiente auxilia busca de animais perdidos



      procura-se cachorro
      (Foto: Reprodução Internet)
      Preocupada com o número de animais domésticos perdidos e abandonados, a Secretaria do Meio Ambiente firmou uma parceria com o site “Procura-se Cachorro” e abriu um espaço exclusivo em seu portal para divulgar informações, dicas e curiosidades, além de ajudar na busca pelos animais perdidos.
      No site, cada animal cadastrado possui um perfil, no qual consta nome, raça, cor e o endereço onde foi perdido ou encontrado. Essas informações são cruzadas e disponibilizadas num mapa do Google, facilitando, assim, a busca.
      Desde 2012, 50 cachorros já foram localizados e cerca de 100 casos foram resolvidos contando com a ajuda da divulgação no site e nas redes sociais, além dos cartazes distribuídos. No próprio site você pode montar o seu e mandar direto para impressão.
      De: anda.jor

      Ator de filme de Kubrick posa com leoa morta após caça na África do Sul


      leao
      Ator americano R. Lee Ermey posa com leoa morta e arma na mão (Foto: Reprodução/YouTube/HuntinWithTheJudge)
      A divulgação de uma foto do ator americano R. Lee Ermey – um dos astros do filme “Nascido para matar”, dirigido em 1987 por Stanley Kubrick – com uma leoa supostamente caçada por ele em um safári na África do Sul causou a ira de ativistas.
      A imagem faz parte de um comercial para internet da empresa Frikkie du Toit Safaris, que promove caçadas na savana sul-africana e está instalada na província Noroeste do país.
      Na página da empresa, é possível encontrar diversos serviços destinados a pessoas interessadas em atirar em espécies nativas, principalmente nos “big five” (cinco grandes, em inglês), animais tradicionalmente considerados os mais difíceis de caçar. São eles: leão, leopardo, búfalo africano, elefante e rinoceronte.
      R. Lee Ermey interpretou o sargento Hartman no filme "Nascido para matar", dirigido em 1987 pelo diretor Stanley Kubrick (Foto: Divulgação/Warner Bros)
      R. Lee Ermey interpretou o sargento Hartman
      no filme ”Nascido para matar”, dirigido em
      1987 por Stanley Kubrick (Foto:
      Divulgação/Warner Bros)
      A foto de Ermey, que interpretou o sargento Hartman no filme de Kubrick, está também em uma galeria de imagens de celebridades que participaram da atividade organizada.
      De acordo com o proprietário do safári, em entrevista ao jornal britânico “The Independent”, o ator foi ao local há cerca de dois anos.
      Para ativistas ouvidos pela publicação, as imagens são “repugnantes”. Pieter Kat, da organização Lion Aid, afirmou que há leis na África do Sul que permitem a caça de leões em reservas. Contudo, na opinião dele, a atividade “não é para caçar, mas sim para assassinar” os animais.
      No site do safári, também é possível encontrar os preços de pacotes, como o que inclui sete dias de caça, com direito a matar uma leoa e duas diferentes espécies de antílopes, ao custo de R$ 23 mil.
      Para dez dias de atividade no safári, com direito a atirar em 12 animais de seis espécies diferentes – incluindo uma cabra-de-leque (também chamada de “springbok”, em africâner), animal símbolo da África do Sul –, o custo é de aproximadamente R$ 24 mil.
      Fonte: G1
      Nota da redação: inaceitável que figuras públicas façam apologia a crueldades como a caça. O ator, que parece ter incorporado a agressividade de seu personagem, age em sentido contrário ao de muitos artistas, que buscam usar sua influência para promover a cultura da paz e opõe-se à violência contra os animais. Também inaceitável que, aqui mesmo no Brasil, a caça ainda seja permitida e até autorizada pelo IBAMA, que deveria atuar protegendo os animais.
      fonte:anda.jor

      Estudo mostra que tubarões podem viver até 70 anos


      Os grandes tubarões brancos podem viver até os 70 anos, mais de três vezes o que se pensava anteriormente, segundo uma nova análise feita nas medulas do predador marinho, divulgada nesta quarta-feira (08).
      O fotógrafo irlandês David Jenkins, 41 anos, registrou uma foca se equilibrando sobre o focinho de um tubarão branco nas proximidades da costa da Cidade do Cabo, na África do Sul. O animal ficou a centímetros de ser engolido pelo predador, mas consegui escapar (Foto: The Grosby Group)
      O fotógrafo irlandês David Jenkins, 41 anos, registrou uma foca se equilibrando sobre o focinho de um tubarão branco nas proximidades da costa da Cidade do Cabo, na África do Sul. O animal ficou a centímetros de ser engolido pelo predador, mas consegui escapar
      (Foto: The Grosby Group)
      Usando tecnologia de datação por radiocarbono, os cientistas analisaram as vértebras de quatro machos e quatro fêmeas de tubarões brancos adultos do noroeste do Oceano Atlântico.
      O maior macho tinha 73 anos de idade e a maior fêmea, 40, ressaltou o relatório realizado por cientistas da Instituição Oceanográfica Woods Hole (WHOI) em Cape Cod, Massachusetts.
      “Nossos resultados estendem dramaticamente a idade máxima e a longevidade dos tubarões brancos, em comparação com estudos anteriores”, informou Li Ling Hamady, principal autor do estudo, publicado no periódico PLOS ONE.
      Pesquisas anteriores feitas com base em bandas de crescimento – similares aos anéis nas árvores que representam a idade e o crescimento – nos ossos dos tubarões presumiam que cada banda seria igual a um ano de vida.
      Segundo estas medições, os tubarões brancos mais velhos já encontrados foram um exemplar de 22 anos, achado no sudoeste do Oceano Pacífico, e outro de 23 anos, encontrado no oeste do Oceano Índico.
      No entanto, neste novo estudo, os cientistas buscaram resíduos relacionados aos testes nucleares realizados pelos Estados Unidos e a União Soviética durante os anos 1950 e 1960 nos ossos dos animais para poder determinar sua idade. Os ossos analisados eram de tubarões capturados no noroeste do Atlântico entre 1967 e 2010.
      Os tubarões brancos são considerados uma espécie ameaçada de extinção no mundo. Conhecer melhor seu desenvolvimento e sua longevidade pode ajudar a melhorar sua conservação, destacaram os cientistas.
      Fonte: Terra

      SeaWorld distorce enquete sobre filme Blackfish para favorecer exploração

      FRAUDE


      Tilikum-in-captivity-400x225
      Tilikum esteve envolvida com a morte de três pessoas
      (Da Redação)
      Na semana passada, o Orlando Business Journal realizou uma enquete online perguntando aos leitores se suas percepções sobre o SeaWorld haviam mudado após assistirem ao documentário Blackfish, que estreou no ano passado.
      Blackfish retrata o tratamento de baleias orca em cativeiro no SeaWorld. O filme é centrado em Tilikum, a baleia que esteve envolvida com várias mortes ao ser confinada no parque. O documentário tem recebido muita atenção e muitas pessoas começaram a questionar a ética do Seaworld e de outros parques marinhos.
      Quando a votação parecia favorecer SeaWorld por 99 %, um membro do Orlando Business Journal investigou e descobriu que 54% das respostas à pesquisa vinham de um endereço IP do próprio parque, efetivamente distorcendo os resultados em favor da empresa. As informações são da Global Animal.
      Nick Gollattscheck lançou a seguinte declaração em nome do SeaWorld:
      “Os membros da nossa equipe são muito envolvidos com o parque e a empresa nos incentiva a fazer nossas opiniões conhecidas. Se uma pesquisa é publicada sobre SeaWorld, temos tanto direito como qualquer outra pessoa para votar e expressar nossa opinião. Não entendemos porque isso está sendo questionado aqui.
      Neste caso, cada um dos votos que vieram de um domínio SeaWorld foram lançados por membros da equipe que são apaixonados pelo trabalho incrível que fazemos e as experiências que nossos parques oferecem”.
      Após a notícia sobre a distorção na pesquisa ser publicada, os resultados mudaram rapidamente e o número de pessoas que disseram que agora têm uma imagem negativa do SeaWorld aumentou dramaticamente.
      Kevin-Smith-on-Blackfish-and-SeaWorld-450x313
      Kevin Smith protesta contra o SeaWorld
      Enquanto o grande volume de visitantes do SeaWorld durante as férias indica que o negócio está crescendo, pode haver repercussões a longo prazo.
      O parque continua a ser o centro das atenções cada vez que uma celebridade fala em apoio à Blackfish e contra cativeiro desumano de animais marinhos. Celebridades como Miley Cyrus, Emma Roberts e Kevin Smith twitaram seu apoio ao filme.
      Recentemente, vários artistas cancelaram seus shows no SeaWorld, incluindo a banda Barenaked Ladies, Martina McBride, e Trisha Yearwood, e manifestantes fizeram campanha contra o parque no Rose Parade deste ano.
      fonte:anda.jor.br

      Animais que sofriam maus-tratos são retirados de pet shop no interior de SP

      José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo
      SOROCABA - Pelo menos vinte animais, entre eles sete cães de raça e três gatos, foram apreendidos por suspeita de maus-tratos, nesta sexta-feira, 10, em um pet shop de Sorocaba, no interior de São Paulo. O estabelecimento, instalado na área de lojas do hipermercado Extra, no bairro Santa Rosália, sofria uma ação de despejo por falta de pagamento. A Polícia Ambiental foi até o local depois de receber denúncia de uma pessoa que relatou que os recintos estavam sujos e os bichos aparentavam passar fome. A loja estava fechada havia uma semana.
      Animais ficaram em loja fechada por uma semana - Fernando Rezende/Futura Press
      Fernando Rezende/Futura Press
      Animais ficaram em loja fechada por uma semana
      Além dos cães e gatos, foram apreendidos coelhos, filhotes de hamster e periquitos australianos. Um oficial de justiça também compareceu ao local com um mandado de despejo. Como nenhum responsável pelo estabelecimento foi encontrado, a porta foi aberta por um chaveiro. A comissão de defesa dos direitos dos animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou a retirada dos animais. Um veterinário que atende a comissão atestou que os bichos estavam sem água e comida, e que faltava ventilação no recinto, sujeitando os animais a estresse térmico.
      Os animais foram levados a uma clínica, onde devem passar por exames. A OAB e organizações de defesa dos animais vão pedir à justiça a nomeação de um depositário que tenha condições de cuidar dos animais. O dono do pet shop não foi localizado. Familiares informaram que ele tomará providências judiciais, mas não falará sobre o caso.
      fonte: http://www.estadao.com.br

      terça-feira, 7 de janeiro de 2014

      Pesquisador: poderemos conversar com animais em até 10 anos


      Um fotógrafo flagrou um casal de cães-da-pradaria que parecem se preparar para dançar, no zoológico de Praga Foto: The Grosby Group
      Um fotógrafo flagrou um casal de cães-da-pradaria que parecem se preparar para dançar, no zoológico de Praga
      Foto: The Grosby Group
      Um médico que conversa com animais. Essa é a premissa da série de livros infantis Doctor Dolittle, de Hugh Lofting, que originou mais tarde os filmes estrelados por Eddie Murphy. História para criança? Con Slobodchikoff, professor emérito de biologia da Universidade de Arizona do Norte, nos Estados Unidos, acha que não. Para ele, o ser humano poderá se comunicar com animais domésticos em até 10 anos.
      Fotógrafo amador registrou momento em que uma zebra se salvou do ataque de um leão ao dar um coice no predador.Foto: Thomas Whetten/Caters / BBC Brasil
      Fotógrafo flagra momento em que zebra escapa de ataque de leão
      Foto: Thomas Whetten/Caters / BBC Brasil
      Essa previsão parte de sua pesquisa de três décadas sobre a comunicação entre animais. Hoje Slobodchikoff já testa um programa de computador para, com técnicas de inteligência artificial e muitos anos de dados coletados, comunicar-se com cães-da-pradaria-de-cauda-curta (Cynomys gunnisoni), roedores da família dos esquilos que habitam principalmente os Estados americanos de Arizona, Novo México e Colorado.
      Com a aplicação dessa tecnologia para outros animais, o pesquisador acredita que, em cinco a 10 anos, os seres humanos poderão se comunicar, em um nível básico, através de dispositivos do tamanho de um celular, com seus cachorros e gatos. “Eu acredito que tais conversas nos ajudarão a resolver muitos problemas comportamentais que as pessoas têm com seus animais de estimação”, afirma Slobodchikoff, em entrevista ao Terra. “A maioria dos problemas de comportamento aparecem porque as pessoas não conseguem comunicar suas necessidades aos seus animais, e seus animais não conseguem comunicar suas necessidades a suas pessoas”.
      Não se sabe ainda o que esse tipo de diálogo pode revelar. Talvez o gato esteja sentindo medo ou o cão precise sair para resolver urgências fisiológicas, por exemplo. “Quanto mais descobrimos sobre os animais, maior complexidade encontramos”, diz o pesquisador. “As pessoas achavam que cachorros estavam latindo apenas porque estavam com vontade de latir ou estavam apenas expressando uma emoção. Nós estamos agora começando a descobrir que cachorros têm coisas específicas a dizer em seus latidos. Quanto mais nós descobrimos, e mais a tecnologia para compreender a comunicação animal se desenvolve, estou disposto a dizer que vamos encontrar muitos animais com linguagens complexas nas quais eles comunicam informações específicas”.
      Linguagem sofisticada
      A ideia do professor de que os animais podem se comunicar de forma mais eficaz do que imaginávamos surgiu com o estudo de cães-da-pradaria-de-cauda-curta, nos EUA. Após centenas de experimentos, o professor e seus alunos descobriram o que ele considera a “mais sofisticada linguagem animal já decodificada”.
      A descoberta sucedeu após análise dos chamados de alerta efetuados em uma colônia desses roedores diante da visão de um possível predador. Os alertas, agudos, semelhantes a pios de pássaros, variavam conforme o elemento avistado. Cada um deles era gravado, e as reações provocadas entre os roedores eram assinaladas. Mais tarde, a equipe de pesquisadores reproduzia os sons com o intuito de “compreender” os chamados. 
      Com essas e outras experiências, Slobodchikoff identificou a utilização de diferentes fonemas, como se fossem palavras, e combinações de sons específicos, como se fossem frases. Segundo o pesquisador, o vocabulário dos “prairie dogs” (em inglês) lhes permite comunicar informações bem específicas, como a diferenciação de cores, formatos e tamanhos. 
      Em seu livro mais recente, “Chasing Dr. Dolittle”, de 2012, sem tradução para o português, Slobodchikoff apresenta feitos impressionantes desses roedores. Eles puderam descrever, uns para os outros, uma pessoa alta vestindo camiseta amarela e uma pessoa baixa usando camiseta azul. A velocidade, a quantidade e as formas de cachorros se aproximando também eram anunciadas.
      Nem todos os animais, entretanto, possuem uma comunicação tão eficiente. “Todos os animais se comunicam uns com os outros, como o fazem as células do nosso corpo. Mas nem todos têm necessariamente uma linguagem”, conclui. 
      fonte:noticias.terra